[Resenha] - Marina - Carlos Ruiz Zafón

ISBN-13: 9788581050164
ISBN-10: 8581050166
Ano: 2011 / Páginas: 192
Idioma: português 
Editora: Suma de Letras


Marina se passa em 1980, quando Óscar desaparece por uma semana sem deixar rastros. Ele é encontrado na estação de trem completamente atordoado e todas as tentativas de esclarecer onde ele esteve são inúteis. Quinze anos depois, Óscar está de volta a velha Barcelona onde ele viveu uma grande aventura ao lado de Marina, uma menina um pouco mais velha que ele que vive com o pai em um velho casarão que mais parece abandonado. Após viver tantos anos no internato, o garoto passa a considerar seus novos amigos como família, já que a própria família dele não faz muito questão de sua companhia. A vida que Marina e o pai levam é simples. Por trás de seus olhos tristes existe uma moça linda, mãe de Marina, que morreu quando ela tinha apenas 6 meses.

Logo a amizade de Óscar e Marina cresce e eles passam muito tempo juntos. É nesse momento que a ela o leva para conhecer um cemitério abandonado que poucos conhecem a localização. No local, eles avistam uma Dama de Negro, que segundo Marina vai ao cemitério todos os últimos domingos do mês visitar um tumulo misterioso que não tem nome, nem identificação, apenas um figura de uma borboleta negra. Sem se darem conta, eles começam a seguir a Dama, mas parece que ela é mais esperta que eles e consegue despistá-los. Mesmo assim, eles encontram uma estufa cheia de marionetes sinistras que pareciam ter vida própria, e também um álbum de fotografias com imagens de crianças com má formações. Aquelas imagens perturbam Marina e Óscar e os dois prometem nunca mais pensar no assunto.

Mas como uma imã, a estória vai até eles. Depois de Marina e o pai embarcarem em um trem para uma consulta em Madri, Oscar avista a Dama de Negro na estação e ela lhe entrega um cartão, com um endereço e um nome. Óscar nem pensa duas vezes antes de ir até o local e começar a explorar o que aquela história tem para oferecer. Óscar e Marina então entram de cabeça em um passado sombrio que envolve uma atriz deslumbrante, um empresário de sucesso e a policia de toda Barcelona. Só que o passado não está tão morto assim. O que antes era apenas uma investigação infantil se torna num perigo real. Os amigos precisam correr contra o tempo para enterra novamente essa história para que ela nunca mais seja encontrada.

Zafón nos surpreende mais uma vez. A narrativa é sua característica mais forte, o cenário é a linda Barcelona do final dos anos 70 e os personagens nos conquistam a cada página. É incrível o poder que ele tem de nos fazer entrar na sua narrativa como nenhum outro autor consegue. Além do mais, ele sabe criar uma trama perfeita e consegue fechar todos as arestas que ficam abertas. É um verdadeiro escritor de suspense e mistério.

"Na época, eu não sabia que, cedo ou tarde, o oceano do tempo nos devolve as lembranças que enterramos nele. Quinze anos depois, a memória daquele dia voltou pra mim. Vi aquele menino vagando entre as brumas da estação de Francia e o nome de Marina se acendeu de novo como uma ferida aberta." - página 8

O que mais me deixou chocada nesse livro é o enredo, a verdadeira história por trás do mistério. Claro que não vou dar spoiler, porque se vocês puderem ler e se surpreenderem como eu fui, será maravilhoso, mas não posso deixar de citar que é uma coisa incrível, nunca antes pensada por nenhum escritor, até onde eu conheço, e principalmente, desenvolvida de uma forma perfeita que somente Zafón sabe fazer.

Se tenho algum ponto negativo é o pequeno número de páginas. Menos de 200 páginas é muito pouco para Óscar e Marina, mas por outro lado, não faltou nada. O livro termina com aquele sentimento de dever cumprido, não há arrependimentos. Vale muito a pena conferir. Vocês sabem que eu defendo todos os livros dele em todas as resenhas, porque eles são realmente incríveis.

Compre esse livro através da Amazon:


4 comentários

  1. Suspense e mistério, só por isso já me chamou a atenção, e quando o autor consegue te prender, com os detalhes, q fazem as perguntas borbulharem na sua mente, pode ter certeza que será maravilhoso, como sempre o blog éco melhor, bjos meninas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo.. Obrigada pela visita! Esse livro é mais do que um mistério e suspense. É uma coisa inimaginável! ahahahahha

      Excluir
  2. faz me um resumo do final da obra pfv

    ResponderExcluir
  3. Eu peguei na biblioteca só por que tinha o meu nome rsrs Mas me surpreendi demais! Não consegui parar de ler, é um livro muito envolvente.

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)