[Resenha] - Sou fã! E agora? - Frini Georgakopoulos

Sub-título : Um livro para quem é apaixonado por histórias
Gênero : Literatura nacional
Editora : Seguinte
Lançamento : Agosto de 2016
Número de páginas : 160
ISBN : 9788555340154

foto de arquivo pessoal!
Deu para perceber que sou fã de HP? rsrs
Olá galera que acompanha nosso blog! Quem aí nunca sofreu algum tipo de pré conceito por ser um ávido leitor? Ou por ser fã de séries, animes, games e bandas musicais? Infelizmente essa realidade ainda tem raízes profundas no nosso país. Mas somos privilegiados com autores que, usam do seu talento para a escrita para desconstruir esses conceitos intoleráveis. Frini Georgakopoulos (sobrenome complicado de pronunciar, não é? rsrsrsrs); trabalha a um pouco mais de uma década no meio literário, organizando eventos que já teve as participações de Cassandra Clare (autora da série Os Instrumentos Mortais), e Kiera Cass (autora da série A Seleção). Além disso ela posssui um blog, o cheirodelivro.com, e um canal no Youtube. Frini é gente como a gente, e nesse exemplar ela através de breves artigos, elucida de uma forma muito simples e clara, a importância da literatura contemporânea e de ser fã dos mais variados assuntos do mundo geek. De forma divertida e coerente, ela exemplifica e deixa claro como agir quando nos deparamos com fatos inerentes ao nosso mundo literário, como : saber a importância de "saborear" a leitura dos livros, a morte dos nossos personagens favoritos e crushs, reconhecer os métodos e aspectos usados nas entrelinhas, etc. Eu particularmente achei muito importante ela chamar a atenção para tal fato, afinal de contas, nós leitores temos alguns hábitos que podem prejudicar a total absorção do que o autor (a) quer passar com sua história. 

foto de arquivo pessoal,
claro que não podia faltar o mundo dos heróis!
"Há algum tempo, ser fã significava ser exagerado, fanático. Ser nerd também era sinônimo de ser antissocial, esquisito e pateta. Hoje, ser fã é quase que padrão, e ser nerd é DEMAIS! Até porque se você não é fã de nada, nadinha que seja... parece que você é um navio sem bússola, à deriva, sem ter para onde ir e razão para chegar lá."
Frini esclarece também outros conceitos e expressões atuais do nosso mundo literário. O mundo de hoje é tão antenado e conectado, que nasceram várias expressões e gírias. Ela de forma brilhante exemplifica e aborda com naturalidade explicando tudo com destreza. Por exemplo : você sabe o que significa um livro YA (Young Adult)? E um Chick Lit? Esses e outros conceitos são por ela desmistificados, além de serem também exemplificados e demonstrados a sua importância. Frini ajuda o leitor a compreender sua condição como tal, a enfrentar os pré conceitos, e a usufruir com prazer do mundo geek. As últimas gerações estão naturalmente inseridas nesse mundo, mas as mais antigas ainda resistem e muitas vezes querem nos afastar. A autora então mune o leitor de argumentos simples para que ele se autoafirme e não desista com as pressões externas. E tudo isso de uma forma muito engraçada, dei altas gargalhadas com esse livro!
foto de arquivo pessoal
bottons, uma paixão
em comum que tenho com a autora!
"Assim como adultos não precisam ter vergonha de ler YA, também não precisam ter vergonha de ser fã. E quando o lado fã aflora, não basta curtir e acompanhar o seriado ou assistir ao filme, é preciso se tornar o mais próximo possível daquilo que adoramos." 
A parte final do livro, a autora dá várias dicas para quem quer compartilhar com outros fãs a sua opinião. Afinal quem nunca sentiu aquela vontade louca de conversar com todo mundo sobre o filme, música, livro, anime, game ou série de tv que adorou? E para isso que existe ou canais no Youtube, blogs, perfis no Instagram, fanpages e grupos no Facebook, grupos no Whatsapp, e eventos variados. Ela passa toda sua experiência, e dá dicas valiosas para que você não cometa erros inerentes a essa aérea. Essa parte é de um aprendizado inestimável. Foi um livro super gostoso de ler, apenas 160 páginas, que eu li em uma tarde! A autora é super legal, e foi muito divertido e revigorante perceber que independente de quem somos, temos tantas características em comum. Fiquei com o sentimento de gratidão por fazer parte desse mundo literário, com mais vontade ainda de conhecer outros fãs como eu, e de quem sabe um dia conhecer essa autora tão legal! Recomendo muito para você que é adolescente e enfrenta críticas nos ambientes que você convive. Também para você que é um jovem adulto, e que as vezes sente incertezas e dúvidas sobre aquilo que você gosta. Sou fã! E agora? é um livro para todos, independente da idade. Espero que a autora continue carregando a bandeira a favor dos fãs, e que nós possamos também carregar essa bandeira com todo orgulho e disposição. Até a próxima pessoal!
  

3 comentários

  1. Oi Gustavo! Obrigada pelo carinho em forma de resenha! Adorei!!! E pode deixar que continuarei a levar a bandeira a favor dos fãs! Beijo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Frini! (Não acredito, a autora do livro leu e comentou minha resenha!!!)

      Eu que agradeço por você compartilhar tanta coisa legal com seu livro. Foi uma leitura muito agradável! Espero te encontrar um dia em um evento! Obrigado por defender e motivar nosso lado fã! Beijos!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)