[Resenha] - O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares #1 - Ransom Riggs

Título orginal : Miss Peregrine's Home for Peculiar Children
Editora : Leya
Gênero : Literatura estrangeira / Fantasia / Ficção / Jovem Adulto
Lançamento : 2015
Número de Páginas : 336
Tradução : Edmundo Barreiro e Márcia Blasques
ISBN : 9788544102848

foto de arquivo pessoal
Olá galera! Hoje trago para vocês a resenha daquele que deve ser um dos livros mais comentados do ano! Nele somos apresentados a Jacob Portman, um jovem de 16 anos, de uma família rica dos EUA. Ele tem uma relação meio distante dos pais, e é apegado mesmo ao seu avô. Seu avô é Abe Portman, veterano da Segunda Guerra Mundial, que sempre contou ao seu neto suas histórias dessa época. Ele contava que não enfrentava apenas os nazistas, mas também alguns tipos de "monstros". E ele combatia esses "monstros" para proteger pessoas que ele tinha convivido durante sua infância e juventude. Abe conta que havia sido resgatado pela Srta. Peregrine, que possuía um orfanato em uma pequena ilha galesa, onde abrigava crianças que tem habilidades especias. A família de Abe sempre encarou essas histórias como uma fuga que a mente dele criou para o horror da guerra. Jacob no entanto, acreditava nessas histórias quando criança; mas também passou a desconfiar conforme foi crescendo. Entretanto quando Abe morre sob circunstâncias misteriosas, Jacob corre atrás de respostas. Foi ele que encontrou o avô, e viu uma criatura sinistra rondando o local logo após o  seu falecimento. Para deixar Jacob ainda mais confuso, ele encontra correspondências entre seu avô e a Srta. Peregrine, e convence seus pais que precisa viajar até a ilha, e descobrir toda a verdade do passado de Abe.


foto de arquivo pessoal
“Era um lugar encantado, contava ele, projetado para manter as crianças protegidas dos monstros, em uma ilha onde o sol brilhava todos os dias e ninguém jamais adoecia ou morria. Todos viviam juntos em uma casa grande protegida por uma ave velha e sábia, pelo menos era isso que dizia a história. Havia uma garota que podia voar, um menino que tinha abelhas vivendo dentro dele, um irmão e uma irmã que podiam erguer facilmente pedras enormes”.
O livro é todo narrado em primeira pessoa por Jacob, e chegando a ilha ele se frusta muito, até que depois de muita persistência encontra o orfanato. Primeiro ele o encontra em ruínas, afinal o orfanato havia sido destruído na guerra. Contudo ele percebe que alguém o observa, e quando segue essa pessoa ele adentra a uma caverna, e se vê dentro de um mundo que ele percebe ser a ilha, mas em um tempo diferente. Explorando o lugar ele é capturado por Emma Bloom, que o leva até o orfanato. E chegando ao lugar ele não acredita : o lugar está em perfeito estado! Como isso é possível? Então a Srta. Peregrine que estava à sua espera, conta a verdade por trás daquele local que parece mágico. Não vou contar a vocês por ser um dos detalhes mais legais do livro. Ali a Srta. Peregrine conta a Jacob, ela cuida dos "peculiares"; que são pessoas que nascem com dons especiais, e que vivem escondidos da humanidade por serem perseguidos. Ele também descobre que seu avô viveu ali e era um peculiar. Ele era o único que conseguia ver os inimigos mortais dos peculiares : os Etéreos. Também não vou revelar suas características, para que vocês possam descobrir por si só! E não são apenas os Etéreos, há também os Alcoólitos; que são Etéreos evoluídos que conseguem se passar por humanos. 


