[Resenha] - O livro de memórias - Lara Avery


Editora: Seguinte
Lançamento: 2016
Gênero: Literatura juvenil
Título original: The Memory Book
Páginas: 346
ISBN: 978-85-5534-017-8


Samantha McCoy sempre foi uma menina estudiosa e super inteligente, tinha seu futuro já todo planejado e estava no caminho certo para conseguir sair de sua cidade natal e cursar a universidade de Nova York  para se tornar uma grande advogada. Tanto que, nem mesmo quando ela é diagnosticada com NP-C, uma doença grave que aos poucos fará com que ela se esqueça de tudo e de todos e não se lembre de mais nada da vida, a garota desiste de seus sonhos.

Como uma forma de contornar a situação, Sammie decide escrever um livro de memórias, onde ela fala sobre seus sonhos, sentimentos, família ou simplesmente sobre o que aconteceu no seu dia, como uma forma de nunca esquecer de verdade. 

Após um encontro inesperado com Cooper, seu amigo de infância, com quem há muito não falava, Sammie tem a chance de relembrar suas brincadeiras e reatar sua amizade com o garoto. Mas assim como ela reencontra Cooper, ela também reencontra Stuart, seu grande amor platônico, que reaparece para fazer uma grande confusão em seu coração.

E assim Samantha vai tentando seguir seu novo caminho, ao mesmo tempo que sua doença continua a piorar.



Sam é uma personagem bem cativante e incentivadora, porque ela não desistiu de seus sonhos em uma situação que muitas pessoas o fariam e porque, ao longo do livro, conseguimos nos identificar com várias situações pelas quais ela passa, assim como por seu bom coração. Cooper também é um personagem bem adorável por ser uma pessoa engraçada e muito "gente boa", um amigo incrível, por trás de toda a sua fama de conquistador.
Stuart já é visto como o perfeito galã. É uma pessoa culta, gosta de ler poemas, carinhoso, preocupado e extremamente paciente, de forma que conseguiu tocar meu coração por ser super romântico.

Os cenários mais importantes foram bem explorados pela autora, porém como o livro é parecido com um diário, alguns outros ambientes e personagens não foram tão bem detalhados assim. Mas, no geral, gostei da narrativa da autora, que conseguiu passar muitos dos sentimentos de alegria, tristeza, amor e raiva para o leitor.

Resenha escrita por Aline Meirelles.

Nenhum comentário

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)