[Resenha] - Pretérito Imperfeito - Gustavo Araújo


Toninho é um menino de treze anos que vive ao lado do pai, Pedro, na cidade de Porto Esperança. O relacionamento entre eles não é dos melhores e, depois da morte de sua mãe, Catarina, a vida do menino tornou-se triste. Ele não se relaciona bem com o pai, um homem aparentemente rude e que trata o filho da mesma forma que foi tratado durante sua vida - de forma rígida e sem carinho, o que faz com que o menino tenha certo medo de Pedro.

Toninho também apresenta problemas na escola. Por sua dificuldade com a leitura, ele é alvo de brincadeiras maldosas por parte de seus colegas em todas as aulas de Literatura e Língua Portuguesa, que nem a própria professora consegue evitar.


O menino possui como único refúgio o bosque nos limites da cidade, um lugar tranquilo onde ele pode aproveitar para pensar e fazer o que mais gosta: observar os pássaros. Até o dia em que ele conhece Cecília, uma menina de classe social alta que também passa a frequentar o bosque como forma de fugir de sua realidade. Inevitavelmente ambos tornam-se amigos, compartilhando seus problemas, suas inseguranças, com a pureza e sensibilidade que somente as crianças são capazes de demonstrar.

"Aquele era o seu lugar secreto, o pedaço do mundo onde era o rei e ninguém o perturbava"

"Pretérito Imperfeito" é um livro, sem mais delongas, singelo e delicado. A história que o autor criou para Toninho e Cecília possui um quê de muitas coisas, um toque de tristeza, melancolia, mas também de amizade, companheirismo e até mesmo magia emanando da narrativa. Uma magia diferente, um encantamento que prende o leitor e não o deixa escapar. O autor fez bom uso de vários recursos que eu, pelo menos, considero maravilhosos. 

Uma das coisas que mais gostei em "Pretérito Imperfeito" foi a descrição dos ambientes e personagens. É muito fácil mergulhar nos cenários criados e se ver naquele mundo. Os personagens também foram bem explorados e cada um, com sua personalidade, conquista o leitor. O livro não é narrado apenas por um, mas por três pontos de vista, para que possamos conhecer as histórias de vida dos personagens principais, seus problemas e moldarmos suas imagens em nossas mentes.

Sendo assim, o livro acaba por ser um conjunto de fatores que unidos moldaram uma história tocante que tem o poder de mexer com os leitores. Vale a pena conhecer.

Nenhum comentário

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)