[Resenha] - Lobo por Lobo - Ryan Graudin

Sub - título : vença a corrida ou morra tentando
Título orginal : Wolf by Wolf
Editora : Seguinte
Gênero : Ficção / Jovem Adulto
Lançamento : Setembro de 2016
Número de Páginas : 360
Tradução : Guilherme Miranda
ISBN : 9788555340192


foto de arquivo pessoal
"Era uma vez, em outra época, uma garota que viva no reino da morte. Lobos uivavam em seu braço. Uma matilha inteira - feita de tinta e dor, memória e perda. Era a única coisa nela que sempre continuava igual. Sua história começa num trem."
Olá pessoal! Quem aqui nunca imaginou como seria o mundo se o Eixo, formado pela Alemanha de Hitler, a Itália de Mussolini e o Japão, tivesse ganhado a Segunda Guerra Mundial? E quem nunca imaginou essa história em um livro? Eu particularmente já me peguei pensando sobre o assunto algumas vezes. E quando recebemos aqui no Leitura Virtual a disponibilidade desse livro por conta da parceria com a CIA das Letras, e li a sinopse dele, eu o desejei imediatamente! A autora nos apresenta um cenário impiedoso : Toda a Europa e norte da África pertencem a Alemanha, e a Ásia ao Japão. Para comemorar a vitória na Guerra, Alemanha e Japão passam a organizar todos os anos, o Tour do Eixo. Uma corrida que parte de Berlim, cruza a Europa, passa pelo Egito, alguns países asiáticos, e termina em Tóquio. O objetivo é mostrar a dominação territorial e racial da raça ariana. No fim, é oferecido um baile da vitória, que contam com a presença do imperador japonês, e nada mais, nada menos, que Adolf Hitler! Obviamente, existem pessoas que não são adeptas ao estilo de vida e governo nazista, e eles tramam a algum tempo derrubar o governo. Muitas tentativas foram feitas, todas sem sucesso, mas quando a Resistência conhece a jovem Yael, tudo isso pode mudar.
"Yael era uma tela em branco. Um cabide com uma pele bonita pendurada nele." Pág. 51
O livro tem capítulos alternados entre 1943 e 1955, narrado em terceira pessoa (narrador onisciente), todo sob o ponto de vista de Yael. Ela é judia, capturada e que foi levada junto com sua mãe aos terríveis campos de concentração. Logo que chega ainda criança, Yael percebe que todos são inspecionados minuciosamente, e ela chama a atenção de um médico nazista. Ela é recrutada para passar por experimentos com um tipo de droga que lhe é ejetada por agulhas todos os dias. Ela conhece o horror que os adultos passam nesse terrível lugar, e como mesmo sofrendo intervenções, ela tem uma certa sorte de parecer valer alguma coisa. Todos os adultos que ela se relacionada no barracão que dorme, tem um fim mais trágico que o outro. Pessoas que a cativaram de alguma forma, e que ela foi obrigada a conviver com a perda. A partir desse ponto, algo muda Yael para sempre : o resultado que queriam atingir com os experimentos é alcançado, mas Yael é aconselhada a esconder esses resultados dos nazistas. E com a ajuda de uma garota mais velha, ela consegue fugir. A vida pelas ruas da agora Germânia (capital do império nazista), não causa tanta dificuldade a Yael, que domina sua habilidade por completo. Contudo ela é surpreendida por um jovem, que para sua sorte, faz parte da Resistência.
foto de arquivo pessoal

Yael é introduzida a resistência, e durante alguns anos, aprende todos os aspectos do que eles tramam para a derruba do regime nazista; além de ser uma excelente aluna, que tem aulas particulares com uma das líderes da Resistência. E quando um importante membro da Resistência tem um fim cruel, ela revela sua habilidade que pode ser de extrema utilidade. Com isso ela começa seu treinamento militar e de espionagem. O treinamento é duro e difícil, mas Yael tem uma fibra impressionante. Até que um dia surge sua grande oportunidade : uma garota ganhou a nona edição do Tour do Eixo; e quebrando o protocolo dançou pessoalmente com Hitler. A missão de Yael é clara : ela assumirá o lugar de Adele Wolfe (a vencedora), vencerá a décima edição do Tour, assim poderá dançar e assassinar Hitler pessoalmente, na frente de bilhões de espectadores, que acompanharão pela tv. Yael recebe arquivos detalhados sobre a vida e personalidade de Adele, e de todos os competidores. Contudo ela não contava que o irmão de Adele participaria da corrida, e que Luka Lowe, outro vencedor parece ter um relacionamento bem pessoal com Adele; o que pode comprometer sua missão. 
"O que pesava dentro de Yael não resolveria se parasse. Só havia uma maneira de acabar com aquilo. Chegar ao fim." Pág. 200
A corrida é cheia de tramas, reviravoltas, momentos de emoção e tensão. Alianças, trapaças e segredos são alguns dos ingredientes que permeiam o trajeto. E claro, algumas mortes! O final do livro é recheado de reviravoltas, momentos em que fiquei sem ação, incrédulo! A tensão que senti, fazia um bom tempo que não sentia isso. Foi uma leitura reveladora, instigante e muito interessante. Se afeiçoar a Yael não é tarefa difícil, pelo contrário, sentimos um afeto quase que imediato por ela. Ri muito em alguns momentos, senti raiva em outros, fiquei em choque, enfim, amei a escrita da autora. O título do livro foi genial, e se encaixa como uma luva na história. Claro que ele nos leva a refletir também : como seres humanos podemos ser tão cruéis e violentos? Como podemos conceber e aceitar as vária formas de segregação? Esse livro nos mostra que mesmo que muitos pensem que estamos num momento em que o preconceito ainda tem bases sólidas, poderia ser bem pior! Os sofrimentos dos campos de extermínios e um governo completamente totalitário ainda poderia ser realidade em nosso mundo. A expectativa para a continuação me deixa ansioso só de pensar!!! Com certeza um dos meus favoritos do ano, afinal dei cinco estrelas no Skoob...

foto de arquivo pessoal
"Então Yael traçou todos. Um por um. Vida por vida. Lobo por Lobo." Pág. 327 
Não posso deixar de citar a beleza da encadernação. A capa ficou muito bela com esses contrastes entre o cinza, laranja e preto. A diagramação é muito agradável, e com um detalhe que gostei muito : a autora usava letras maiúsculas em palavras e frases que ela queria destacar. Pelo menos até hoje, foi a primeira vez que vi isso, e gostei muito. Recomendo muito para você que gosta de um livro com uma bela trama, segredos, revelações bombásticas, reviravoltas inacreditáveis e ação, muita ação!!! Se você tem esse livro na fila de leitura, vale a pena passá - lo na frente, rsrsrsrs... quero muito saber a opinião de vocês : quem já, o que achou? Quem não leu e já ouviu falar ou pesquisou, o que espera? E você que acaba de conhecer por essa resenha, faz o seu estilo? Comentem aí pessoal, vou adorar responder a vocês! Espero que tenham gostado, até a próxima!

Nenhum comentário

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)