Editora:
Suma de letras
Lançamento
no Brasil: 1986 (original) / 2014
Gênero:
Ficção americana / terror
Título
Original: It
Páginas:
1104
Tradução:
Regiane Winarski
ISBN:
978-85-60280-94-0
Tão rápido como começaram, as investidas da Coisa cessaram, mas permaneceram para sempre na memória daquele grupo de amigos. Cientes do perigo que a criatura representava, eles fizeram um pacto: o de impedi-la para sempre caso ela voltasse a atacar.
Mas agora, quase 30 anos depois, o tão temido momento chegou. Quando Mike, o único dos antigos amigos que permaneceu em Derry, informa aos demais que a Coisa entrou em ação novamente, todos precisam deixar o conforto de suas novas vidas e se reencontrarem para cumprir o que há muito haviam prometido.
" 'Começou de novo', disse Mike; 'Você vem?', disse Mike. E agora estou com febre, Marty, só que é uma febre que não baixa com aspirina, e estou com falta de fôlego que a maldita bombinha não resolve, porque essa falta de fôlego não é na garganta nem nos pulmões, é ao redor do meu coração. Vou voltar para você se puder, Marty, mas me sinto um homem de pé na boca de uma velha mina cheia de deslizamentos prestes a acontecer, me despedindo da luz do dia."
Considero a minha leitura de It: a Coisa como tendo sido um desafio muito grande. Há anos eu não lia nada do autor e recomeçar por um de seus maiores livros não foi nada fácil! Demorei bastante para me acostumar com o ritmo da história e a escrita do autor, da qual eu já havia me esquecido. Relatando os acontecimentos "atuais" e os de 1958 de forma intercalada, sob o ponto de vista de sete personagens diferentes, precisei prestar o dobro de atenção para não me perder na narrativa (o que ainda assim, aconteceu comigo!).
Cada um dos capítulos envolve um dos personagens e eles contam sobre suas vidas atuais e seus momentos de medo ao enfrentarem a Coisa durante a infância. Aliás, este é um tema bem descrito no livro todo, o medo. Até porque os personagens precisam enfrentar muitas situações misteriosas, desafiar uma criatura assassina até então desconhecida por todos. Não dá para não ficar com medo, né? É compreensível que até 30 anos depois, continuem sem um rumo definido e um plano concreto a se seguir.
Muitas vezes me peguei viajando, pensando em coisas completamente diferentes e tendo que ler um mesmo trecho de novo. Uma das coisas que eu aprendi com este livro é que talvez eu não seja muito boa com livros grandes. Não desmereço o autor nem a obra, muito pelo contrário! O mundo criado, assim como a riqueza de detalhes, foram incríveis e até hoje me fazem pensar como uma pessoa pode ter tantas ideias e tanta criatividade assim! Mas se você é uma pessoa que, assim como eu, tem uma paciência bem curtinha, aconselho que vá com calma, não seja afobado(a) como eu fui. (Re)comece Stephen King por outro livro.
%2010.16.45_a74a32d2.jpg)



Nenhum comentário
Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)