[Crítica] - Homem-Aranha: Longe de Casa

Hoje, o filme "Homem-Aranha: Longe de Casa" chega aos cinemas, e foi dito por Kevin Feige (atual presidente da Marvel Studios) que esse filme iria finalizar a Fase 3 do MCU (Marvel Cinematic Universe). O filme se passa logo após o fim do filme "Vingadores: Ultimato", portanto, essa crítica terá spoilers do último filme dos Vingadores!!!

'Homem-Aranha: Longe de Casa': Homem de Ferro aparece em novo pôster oficial; Confira!

Após a morte de Tony Stark (Robert Downey Jr), o mundo começou a acreditar que o Homem-Aranha (Tom Holland) seria o próximo "Homem de Ferro", assumindo a "patente" de suposto Líder dos Vingadores, mas até mesmo o próprio Peter Parker sabe que ele está longe de assumir o manto de seu mentor. 5 anos depois do estalo de dedos de Thanos (Josh Brolyn), todas as pessoas que haviam desaparecido voltaram exatamente no lugar em que estavam quando desapareceram e inclusive, voltaram com a mesma idade e aparência de 5 anos atrás. A turma de Peter Parker acaba saindo de férias para uma viagem pela Europa, e o nosso Amigão da Vizinhança tinha um plano para se declarar durante a viagem para a garota de quem ele gostava, a Michelle Jonnes (Zendaya), também conhecida como MJ, que estaria "substituindo" a Mary Jane, a namorada mais famosa do Homem-Aranha nos quadrinhos. Porém, todo o plano vai por água abaixo quando monstros gigantes, conhecidos como Elementais, começam a atacar diversas partes do mundo, até que o Cabeça de Teia recebe ajuda de um novo herói intitulado Mystério (Jake Gyllenhaal) que havia se aliado ao Nick Fury (Samuel Jackson) para combater esses monstros. 

Logo, Mystério revela que não faz parte do nosso mundo, pois ele e os Elementais vieram de outra realidade, mais especificamente da Terra-833, isso havia deixado vários fãs especulando sobre as possibilidades que teriam daqui em diante, visto que foi confirmado a existência do Multiverso no MCU. Assim, Homem-Aranha acaba se unindo ao Mystério para lutar contra esses monstros, apesar dele querer passar as férias com seus amigos e ainda se declarar para a garota que gosta.

 Sony / Divulgação

Como eu havia informado no começo, esse filme teria a promessa de finalizar a Fase 3 do MCU, porém não foi o que eu senti vendo esse filme. Eu classificaria esse filme como o primeiro da Fase 4, pois eu não achei que ele traz nenhuma conclusão para a Fase 3, muito pelo contrário, ele abre possibilidades para o futuro do MCU, e principalmente, para os futuros filmes do Homem-Aranha. Para quem não sabe, nos quadrinhos, o Mystério é um vilão do Homem-Aranha que não possui poderes, então ele utiliza táticas e equipamentos de ilusionismo para enfrentar o herói, o trailer dá a entender que isso foi drasticamente mudado, mas quem conhece o personagem já imagina o que vai acontecer na história. 

O filme foca bastante no "romance" do Peter com a MJ, isso pode até incomodar algumas pessoas devido à polêmica das diferenças da atriz com a personagem Mary Jane dos quadrinhos, o quesito "aparência" não me incomodou tanto, apesar do seu cabelo liso e ruivo ser uma das grandes marcas da personagem, mas o que me preocupava eram as diferenças na personalidade da personagem, mas no final, isso não me incomodou tanto, eu chego a pensar que ela pode vir a se assemelhando com a personagem dos quadrinhos, lembrando que estou falando do quesito de personalidade. A atriz Zendaya deixou seu cabelo ruivo recentemente como uma brincadeira com os fãs, isso pode significar que a personagem venha se tornar ruiva em algum filme no futuro.

Resultado de imagem para homem aranha longe de casa

Desde a primeira aparição do Homem-Aranha no MCU (em "Capitão América: Guerra Civil"), ele veio mostrando que ainda está "aprendendo" a ser um herói, isso também incomodou alguns fãs, pois o personagem estava se demonstrando muito dependente de seu mentor, Tony Stark, diferente da sua versão nos quadrinhos, que sempre se mostrou sendo um herói muito independente. Eu pensei que isso mudaria com esse filme, pois Peter Parker passou por muita coisa desde então, por isso eu acreditei que veríamos um amadurecimento maior do personagem, mas infelizmente não foi o que eu notei vendo esse filme, pois ele continuou se sentindo muito dependente de seu mentor, mesmo com o fato de Tony Stark ter sido morto.

Eu continuo sentindo a falta de personagens que são muito importantes na história do Peter, como Harry Osborn, Gwen Stacy, Norman Osborn, J. Jonah Jameson, entre outros. Eu acredito que isso quer dizer que o Homem-Aranha tenha uma longa duração no MCU, pois acredito que eles estão guardando o melhor para o futuro, pois quem lê os quadrinhos do Homem-Aranha, sabe que a sua jornada não se passa apenas na escola, mas também no Clarim Diário onde ele trabalhou, na faculdade, no seu trabalho como cientista etc. Então eu espero que no futuro, eles comecem a explorar esse universo, apresentando vilões mais famosos como Duende Verde, Venom, Dr Octopus entre muitos outros da imensa e fantástica lista de vilões do Amigão da Vizinhança.

O filme em si é bem divertido, possui vários Easter-Eggs e referências como já é de costume, apresenta ótimas cenas de ação, com efeitos especiais incríveis, porém o ritmo do filme é um pouco lento no começo, pois a história demora para engatar. Comparando com um livro de 300 páginas, eu diria que ele começa a chamar a atenção a partir da página 100, isso pode até ser ruim, mas a partir do ponto em que a história começa a se desenvolver, o nível do filme só começa a aumentar e na minha opinião, não cai em nenhum momento. Portanto, eu gostei de "Homem-Aranha: Longe de Casa", ainda acho que o filme poderia ser bem melhor em vários aspectos, mas apesar de seus problemas, eu pude me divertir assistindo, acho que o ator Tom Holland é um excelente Homem-Aranha e acredito que ele ainda possui um longo caminho a percorrer como o Amigão da Vizinhança. Lembrando que este filme voltou com uma antiga tradição possuindo DUAS Cenas Pós Créditos que são MUITO importantes!!!

Confira logo abaixo o trailer de "Homem-Aranha: Longe de Casa" !!!

Nenhum comentário

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)