[Resenha] - Feitiço - Sarah Pinborough


Editora: Única
Lançamento: 2013
Gênero: Fantasia / Ficção Inglesa
Título Original: Charm
Tradução: Edmundo Barreiros
223 páginas
ISBN: 978-85-67028-24-8

Cinderela é uma jovem de uma classe social mais humilde que vive em uma casa simples com o pai, sua madrasta e uma das irmãs adotivas, Rose. A vida deles não é muito fácil e desde que consegue se lembrar, Cinderela era a responsável por limpar a casa e cozinhar para a família. Ela sempre sentiu-se injustiçada pela vida que levava e achava-se merecedora de algo melhor. Por isso seu sonho secreto era viver no castelo ao lado do príncipe, como futura rainha, ainda que seu melhor amigo Buttons vivesse lhe dizendo que aquela vida não era tão perfeita assim como ela pensava ser.

"A beleza é fácil com dinheiro, e essas pessoas têm o melhor de tudo o que existe. [...] Mas a vida na corte não é só feita de danças, música e amor, Cinderela. As pessoas boas não se dão muito bem quando todos estão brigando por poder. Todo mundo usa uns aos outros para chegar a uma posição com acesso direto ao rei ou ao príncipe. É um lugar cheio de lobos disfarçados." (página 30)

Até que o dia em que as jovens do reino recebem um convite para uma cerimônia de duas noites no castelo, aonde o príncipe conheceria todas as moças solteiras e escolheria aquela com quem iria se casar. Como a família de Cinderela poderia arcar somente com uma das duas garotas, a madrasta, querendo dar à Rose uma chance de ter uma vida mais digna como a de sua outra filha legítima Ivy, gastou tudo o que podia com ela. 

Sentindo-se completamente injustiçada, Cinderela acaba apenas desejando ter uma chance de conquistar o príncipe, nem que para isto ela tenha que passar por cima de qualquer um. Por causa deste seu desejo ardente, na primeira noite do baile ela recebe a visita de uma mulher misteriosa e assustadora que lhe diz ser sua fada madrinha. Ela explica à Cinderela que pode ajudá-la a ir ao baile e atrair a atenção do príncipe para ela com um par de sapatinhos mágicos, mas que a única que poderia fazer o príncipe se apaixonar de verdade seria a própria Cinderela. E como último aviso, a feiticeira avisa que iria querer algo em troca de tudo o que fez pela garota. 

Quando chega ao castelo, Cinderela logo consegue total atenção do príncipe. Na segunda noite do baile, porém, Cinderela acaba deixando para trás um dos seus sapatinhos mágicos. Decidido a encontrar a dona misteriosa daquele sapato, o príncipe ordena uma busca pelo reino e todas as moças solteiras deveriam experimentá-lo. Quando descobrem que Cinderela é a dona dele, ela se muda para o castelo com sua família e finalmente acredita ter conquistado o que tanto queria. Mas com o passar do tempo, Cinderela começa a perceber que seu amigo Buttons estava certo e que aquela não era bem a vida que ela esperava encontrar ali. 

"- Mas me diga... [...] Você não desconfiou nem por um momento de que um homem tem de ser muito tolo e egocêntrico para reconhecer a mulher que diz amar apenas porque o pé dela se encaixa num sapato?" (página 133)


"Feitiço" é o segundo livro da saga Encantadas e pode-se dizer que é ainda melhor que "Veneno" (resenha aqui). Seguindo o mesmo padrão de narrativa do primeiro, esta releitura de Cinderela é feita em terceira pessoa. Apesar de cada um dos três livros que compõem esta saga tratarem de princesas diferentes, com acontecimentos diferentes em reinos diferentes, há uma sequência a ser seguida e que deixa a trama da série como um todo muito interessante! 

Pode-se dizer que eu tenha ficado muito surpresa com o rumo que as coisas tomaram neste segundo livro, pois foi com ele que eu descobri esta interligação entre os acontecimentos de todos os livros da série, a partir do momento em que eu comecei a reconhecer personagens e unir as peças do quebra-cabeça. O que eu achei brilhante foi o fato de que a autora esconde muitos fatos da estória para que os leitores não façam muitas comparações rapidamente e logo no começo já descubram o rumo de todas as coisas. Ela vai liberando pequenas pistas ao longo do caminho, que você vai recolhendo e que são necessárias para que você descubra tudo por si só mais para frente. 

