[Crítica] - O lar das crianças peculiares.

Imagem retirada do google
  
Um dos filmes mais aguardados do ano, O Lar das Crianças Peculiares estreou quinta feira passada com grande público já no lançamento. Conta a história de Jake, um menino aparentemente comum que tem que lidar com a morte repentina do avô e com todos os pesadelos que isso trás pra sua vida. Acostumado a escutar histórias sobre as crianças peculiares desde que nasceu ele agora não consegue mais separar a realidade da ficção inventada pelo avô e preciso de tratamento psiquiátrico. Porém tudo começa a mudar quando ele encontra uma carta da Srta Peregrine nas coisas do avô e resolve ir até o orfanato, localizado no Pais de Gales, pra conhecer um pouco mais sobre a história de seu avô.
Imagem retirada do google
O que Jacob não contava era que todas as histórias que seu avô contava eram verdadeiras e ao chegar no País de Gales ele é levado pra um Fenda do Tempo, local onde todos os dias são 3 de setembro de 1940 e as pessoas não envelhecem. Por causa disso, Jake conhece todos os antigos amigos de seu avô, todas as pessoas que ele estava acostumado a ver nas fotos estavam lá com suas peculiaridades e tudo o que o avô sempre contou.
Quando Jake está começando a conhecer as maravilhas do orfanato e das pessoas que ali residem o perigo que atacou seu avô surge para pegar todos os peculiares. E cabe somente a Jake defender todos, por que ele é o único que consegue ver os monstros.  

Imagem retirada do google
O Lar das Crianças Peculiares reúne os três livros em uma única adaptação, não sei exatamente se podemos chamar de adaptação porque quase não da pra perceber que o filme foi realmente baseado no livro O Orfanato da Srta Peregrine para Crianças Peculiares e suas sequencias. Os personagens são completamente diferentes dos descritos. Inclusive Emma teve sua personalidade completamente alterada, de uma menina brava e decidida ela se tornou boba e apaixonada. Além disso também trocaram a peculiaridade dela. Em vez de soltar fogo com as mãos ela agora levita. Eu achei que essa mudança deixou a personagem dela mais lenta e completamente fora de combate. 
A compilação de três livros em um único filme fez com que muitas partes fossem alteradas, muitos detalhes importantes ficou de fora, o que tornou a história um pouco superficial. Muitos personagens foram deixados de lado e isso também modificou muito a história. 
Eu achei a adaptação um pouco infantilizada. No livro temos elementos que caracterizam um livro de terror, isso foi completamente retirado do filme. Ele se passa facilmente por um filme de fantasia infantil, para agradar crianças. 

Imagem retirada do google
De maneira geral, eu gostei do filme. Se for pensar somente em filme e não em adaptação. Pra alguém que não leu os livros eu acho que ficou bonitinho. Tim Burton deu uma renovada no jeito de dirigir, embora eu acredite que essa adaptação em especial merecia muito o jeito sombrio que ele teve em A fantástica fabrica de chocolate, por exemplo. 
Mas se eu for parar pra pensar em adaptação, me decepcionou muito. Em um mercado onde eles estão criando história pra aumentar a quantidade de filmes (como fizeram no fracasso cinematográfico da franquia Divergente) era de se esperar que pelo menos mantivessem os três filmes referentes aos três livros. Sem contar que se formos levar em consideração que um dos maiores sucessos em adaptações atualmente foi a Franquia Jogos Vorazes, uma das mais fieis aos livros, as produtoras deveriam levar mais em consideração o que está escrito nos livros e tentar ser mais fieis. Tem sido mais sucesso do que recriar a história inteira novamente. 

4 comentários

  1. Olá Carol!
    Eu fui assistir o filme no final de semana passado, e minha primeira impressão foi boa. Eu gosto muito do Tim Burton, então sou suspeita para falar. Como não li os livros, minha experiência foi boa, mas já comecei a ler o livro e pegar as alterações. Atualmente está muito difícil mesmo as adaptações serem fiéis aos livros, então prefiro encará-las como releituras.
    Beijos!

    http://www.booksimpressions.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois ééé... eu sempre fico pensando no livro e me decepciono! Mas eu achei o final muito corrido também. Porque eles juntaram muita coisa e o filme ficou pequeno. Não entendi porque não fizeram uma adaptação para cada livro!

      Excluir
  2. Apesar da adaptação ser um pouco infantilizada como dizem, eu estou com vontade de assistir 😍😍

    Abraços...

    Www.blogmichaelvasconcelos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista mesmo!! É um bom filme, só não coloque muitas expectativas com relação a adaptação de um livro!

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)