[Resenha] - A Luneta Âmbar - Phillip Pulman

Editora : Companhia das Letras
Selo : Suma de Letras
Série : Fronteiras do Universo livro III
Título original : The Amber Spyglass
Gênero : Literatura inglesa / Fantasia / Infanto Juvenil
Lançamento : 21/08/2017
Número de Páginas : 504
Tradução : Ana Deiró
ISBN : 9788556510457







Esse é o terceiro livro da trilogia "Fronteiras do Universo". Uma série de fantasia cheia de aventuras filosóficas. Nossa protagonista, Lyra está presa com sua mãe, Sra. Coulter. Will tem a companhia de dois anjos enviados por Lord Asriel, que quer que os seres celestiais levem a sua presença, o portador da Faca Sutil. Ele descobre que os anjos são seres feitos de "Pó", o elemento que parece ser a base de toda a guerra que está por vir. Lorde Asriel quer derrotar "Deus" e precisa da Faca para encontrá-lo e confrontá-lo. A Igreja está atrás de Lyra, afinal a profecia das bruxas a descreve como uma nova Eva, que pode finalmente acabar com a ideia de "Deus" que domina o mundo humano. Mas não é somente a Igreja que procura por Lyra. Will se opõe aos anjos e também quer encontrá-la antes de ir a fortaleza de Lorde Asriel. E no caminho Will encontra um grande aliado nessa busca : Yorek. O urso de armadura amigo de Lyra, está decidido a ajudá-la depois de ter arrumado a confusão em que os ursos viviam.

"Will é o portador da faca sutil. Ele prometera ao pai, no leito de morte, que iria entregar a lâmina terrível ao Lorde Asriel. Está se aproximando uma guerra, a maior guerra de todos os tempos, e a lâmina é a unica arma que pode render o inimigo. Um forasteiro num mundo estranho, Will começa sua jornada perigosa. Mas como pode cumprir a promessa quando Lyra, sua corajosa companheira, está desaparecida?"



Will, Lyra e Iorek conseguem escapar da Sra. Coulter, mas a Faca acaba danificada. Para conseguir repará-la eles terão que adentrar ao mundo dos mortos, onde Will poderá ver seu pai, e Lyra seu antigo amigo Roger. Enquanto isso, a Dra. Malone, continua estudando o Pó, e descobre que Lorde Asriel pretende usar a Faca e o Pó para destronar Deus e criar a República do Céu. Então a Dra consegue criar um incrível instrumento para conseguir ver o Pó a olho nu : a Luneta Âmbar. Deus encarrega Metraton, um anjo de confiança para liderar um exército celestial contra as forças de Lorde Asriel que conta com alguns anjos rebeldes, ursos de armadura, feiticeiros e bruxas. No calor da batalha, Will e Lyra chegam em posse da Faca restaurada. Sacrifícios serão feitos para decidirem o destino de todos os mundos.

"Disse que toda a história da vida humana tem sido uma luta entre o conhecimento e a ignorância. Ela e os anjos rebeldes, os seguidores do conhecimento, sempre tentaram abrir as mentes, a Autoridade e suas igrejas sempre tentaram mantê-las fechadas, ignorantes."



Bem, no fim das contas fiquei um pouco decepcionado com o final da trilogia. Esperava mais, muito mais, pelo que foi apresentado nos livros anteriores. Esse último livro é o que mais tem pontos negativos para mim. Poderia ser enxugado aí uns 30% do livro. Muitos acontecimentos desnecessários que não acrescentaram em nada. Demorei bastante para concluir a leitura por conta disso. Will e Lyra parecem estarem "engessados" e demoram a agir. O que contradiz suas ações nos livros anteriores. Alguns personagens secundários foram irrelevantes no meu ver. Contudo há também pontos positivos. A volta de Iorek foi um grande alento nas partes enfadonhas da história. Um personagem extremamente carismático e empolgante. A crítica que o autor emprega é muito inteligente. Não se pode negar o fato que existem aqueles que usam da fé das pessoas para ludribiá-las. Entendo o fato da trilogia ser considerada um clássico do gênero pela época em que foi escrita; entretanto acredito que se tivesse sido escrita nos nossos atuais dias não causaria assim tanto rebuliço. Em resumo é uma boa trilogia para os amantes da fantasia, repleta de aventuras, magia, mitos, críticas filosóficas e personagens marcantes (ao menos os protagonistas!). Até a próxima pessoal!


"Temos que ser todas essas coisas difíceis como ser alegres, e gentis, e curiosos, e corajosos, e pacientes, e temos que estudar e pensar, e trabalhar com afinco, todos nós, em todos os nossos mundos diferentes, e então construiremos..."

Nenhum comentário

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)

© Blog Leitura Virtual - Por Carol Mariotti - Todos os direitos reservado. Cópia proibida. Tecnologia do Blogger.