[Resenha] - Invocadores do Mal - Cheryl A. Wicks com Ed e Lorraine Warren


Editora: Pensamento
Lançamento no Brasil: 2016
Título Original: Ghost tracks
Gênero: Biografia / Parapsicologia / Demonologia / Esoterismo / Estudos de caso
Páginas: 279
ISBN: 978-85-315-1942-0


Originalmente publicado em 2004, "Invocadores do Mal" nos apresenta alguns dos mais de dez mil casos já investigados por Ed e Lorraine Warren. Os estudos de caso presentes neste livro estão organizados de acordo com suas características - mais brandas ou mais sombrias - e dividem-se em cinco seções.

Na seção I temos uma apresentação de Ed e Lorraine, onde eles nos apresentam fatos importantes de suas vidas em relação ao trabalho que realizam em nome de Deus - mostrando quando os dois descobriram e resolveram fazer uso de seus dons para ajudar os outros, entre outras situações muito interessantes. Esta seção abre caminho para a apresentação das demais seções, em que Ed e Lorraine apresentam alguns de seus casos. 

A introdução feita pelo casal de investigadores nos indica o estudo de três casos simples de paranormalidade, com seres espirituais inofensivos (apresentados na seção II), três casos de um nível mais avançado - e mais perigoso - ao envolverem entidades malignas que não mediram esforços para atingir violentamente suas vítimas - como o famoso caso de Amityville - apresentados na seção III e mais alguns estudos de caso, na seção IV, sobre investigações a respeito de acontecimentos que não pareciam realidade, mas algo beirando o ridículo pela maioria da população, sendo o livro finalizado com a seção V e o glossário.

Não importa como oremos ou quais sejam as nossas crenças religiosas; desde que sejam fundamentadas e baseadas em uma fundação sólida de amor por esse Deus e amor pelo próximo - é uma boa religião.

O que me levou a correr atrás de um exemplar deste livro - além do meu fascínio por filmes de terror que quase ninguém consegue compreender - foi a participação exclusiva de Ed e Lorraine Warren. Desde o momento em que tive meu primeiro contato com o filme Invocação do Mal, onde me foram apresentados pela primeira vez, senti uma admiração muito grande por eles, pelo que eles faziam em nome de Deus, lutando contra o mal, ajudando as pessoas - e posso colocar aqui que Ed e Lorraine Warren ganharam uma fã devido à sua imensa coragem.

E, é mais do que óbvio que, quando eu descobri que eles haviam escrito vários livros, resolvi que precisaria lê-los. A maior parte do livro Invocadores do Mal é narrada pelo Ed, que passou a vida estudando a demonologia e por isso possuia um conhecimento imensurável sobre tudo relacionado ao tema. Ed era uma pessoa extremamente inteligente e tinha uma linha de pensamento fascinante; foi incrível constatar que tudo o que ele dizia faz sentido absoluto para mim. 

Durante sua vida como demonologistas, Ed e Lorraine tanto ensinaram quanto aprenderam muito e nos passam por meio deste livro muitos de seus conhecimentos, para que possamos compreender com mais afinco o que eles vivenciaram durante seus 50 anos trabalhando com paranormalidade - e também certos costumes que podem causar mais problemas do que esperamos. Repleto de diversas citações fantásticas, Ed e Lorraine conseguem nos fazer enxergar certas situações com outros olhos e a veracidade dos fatos aqui narrados não torna este livro muito adequado para se ler de noite (tenho que admitir). 

Ressaltamos que, se alguém que não crê em anjos ou em Deus fizer experimentos com preces, o único risco é ter uma surpresa agradável. No entanto, se alguém que não crê no mal e nos demônios faz experimentos com bruxaria e magia negra, o risco é uma vida destruída.

A diagramação do livro está igualmente fantástica, com um ar sério e profissional que faz jus ao conteúdo nele presente. O tamanho da fonte não é tão grande, mas nada que seja desconfortável, e a coloração das páginas também ajuda na fluidez da leitura. A capa do livro também está perfeita e até certo ponto bem aterrorizante com os tons de preto, cinza e marrom em contraste com as letras vermelho sangue do título. 

Reunindo estudos de caso, trechos de palestras e análises de cartas de clientes que tiveram suas vidas atingidas por essas infestações - sejam elas malignas ou não - Invocadores do Mal é uma obra indispensável a todos aqueles que possuem interesse pelo mundo do sobrenatural. Uma leitura mais do que recomendada.

Nenhum comentário

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)