Os personagens de "Feitiço" são espetaculares. Todos são mais realistas e passam por situações que nunca veríamos em um dos contos de fadas igual aos que conhecemos. Eles sofrem de várias formas, eles sentem inveja, eles iludem e se iludem, também. Eles aparentam ser bem mais humanos do que os clássicos que nós crescemos assistindo. Nós nos pegamos amando aqueles que antes odiávamos, e odiando aqueles por quem torcíamos. E isso acaba criando muitas hipóteses na nossa cabeça, porque até aquele momento, nunca imaginamos que algo pudesse ser daquele jeito. É o tipo de livro que muda o nosso jeito de ver os contos de fadas, que nos faz enxergar essas estórias por ângulos completamente diferentes e, de certa forma, abre nossos horizontes. E que venha o terceiro livro!

14 comentários

  1. Olá Marina,

    A Paola fez a resenha do primeiro livro lá no blog e eu me interessei bastante por essa saga! Achei muito interessante essa releitura dos clássico das princesas. Adorei *-*
    Parabéns pela resenha!!!

    Beijo!

    www.booksimpressions.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raissa!
      Vou procurar lá a resenha de vocês para ler! Também temos ela aqui.
      Achei essa série fantástica, porque adoro essas releituras! É muita criatividade e eles distorcem as histórias de um jeito que não fica sem sentido, pelo contrário! Acho tudo tão bem feito nessa trilogia... Amei!
      Volte sempre, beijos!

      Excluir
  2. Olá Marina!
    Eu não sou muito fã de releituras mas sempre tive curiosidade com essa série. Fiquei querendo saber o que acontece com a Cinderela! Vou aproveitar uma proxima promoção e adquirir a coleção hehe
    bjs
    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do DIA DOS NAMORADOS <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thalita!
      Achei essa saga fantástica! A criatividade da autora me conquistou demais, ela criou histórias bem inteligentes.
      Leia sim, se puder! Geralmente essa saga vive em promoção!
      Beijo

      Excluir
  3. Olá, que resenha linda! Eu tenho Veneno mas mesmo sendo pequeno até hoje nunca passei do primeiro capítulo. Vendo algumas resenhas dos outros livros, vou dar uma nova chance e recomeçar a série.
    Abraço.
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miriã!
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado!
      Dê mais uma chance, sim! E depois venha nos contar o que achou! =)
      Temos resenha do primeiro livro também, caso queira ler.
      Beijo!
      Volte sempre

      Excluir
  4. Olá, que resenha linda! Eu tenho Veneno mas mesmo sendo pequeno até hoje nunca passei do primeiro capítulo. Vendo algumas resenhas dos outros livros, vou dar uma nova chance e recomeçar a série.
    Abraço.
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  5. Oiee Marinaa!!

    Noooosssaaa, eu sempre vejo o box em promoção no submarino, mas nunca compro! Não sabia dessa conexão entre as estórias! Tô chocadaaaaaa e curiosaaa!
    Gosto de ver personagens já conhecidos mais humanizados, cometendo erros, acertos e se ferrando com algumas atitudes e aprendendo com elas! Acredito que é mais ou menos isso que acontece com a Cindy! hahahaha

    Amei a resenha e agora tô curiosa com oq aconteceee! ♥

    Bjs,

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do ANIME FRIENDS <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise!
      Ele entra muito em promoção, né? Aproveitei uma delas para comprar o box e não me arrependi. Também adoro a criatividade dos autores para conectar esses contos de fadas e para deixá-los mais realistas! Pelo visto, você vai gostar bastante da trilogia. E em breve teremos a resenha do último livro, que também é muuuuuito bom.

      Beijos!

      Excluir
  6. Só eu fiquei chocada com o final de Veneno???? Daí fui ler feitiço. E fiquei duplamente chocada 😯!!! Se quiser um livro pra se chicho, leia esses. Confesso q a leitura não é tao fluída, mas só pelos finais chocantes já valem a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei chocada também, Vanessa, no final dos dois livros, porque até então a gente não espera que eles tenham relação um com o outro, né. E quando a gente descobre a verdade por trás de tudo, nossa! rsrsrs
      Faz muito tempo que li, quero ler de novo logo.
      Bjs!

      Excluir
  7. Eu li essa trilogia, Feitiço também é o melhor pra mim e eu fiquei impactada com a visão que a autora deu sobre os contos de fadas bonitinhos, haha
    Amei a resenha ♥

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)