[Resenha] - Supernova 2 - A Estrela dos Mortos - Renan Carvalho

ISBN-13: 9788581637914
ISBN-10: 8581637914
Ano: 2015 / Páginas: 480
Idioma: português 
Editora: Novas Páginas

Leran e Luana fugiram de Acigam e estão tentando chegar a Mabra para descobrir mais com Quiroon sobre o Farol da Estrela, joia poderosa que indica o paradeiro de uma Estrela em qualquer lugar do mundo. O caminho não foi fácil, depois de serem perseguidos no deserto por caçadores a mando de Nagisa, os irmãos foram parar no 'buraco', lugar onde a energia da terra domina. É lá que Leran descobre mais sobre a Estrela, o líder Kamu explica para ele que Luana é muito poderosa e que ele deve mante-la no caminho do bem, porque é da natureza das Estrelas serem arrogantes e deixar que o poder tome conta delas. Por mais que Leran confie na sua irmã, essa descoberta vai transtorna-lo por todo o livro. 

'Será que o amuleto está me indicando para onde ir? Como no sonho que tive quando minha irmã foi raptada no Mirante. Isso! Só pode ser isso. Nagisa falou que a joia mostraria a Estrela. Essa é a utilidade do farol: levar-me até Luana.' - página 89

Em alternância de capítulos conhecemos Tlavi, a poderosa Estrela da Cura que teve que deixar sua família em Mabra para treinar e se tornar uma paladina para proteger o mundo. Seu poder é imenso e ele determina quem vive e quem morre. Tudo está dentro dos conformes quando, durante uma missão a Estrela descobre indícios de energia das trevas. Acontece que essa energia foi expurgada há muito anos e fica difícil convencer o parlamento de Nuanto sem provas.  
Logo o caminho desses dois guerreiros se cruzam quando Leran e Luana encontram Gueth, filho de Quiroon e irmão de Tlavi. Logo uma grande afinidade surge entre eles e Gueth ajuda Leran e Luana a irem até Nuanto pedir ajuda de Tlavi para treinar Luana. O plano é simples: Luana é treinada como a Estrela que deve ser e os dois retornam a Acigam para livrar a cidade de Nagiza e salvar a todos. Mas os planos não saem nada como planejados, porque Shaz, filho de Shazp a Deusa da Treva, habilidoso em Necromancia, criou um exercito das trevas para comandar todo mundo. Mas as 'Crias', como são chamadas não podem ser mortas como qualquer humano, porque na verdade elas já estão mortas. Para aniquilar essas criaturas é necessário usar  técnica de Expurgo, que consiste em eliminar toda a treva que há naquele corpo. O único jeito de fazer isso é através da luz. 

"Onde está a garota? - ele grita furioso, apertando o meu queixo com sua outra mão.
Em resposta, arqueio os lábios cortados. Balko entrefecha os olhos sem entender minha felicidade. Eu explico:
- A essa hora? Muito longe daqui!"
Logo Leran e Luana passam a perceber que os acontecimentos em Acigam são um pedaço pequeno de um plano maior, que tinha como objetivo as trevas sobrepondo a luz. Agora todos precisam lutar juntos para derrotar a ameaça de Shaz antes que todas as cidades sejam tomadas pelas crias e não reste nenhum ser humano.

Supernova 2 - A Estrela dos Mortos é ainda melhor do que o primeiro. Nesse livro não falta cenas de ação. Sou capaz de dizer que em 80% dos capítulos a gente tem uma batalha alucinante para ler. É um daqueles livros que a gente começa e não consegue parar, acaba adentrando a noite e quando vê já passou da hora de dormir faz tempo. 
O livro é dividido em 8 partes, sem contar prólogo e epílogo, onde no início de cada uma delas nós somos avisados de quem será o narrador. Temos três pontos de vista diferentes: Tlavi, Leran e Gueth. Isso tornou a leitura bem completa porque temos informações sobre cada parte dos acontecimentos. Porque embora Tlavi, Luana, Gueth e Leran se encontram a jornada de alguns deles continua muito distinta fisicamente. 
A edição é linda, a Novo Conceito caprichou como sempre. O livro tem ilustrações dentro dele, que dão um tempero para nossa imaginação. Sem contar os apêndices. São três: Personagens, Guia Turístico do continente Leste e A ciência das energias. Confesso que nunca olho muito para esses apêndices, mas dessa vez foi diferente. A medida que eu ia lendo e o mistério ia ficando grande demais eu ia incorporando Sherlock Holmes e procurando evidências das teorias mais loucas que pensei sobre o final. Confesso que errei todas. Mas foi bem divertido.  
A escrita de Renan Carvalho é maravilhosa, flui super bem e não é cansativa. Ele criou um mundo inteiro cheio de detalhes que dá vontade de ficar lá dentro. Não há pontos negativos, inclusive estou louca para ler a continuação 'O Satélite de Ferro'. Eu já fui caçar sobre ele pela internet mas ainda não encontrei nada. Infelizmente teremos que esperar mais um pouco para continuar vivendo as aventuras de Leran e Luana.





Confira a resenha em vídeo:

Nenhum comentário

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)