[Resenha] - O Império Final - Brandon Sanderson

Editora : Leya
Série : Mistborn - Nascidos da Bruma livro I
Gênero : Fantasia 
Lançamento : 2014
Número de Páginas : 608
Tradução : Márcia Blasques
ISBN : 9788580448641


O mundo está mergulhado em escuridão. Caos domina a face da Terra. Contudo há um herói escolhido que pode salvar a todos. Infelizmente ele falhou. Por isso a mil anos, o mundo é um deserto de cinzas e brumas, governado pelo tirano imperador que se autointitula, o Senhor Soberano. Agora a sociedade é dividida em duas classes sociais : os nobres, e os skaa. Essa segunda casta serve aos nobres como escravos. Eles não tem perspectiva alguma de esperança. Contudo existe alguns skaa que nascem com a benção da alomância. Os alomânticos tem a capacidade mágica de queimar no interior dos seus corpos metais diversos, que lhes proporcionam os mais variados poderes. Desde abrandar ou inflamar as emoções humanas, até prever movimentos durante lutas corporais. Mas existe aqueles mais que abençoados : os Nascidos da Bruma. Eles tem a capacidade de queimar alguns metais que os alomânticos normais não conseguem. E esses metais são superpoderosos e raros. Nossos protagonsitas, Kelsier e Vin, são skaa nascidos da bruma. Talvez os únicos nos últimos mil anos. 


Se alguém estiver lendo essas palavras, saiba que o poder é um fardo pesado. Tente não ficar preso em suas correntes. As profecias de Terris preveem que eu terei o poder de salvar o mundo. Elas sugerem, no entanto, que terei poder para destruí-lo também.

Kelsier alimenta um ódio ferrenho do Senhor Soberano e dos nobres. Ele foi escravo nas minas particulares do Senhor Soberano, e lá aconteceu a maior tragédia de sua vida. Entretanto, foi lá também que descobriu ser um nascido da bruma, e decidiu fazer a maior rebelião que o Império Final já presenciou. Aos longo de anos ele juntou um grupo de alomânticos poderosos que desejavam o mesmo que ele. Vin fazia parte de uma gangue de criminosos quando encontrou Kelsier. Não tinha ideia do poder que possuía e nem do era capaz com tal poder.  Kelsier não perde a chance de recrutá-la e treiná-la. O plano da revolução é louco, e os perigos espreitam em cada esquina. Todos os skaa vivem em constante vigilância, mas eles são necessários na revolução. Além disso é preciso causar inúmeros conflitos espalhados pelo Império, para que se mantenham ocupados o exército e as guardas. 


Tramas por trás de tramas, planos além de planos. Sempre havia outro segredo.

Galera não posso contar mais nada, sob o risco de dar spoilers! A um bom tempo não lia um livro tão genial. Os personagens são tão bem construídos, que é fácil se imaginar sendo um amigo de longa data de Kelsier. Um personagem carismático, misterioso e extremamente inteligente. Ele planeja tudo nos mínimos detalhes. As coisas que ele põe em prática são de arrepiar. Ações que beiram a insanidade algumas vezes, mas que se provam de uma esperteza inimaginável! Vin é o tipo de personagem que te conquista aos poucos, mas que quando você vê, está completamente apaixonado! Ela age quando necessário, não com a mesma loucura de Kelsier, mas com a mesma inteligência. Outro personagem que merece destaque é Sazed. Ele tem um tipo de poder diferente dos alomânticos por pertencer a outro povo. Contudo o que chama a atenção nele é sua sabedoria. Sabedoria acumulada através dos anos. Ele conhece muitas religiões e lendas, o que é de grande ajuda na revolução. 

Eu me considero um homem de princípios. Mas que homem não se considera? Até o assassino, eu notei, acha suas ações "morais de certo modo."

Outro ponto que merece destaque são as tramas, segredos e plot twists. O autor não economizou nesse ponto. São tantas reviravoltas, que fiquei pasmo. O sistema de magia criado pelo autor com certeza foi uma das melhores criações do gênero que já li. Algo completamente diferente de tudo que você possa imaginar. Não é a toa que Sanderson vem sendo praticamente idolatrado pelos amantes da fantasia épica. Já possuo os próximos dois livros em mão, e espero algo realmente extraordinário deles. Talvez o único ponto que poderia ser melhorado foi a relação nobres x skaas. Essa parte foi um pouco superficial, mas não tira o brilho dessa obra magnífica. Quem gosta do gênero fantástico, precisa ler esse livro. Se ainda não o fez, você está perdendo tempo. Leia sem medo, suas expectativas serão satisfeitas! E lembre-se, sempre há outro segredo!!!

Nenhum comentário

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)