[Resenha] - Só escute - Sarah Dessen


Editora: Seguinte
Lançamento: 2017
Original: Just Listen
Páginas: 346
ISBN: 978-85-5534-058-1

Desde pequena, Annabel sempre foi conhecida, por sua carreira de modelo, como "a garota que tinha tudo". Uma amizade verdadeira de longa data, uma carreira promissora, uma boa família e uma casa admirável. Contudo, as coisas agora estão diferentes e a vida perfeita que ela parecia levar de repente deixou de existir. Uma de suas irmãs passou a apresentar distúrbios alimentares sérios, sua carreira perdeu o encanto aos seus olhos e por um acontecimento que ela mantém fortemente em segredo, Annabel perdeu todos os seus amigos e não tem com quem passar o tempo do almoço na escola.

Em seus momentos de solidão então, Annabel passa a reparar em um outro colega que também passa seus dias sozinho e não parece se importar muito com isso. Owen Armstrong não possui uma imagem muito boa, sendo muito conhecido por seu jeito sério e fisicamente intimidador, mas em um momento de tensão entre Annabel e sua ex-amiga Sophie, é Owen quem lhe oferece a mão. 

Alto, misterioso e obcecado por música, Owen é o tipo de pessoa que teve um passado violento, mas que agora faz uso de vários métodos para mudar e aprender a controlar sua raiva. E dentre suas tantas novas filosofias de vida, a que Owen mais leva a sério é a de sempre falar a verdade e nunca guardar ressentimentos, algo praticamente impossível na vida de Annabel. Pois é por causa deste seu segredo que ela guarda a sete chaves que sua vida inteira desandou. E é neste amigo inesperado que Annabel vai encontrar a força necessária para encarar a verdade e retomar o rumo da sua vida. 


Não era minha culpa. Em um mundo perfeito, eu poderia contar às pessoas o que havia acontecido e, de alguma forma, não sentir vergonha. Na vida real, no entanto, era mais difícil. Eu estava acostumada com as pessoas me observando - fazia parte de quem eu era, desde sempre. Mas, quando soubessem o que tinha acontecido, eu tinha certeza de que olhariam para mim de um jeito diferente.



Como sempre, Sarah Dessen chegou de mansinho com mais um livro e conquistou o seu lugar no meio dos melhores! A autora aborda temas muito interessantes em suas histórias e o faz de maneira tão profunda e singela que eu não consigo não me apaixonar, pois ela coloca tanto encanto em acontecimentos simples da vida que aos meus olhos tudo acaba ficando mais bonito só por ter sido escrito pelas mãos dela.

Os personagens de Sarah sempre são incríveis também, porque são simplesmente gente como a gente, com seus defeitos e inseguranças que refletem o que qualquer um de nós sente na vida real. Annabel tinha tudo para ser a garota perfeita, com a vida perfeita, mas ela possui muitos sentimentos conflitantes dentro de si, os quais não consegue dominar muito bem. Annabel coloca muito dos outros antes de si e é claramente infeliz por isso. Uma garota que fez muitas escolhas erradas que moldaram seu caminho para traze-la ao ponto em que se encontra agora. Por conta de todos os acontecimentos ruins dos últimos tempos em sua vida, Annabel passou a esconder a verdade de todos e o que ela quer já não importa mais. Se ela tiver que mentir pela felicidade dos outros, ela o fará. Por isso que, quando encontra Owen, não consegue entender como alguém pode ser tão sincero e honesto - com o mundo e com si mesmo. 

Em "Só escute", a autora explora o mundo dos relacionamentos familiares, fala sobre amizades verdadeiras e sobre confiança. E como podemos encontrar apoio e força para nos reerguermos naqueles que menos esperamos e que por representarem o oposto de nós, podem em algum sentido, nos ajudar a crescer. 




Nenhum comentário

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)