[Resenha] - A Mais Pura Verdade - Dan Gemeinhart

Autor(a): Dan Gemeinhart

Gênero: Drama
Nº Páginas: 224
ISBN: 9788581636337
Editora: Novo Conceito



Há algumas semanas eu postei aqui as minhas primeiras impressões sobre o lançamento da editora Novo Conceito "A Mais Pura Verdade". Agora, exatamente no dia do lançamento, apresento a vocês a resenha completa do livro.


Mark é um garoto de 12 anos que está doente e decide deixar sua vida pra trás e ir em busca de seu sonho: escalar o Monte Rainier. Com pouco dinheiro, uma máquina fotográfica antiga e seu melhor amigo, o cãozinho Beau, ele decide partir rumo a Seatle sem passagem de volta. 

Em casa, pai, mãe e sua melhor amiga Jess, estão desesperados sem saber onde está o garoto, que sumiu sem deixar rastros, ou melhor, deixando muitos rastros falsos.

Acontece que as coisas nunca saem como planejado, e Mark vai passar por alguns apuros durante o caminho. Ele vai pensar em desistir e vai chegar a conclusão de que aquela aventura jamais poderia ter dado certo. Afinal, um garotinho de 12 anos, sozinho, com pouco dinheiro e ainda mais doente não poderia ir muito longe. 

"Mesmo a muitos quilômetros de distância, um amigo ainda pode segurar sua mão e estar ao seu lado" - Mark sobre Jess, página 27

A Mais Pura Verdade é um livro maravilhoso e de uma inocência incrível. Não há
tramas e grandes problemas e sim um garotinho que com a ajuda de seu cachorro resolve deixar tudo pra trás e morrer realizando seu sonho. Por mais maluco e impossível que seja essa missão, nós torcemos para que ele consiga, por toda a sua história de vida (que vamos sabendo ao longo do livro). 
Você vai torcer por Mark, para que ele consiga completar sua missão, mas também ficará penalizado por sua família que não sabe onde Mark está e pela amiga Jess que como toda melhor amiga sabe exatamente o que Mark está fazendo e acaba vivendo um conflito interno, sem saber como agir.

"Não era justo. Estar tão triste e tão confusa ao mesmo tempo. Muita coisa estava em suas mãos, e muitas eram suas emoções. Ela estava perdida.O que uma amiga deveria fazer? Como ajudar quando ajudar e ferir são a mesma coisa?" - página 85

Diferente dos livros que estamos acostumados a ler, A Mais Pura Verdade nos conta uma estória de superação, de busca dos sonhos e de como o protagonista lida com a realidade da sua vida. Mark passa por momentos de irritação, negação, superação e medo. Ele não quer que as pessoas sintam pena dele porque ele está doente e provavelmente vai morrer, ele apenas quer provar para todos que pode conseguir o que quer sozinho - o que se torna a característica mais marcante do personagem. No entanto, em dado momento ele percebe que por mais que a missão seja dele e do cãozinho, Mark jamais estará sozinho de verdade, porque cada pessoa que faz parte da sua vida estará presente em seu coração.

"O mundo inteiro é uma tempestade, eu acho, e todos nós nos perdemos em algum momento. Vamos atrás de montanhas no meio das nuvens para que tudo pareça valer a pena como se isso tivesse algum significado. E, às vezes, nós as encontramos. E seguimos em frente." - página 204


É um livro que vai fazer você chorar, sorrir, torcer, se emocionar e vivenciar cada momento. É simplesmente impossível não se encantar com Mark, e você com certeza acabará fazendo parte dessa aventura ao seu lado.

" (...) E ouviu como o garoto foi salvo pelo cachorro, e depois como o cachorro foi salvo pelo garoto." - página 215

O livro A Mais Pura Verdade está sendo lançado hoje e você poderá comprá-lo nas maiores livrarias do Brasil e também pelos sites Saraiva, Submarino, Americanas, entre outros.
Ah, e pra quem é de Sorocaba, eu sei que tem exemplares lá na Livraria Atlântica no Pátio Ciane Shopping. 

8 comentários

  1. Oi Carol olha eu aqui! kkk, td bem? Que resenha legal, fiquei curioso em ler esse livro, é muito legal vc ler de vez em quando livros que crianças são protagonistas, ler sobre a inocencia, o entusiasmo, a esperança que acompanha uma criança é revigorante... a algum tempo li O Oceano no fim do caminho, que tem um garoto como protagonista, é foi uma leitura muito gostosa, é impossivel ñ torcer por uma criança e seu sonho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem Gustavo e ai? Eu gosto muito da inocência das crianças, como em O pequeno príncipe, é a coisa mais linda do mundo. Tenho vontade de ler O oceano no fim do caminho mas não tive oportunidade, espero ter em breve. Obrigada pela visita mais uma vez.

      Excluir
  2. Esse livro é maravilhoso, achei ele mais encantador que o livro ACD, a inocência que ele trás é enorme fora os ensinamentos, quando recebi para falar sobre as minhas primeiras impressões eu tinha amado o começo da história, ai depois de um tempinho chegou o livro completo devorei ele em menos de 2 horas, pois é muito bom e ele tem uma leitura muito fácil também, só tenho maravilhas a dizer sobre esse livro.

    http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com tudo que disse. O que mais encanta é a inocência. É um livro que todos deveriam parar um minuto da vida para ler. :)

      Excluir
  3. Oii.

    Já li inúmeros comentários sobre esse livro e todos muito positivos. Parece mesmo ser uma leitura incrível, estou ansiosa para conhecer mais a história do garotinho e seu dog.

    beijos

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol, li a amostra que mandaram e estou ansiosa para ler o restante, acho que vou amar.

    http://www.eucurtoliteratura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sim! É uma coisa tão pura e inôcente que da vontade de morder o Mark né? ahahaha

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)