[Resenha] - O Álbum - Timothy Lewis

ISBN-13: 9788581637365
ISBN-10: 8581637361

Ano: 2015 / Páginas: 240

Idioma: português 
Editora: Novo Conceito




Adam é um homem solitário. Após sua mulher ir embora há quase dois anos,  eles se entregou ao trabalho de vendedor de objetos e deixou de se preocupar com a sua vida pessoal. Enquanto vasculhava uma das casas que deveria estar desocupada, ele encontra um álbum com cartões postais, todos datados de todas as sexta feiras, por 60 anos. 
"Acho que a minha obsessão pelos cartões-postais também tinha tudo a ver com meu momento. A solidão dolorida do meu divórcio ainda estavam ali, a dor brusca do casamento fracassado." - Adam página 8
Intrigado sobre como um casal conseguiu manter o casamento vivo por tanto tempo e com paixão,  Adam começa a investigar detalhes da vida de Gabe e Hulk, além de tentar entender o que houve nesse casamento aparentemente perfeito e qual foi a falha que acorreu no seu próprio. 
Enquanto Adam investiga, nós conhecemos a história de Gabe e Hulk,  contada através da perspectiva deles, como se conheceram, como perceberam que eram almas gêmeas e como fizeram o casamento feliz e sem filhos durar por exatos 60 anos. 
Na sua busca pela fórmula do casamento perfeito, Adam conhece Yevetta, filha de Priscilla que trabalhou para o casal dos cartões postais por 26 anos e conhece toda a história dos Alexanders. Yevetta passa a preencher as lacunas que os postais deixaram fazendo Adam entender um pouco mais sobre o casamento perfeito daquele casal. A partir daí ele começa a entender o que deu errado em seu casamento e a acreditar que pode ter uma segunda chance.

Os capítulos passam sob a perspectiva de 4 personagens: Adam, Gabe, Hulk e Yevetta, e a cada capítulo nós passamos a entender melhor cada um deles e suas atitudes. Além disso, a história é alternada: começa em 1926, passa pelos 60 anos de casamento de Gabe e Hulk, para 2004 quando Hulk conversa com Yevetta e, por fim, para 2006 que é onde se passa o tempo atual da história.
"Nesta última sexta do rimar,

Seu marido nem pode contar
Quantos abraços te daria
Sob mais um céu estrelado.
Mas a vida é curta para amar,
E nos portões do céu vou te esperar,
Pois, sem você, eu jamais seria
E para sempre serei seu amado.
Para sempre, Gabe." - Página 228
O Álbum é um daqueles livros que nos fazem refletir sobre como estamos levando nossos relacionamentos, quais as prioridades da nossa vida e o egoísmo do ser humano. É mais um relato do que exatamente uma história. Sabemos que Gabe e Hulk vão ficar juntos até morrerem, mesmo assim, durante a história deles nos pegamos torcendo pelo casal, como se não soubéssemos que no final tudo dará certo. 
Pela sinopse, eu não acreditava que poderia ser um livro tão profundo. É a segunda vez que esse tipo de livro que engana. A gente acha que por se passar em tempos muito distantes pode parecer artificial, mas não foi o que aconteceu A história de Gabe e Hulk me encantou tanto quanto ao Adam e talvez ela tenha me mudado exatamente como mudou o Adam e possivelmente ela irá mudar você também. 

Eu achei lindo que, no início de cada capítulo, tem um dos postais que Gabe enviou para Hulk. É através deles que a gente sente que eles nutriam um amor muito profundo. 
Na nota do autor ele nos conta que encontrou os postais na casa do seu tio avô quando estava limpando o local, e que quase foi tudo para o lixo. Apenas depois de deixá-los guardado por muitos anos é que ele teve a ideia desta história. Não sei vocês, mas saber que foi baseado em uma história real me emociona mais ainda. Eu gosto de acreditar que existe amor verdadeiro e que almas gêmeas podem se encontrar.

Compre esse livro diretamente pela Amazon:


2 comentários

  1. Oiii Carol, esse tipo de livro, geralmente engana mesmo, concordo que é muito bom saber que é baseado em uma história real, saber que ainda este tipo de amor profundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Gustavo. Tanto que não li 'a garota que você deixou pra trás' por causa disso. Mas estou reconsiderando. Beijos

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)