[Mês de aniversário] - Bibliotecas ao ar livre



Em uma época onde a tecnologia está constantemente presente na vida das pessoas, há quem acredite que os livros podem estar perdendo espaço no mercado. Mas a verdade é que, ainda nos dias de hoje, os livros são uma fonte de atração para muitas pessoas em vários países pelo mundo.
Tanto é verdade que alguns países estão investindo nas bibliotecas ao ar livre, ou Bibliotecas Outdoor. Sem atendentes, este tipo de atração pública conta apenas com estantes e mais estantes repletas de livros, disponíveis para quem estiver a fim de  ter alguns momentos de relaxamento e diversão em meio à natureza. É só parar e desfrutar do sentimento que só um bom livro pode proporcionar.
As bibliotecas ao ar livre são ótimas oportunidades de lazer e cultura, pois incentivam a comunidade à leitura, além de permitir que os cidadãos realizem trocas de livros, depositando ali exemplares que não lhes servem mais e permitindo que outras pessoas desfrutem dessas obras, anteriormente abandonadas em uma prateleira qualquer de uma residência.

Onde encontrá-las? A melhor resposta para esta pergunta é: depende de onde você estiver. A criatividade para a criação destas bibliotecas pode nos surpreender. Praças, parques, terrenos vazios ou praias, basta saber aonde procurar. Se o seu destino for a cidade de Gante, na Bélgica, por exemplo, siga a estrada de tijolos amarelos. Ops. A plantação de vinhas... É isso mesmo. Elas te levarão  ao grande espaço aberto onde as estantes verdes da Biblioteca Bookyard criada por Massimo Bartolini seguem alinhadas às vinhas, valorizando o terreno e o espaço público, além da possibilidade de se realizar compra, venda e troca de exemplares antigos.

Em Sidney, Austrália, a biblioteca ao ar livre está longe dos campos. Pois a Beach Library, como o próprio nome já diz, é uma biblioteca praiana. Localizada na praia de Coogee, a Beach Library possui um acervo de aproximadamente 1000 livros de vários gêneros nacionais e internacionais. Os cidadãos podem retirar livros por mais de um dia, e a única exigência em troca é a devolução do exemplar em bom estado após o término da leitura. 




Mas não é só a Beach Library que faz sucesso em Sidney: na praia Bondi Beach, mais exemplares de livros são disponibilizados aos cidadãos, com o mesmo procedimento para empréstimo e devolução.



Outra biblioteca ao ar livre que é ponto obrigatório de visitação para os amantes da literatura é a Bart's Books, na Califórnia. Extremamente charmosa, esta biblioteca pública de 1964 é uma ótima opção de lazer. As diversas estantes rodeiam uma pracinha central cheia de mesas para quem quer tomar um suco e relaxar. A Bart's Books possui apenas uma placa na entrada informando os valores e instruindo aqueles que quiserem comprar livros depois do horário de funcionamento do local, pois algumas estantes voltadas para a rua estão sempre à disposição dos cidadãos.


Nova York também possui sua própria biblioteca ao ar livre na Ilha do Governador. A biblioteca portátil surgiu da parceria entre três grandes bibliotecas municipais nova-iorquinas, ficando disponível ao público nos finais de semana durante o verão. Por ser uma biblioteca mais recente, não possui muitos exemplares, mas sua variedade é grande para atender a todas as idades e interesses. Os cidadãos são livres para levar os livros para qualquer parte da cidade, desde que sejam devolvidos até um determinado horário. Mas apesar disso, se alguém perder o horário para devolução ou simplesmente devolvê-lo dias depois, não sofrerá nenhuma punição. Afinal, para os administradores deste projeto, "se alguém ama tanto um livro a ponto de sentir que precisa tê-lo, deixe que o tenha".

E quem pensa que o Brasil fica de fora deste tipo de entretenimento, está muito enganado! Algumas cidades brasileiras tiveram idéias muito criativas para chamar a atenção da população para o mundo da literatura. Dentre todas as inovações, o projeto Esqueça Um Livro é o que mais faz sucesso entre os brasileiros, onde os participantes devem acidentalmente "esquecer" um livro em algum local público, dando a chance para que outras pessoas o encontrem e possam ler o livro que você deixou para trás, automaticamente entrando na "brincadeira". Este projeto é considerado como muito interessante por quem participa dele, pois é visto como um incentivo não só à leitura, mas também ao desapego. Não fiquem de fora!

2 comentários

  1. Oi Marina, tudo bem?
    Es achei essa ideia incrível. Eu já tinha ouvido falar sobre as bibliotecas ao ar livre, mas nunca tinha pesquisado sobre. Gostei muito das fotos e do post. Fiquei maravilhada com as bibliotecas de Sydney, imaginar que lindo escolher o que quiser ler na praia.
    Sobre o projeto do Brasil, uma vez deixei um livro no shopping, Não sei quem o pegou, mas espero de coração que tenha lido Anna e o beijo francês e tenha se apaixonado.
    Gostei muito do post.
    Beijinhos *--*
    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rachel! Tudo bom e você?
      Nem me fale, eu fiquei encantada quando descobri a existência dessas bibliotecas pelo mundo! Dá vontade de conhecer todas elas! E você percebe que esse tipo de projeto só funciona com a colaboração da população, que vai cuidar e dar valor.
      O projeto brasileiro eu achei muito interessante! Tem até um site para você fazer o cadastro e conseguir a imagem do marcador do "Esqueça um livro" para deixar junto com o exemplar que você largar por aí! rs. Eu penso em participar, mas não sei se aguentaria ficar sem saber quem pegou o meu livro... Acho que ficaria espiando até alguém aparecer... hahaha

      Beijo!
      Volte sempre =)

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)