foto de arquivo pessoal
“Eu tinha acabado de aceitar que minha vida seria apenas comum quando coisas extraordinárias começaram a acontecer comigo. A primeira delas foi um choque terrível e, assim como qualquer coisa que muda você para sempre, dividiu minha vida em duas partes. Antes e depois.” 
Assim como Jacob, ficamos fascinados com o mundo das crianças peculiares! Jacob também se sente aliviado por testemunhar que as histórias de seu avô eram verdade, e ele não estava ficando louco, afinal tinham até arranjado um psiquiatra para ele! A Srta. Peregrine conta toda a história dos peculiares desde eras remotas, e como eles já viveram entre os humanos. Com o passar dos séculos, isso não foi mais possível; os humanos não aceitavam mais pessoas com dons fora do comum. Por isso muitos peculiares vivem em várias fendas temporais por todo o mundo. Jacob faz amizades, e descobre até um romance com Emma! Finalmente ele sente que faz parte de um mundo que ele pode compreender e ser compreendido. Mas nem tudo são flores! A fenda é atacada, e aquele mundo recém descoberto por Jacob é abalado drasticamente. Eles descobrem um plano dos Alcoólitos, e para isso precisam capturar todas as responsáveis pelas fendas temporais, entre elas, a Srta. Peregrine. A batalha é difícil, e após perdas dos dois lados, as crianças veêm seu lar destruído. Elas e Jacob (que descobre ter a mesma peculiaridade do avô), terão que ir atrás de uma forma de impedir os Alcoólitos, e buscar uma cura para Srta. Peregrine, que ficou aprisionada sob a forma de uma ave. 


foto de arquivo pessoal
“Não tínhamos trazido nenhum dos velhos álbuns de retratos; talvez essa fosse a primeira foto para um novo...” 

Galera que livro FASCINANTE! Essa é a palavra correta para resumir esse livro! Como vocês podem ver pelas fotos, o livro possui muitas fotografias (todas verdadeiras!), que ajudam muito a nos contextualizar e se sentir inserido na história. O autor criou um mundo tão único, tão inovador, e tudo isso situado dentro da Segunda Guerra. Os personagens são em sua maioria cativantes (tem alguns chatos! kkkkkk), e o enredo foi muito bem escrito. Os mistérios são revelados de forma gradativa, o que prende nossa atenção e curiosidade por todo o tempo! As peculiaridades, as fendas temporais, enfim, todas as características que formam esse mundo são de uma genialidade e criatividade incríveis. A forma que o autor desenvolveu os acontecimentos, foi muito bem escolhida. Jacob é um protagonista que vai se descobrindo e se afirmando durante o desenrolar da história. Um garoto que é fácil se simpatizar, e que possui uma personalidade carismática. Gostei muito de Emma Bloom, uma garota decidida, forte, encorajadora e protetora. A Srta. Peregrine é inteligente, protetora e astuta. Um livro para você que gosta de uma boa dose de fantasia, mistério, suspense, bem escrito e elaborado. As expectativas para o segundo tem se cumprido, e acredito que estejam se superando, afinal já estou na metade do livro! E claro, trarei resenha dele para vocês. Espero que tenham gostado, até a próxima pessoal!


PS : uma curiosidade para vocês! O primeiro livro foi lançado pela Editora Leya, como vocês perceberam pela ficha técnica. Contudo, os direitos foram adquiridos pela Intrínseca recentemente. A edição da Leya é em brochura, e o segundo e terceiro livro lançados pela Intrínseca são de capa dura. Você que gosta das suas séries e trilogias todas iguais, não se desespere! A Intrínseca revelou a poucos dias que irá lançar o primeiro livro em capa dura em Novembro. Portanto, esperem alguns meses e vocês terão sua trilogia com os livros todos iguais!

8 comentários

  1. Oi Gustavo,

    O que seria desse livro sem personagens chatos? Hahaha
    Amei a resenha

    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michael,
      O Enoch que o diga não é? Kkkkkkk
      Mas ele ajuda muito no enredo... que bom que gostou!

      Excluir
  2. Eu quero e não quero ler. Mas o filme com certeza vou conferir.
    Beijos
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dany,
      Eu também estou muito curioso em relação ao filme. Mesmo percebendo pelo trailer que eles fizeram uma mudança grande comparando com o livro, vou dar uma chance por ser dirigido pelo Tim Burton, que é um mestre da fantasia cinematográfica! Volte sempre ;) beijos

      Excluir
  3. Iniciei a leitura há alguns dias, já li os primeiros capítulos e estou gostando.A partir da morte do avô de Jack a história começou a ficar interessante. Quero ler logo antes do lançamento do filme.

    atraidospelaleitura.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Sim, o livro começa a engregar a partir desse ponto. É muito interessante e fascinante. Boa leitura, obrigado pela visita, volte sempre.

      Excluir
  4. olá, estou no segundo livro e estou com uma dúvida que está me matando: Não sei se por descuido, estou sem saber o que aconteceu com os garotinhos iguais. Você pode me ajudar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não chegamos nesse livro! No primeiro eles mal apareceram!!!!

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)