[Resenha] - Cinquenta Tons mais Escuros - E.L. James

Terminamos "50 Tons de Cinza" com o fim do relacionamento entre Ana e Christian, ela não aceitou o lado dominador dele e está decidida a seguir sua vida sem ele. Enquanto isso, Anastacia se dedica ao seu novo emprego na editora de livros e seu chefe, Jack, está dando em cima dela cada vez mais. 
O término entre Anastácia e Christian dura exatos 5 dias. No dia da exposição de José, amigo de Ana que também gosta dela, Christian vai ao encontro dela e os dois resolvem tentar mais uma vez. Inacreditavelmente Christian também sofreu com a separação e está disposto a mudar alguns aspectos da sua vida pra incluir Ana de uma forma mais romântica do que sexual. 


“-As aparências enganam – diz ele, baixinho. – Não estou nem um pouco bem. Eu sinto como se o Sol tivesse se posto e não tivesse nascido por cinco dias, Ana. Estou vivendo uma noite infinita.” p.35


Agora que Christian está com a guarda mais abaixada, Ana começa a descobrir muitos segredos do passado dele, que entender melhor porque ele é do jeito que ela o conheceu. E além disso, as mulheres que foram submissas de Christian a vida toda estão voltando para atormentar o relacionamento deles, elas não aceitam que ele, talvez, tenha se apaixonado. 
Embora ele se mostre diferente agora, continua sendo controlador, e Ana precisa escolher se vai aceita-lo assim ou se vai embora de novo.

"Você me deixou bater em você após o seu lance absurdo de ontem. – Ele sorri com carinho pela memória. – Gosto de punir você. E não acho que um dia essa vontade vá esmorecer… mas estou tentando, e não é tão difícil quanto achei que seria.” p. 211


Esse é o melhor livro dos três, na minha opinião. Porque nesse livro é que realmente se inicia o romance e é nele também que começamos a entender porque Christian é desse jeito. Eu jamais aceitaria ficar com um homem como ele, mas Ana aceita e entende e a gente acompanha com ela esse processo de aceitação.

É interessante conhecer o passado do Christian, nesse momento as coisas passam a ser mais claras e você até passa a aceitar algumas atitudes dele. 
Sem duvidas é um dos livros mais amados/odiados na atualidade porque pega num ponto muito forte e muito complicado que é a violência contra a mulher. Em determinados momentos do livro a gente não sabe se ela aceita porque gosta, porque ama ou porque é intimidada por ele e isso é algo bem perigoso. É uma das partes do livro que diverge a opinião da maioria dos leitores.

O livro continua com muitas cenas eróticas e de conteúdo adulto, portanto não é para todas as idades. As cenas agora vem um pouco acompanhadas de romantismo e menos sádicas mas não pense que Christian deixou seu lado dominador de lado só porque se apaixonou. Isso não aconteceu. 

Na verdade é preciso que você leia pra saber realmente o que você pensa desse livro, ele continua sendo polêmico e trata de assuntos muito delicados. Não é todo mundo que gosta e aceita as decisões dos personagens mas eu acredito que isso seja uma parte interessante da história, você pode não concordar (como eu) mas mesmo assim gostar. 

Um comentário

  1. Ola, primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo blogger sobre leitura. Ler abre os olhos e amplia os horizontes. E de já, aproveitar para fazer um convite especial. Ficarei muito grato e honrado em ter sua sábia opinião sobre a história de Tom Foust, um adolescente de 16 anos que se envolve em um crime que choca a escola onde estuda. É uma narrativa de linguagem simples e direta. Espero que aceite meu convite. beijos!
    https://www.wattpad.com/359501486-tom-foust-revele-se-puder-banana-podre

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)