[Resenha] - A Guerra dos Tronos - George R. R. Martin



O verão pode durar décadas. O inverno, toda uma vida. E a guerra dos tronos começou.

Eu aposto que você já deve ter pelos menos ouvido falar na famosa série de TV Game of Thrones. A série foi inspirada na saga de livros "As Crônicas de Gelo e Fogo" do escritor George R. R. Martin. Atualmente a saga está sendo lançada, aguardando o seu sexto volume. Até então, cada temporada abordava o enredo de um livro, porém a partir da sexta temporada, a série não pôde seguir a mesma história dos livros, pois George ainda não terminou de escrever o próximo volume. Portanto, a produtora da série resolveu continuar de forma independente por mais algumas temporadas, que foi finalizada este ano ao lançar a sua oitava temporada que não agradou os fãs de longa data. Por outro lado, Martin já revelou que pretende fazer uma continuação muito diferente da que foi mostrada na TV. Ainda bem!




A história começa em Westeros, o continente da parte Ocidental do Mundo Conhecido. Westeros é governado por um Rei e por uma segunda pessoa no comando que é conhecida como a Mão do Rei, assumindo o Trono de Weteros quando o Rei não está presente. Por conta disso, logo nós percebemos que há uma trama política bem complexa ao redor do TronoEddard Stark é o Guardião do Norte e o Senhor de Winterfell. Após receber a oferta de se tornar a nova Mão do Rei do seu melhor amigo Robert, o atual Rei de Westeros, Eddard parte para Sul para a sua nova função como braço direito do Rei. Stark não fica nem um pouco contente em assumir este posto, pois terá de deixar sua esposa e seus filhos em Winterfell, mas ele acaba aceitando por uma questão de honra, além de ter uma chance maior para investigar a morte da antiga Mão do Rei, Jon Arryn, que acabou sendo morto de forma misteriosa.


O inverno está chegando.

Para além da Muralha de Winterfell, criaturas misteriosas e sombrias começam a aparecer, se preparando para o longo inverno que se aproxima.  Enquanto isso, nas Cidades Livres, o jovem Rei Dragão encontra uma forma de conseguir um novo exército pertencente a Khal Drogo (o atual líder de um povo nômade conhecido como Dothraki), com a finalidade de recuperar a sua herança que lhe foi tomada: O Trono de Westeros. O Rei Dragão não descansará e não poupará esforços para concluir o seu objetivo, nem que isso signifique usar a sua própria irmã Daenerys, forçando ela a se casar com Khal Drogo.




A Guerra dos Tronos é narrada em terceira pessoa e cada capítulo é focado em um personagem. Isso faz com que cada um desses personagens possam ser explorados em vários aspectos com muitos detalhes, mostrando sua história, seus pensamentos, seus desejos e toda a sua motivação dentro do enredo. Inclusive, "detalhe" é o que não falta nesse livro, pois Martin consegue descrever tudo que está acontecendo em cada cena de uma forma incrível, fazendo com que você realmente acabe entrando na história. Confesso que em alguns momentos, isso me incomodou um pouco, pois em algumas situações eu queria muito descobrir o que iria acontecer naquele instante, mas Martin estava explicando o que cada personagem estava vestindo ou fazendo, mas não se preocupe, pois isso não acontece sempre e em diversas ocasiões, esses detalhes são de extrema importância para um determinado acontecimento.

Uma mente necessita de livros da mesma forma que uma espada necessita de uma pedra de amolar se quisermos que se mantenha afiada.

A linguagem do livro é, na maior parte, formal por se tratar de diálogos com famílias reais, isso pode ser um ponto negativo para algumas pessoas por possuir palavras que não fazem parte do nosso cotidiano, mas você se acostuma rapidamente e isso não passa a ser um problema. Assim como na série, o livro apresenta várias cenas pesadas, pois Martin não economiza nem um pouco na violência que normalmente há nas histórias que se passam na Idade Média. O livro não termina com apenas um gancho para o próximo, ele apresenta vários elementos de continuidade, isso normalmente me irrita muito, mas nesse caso, me deixou extremamente animado para ler os próximos volumes.
Eu nunca havia assistido à série ou muito menos lido algum livro de George R. R. Martin, então essas foram as primeiras impressões que tive do universo criado pelo autor e somente pelo primeiro volume, já pude entender porque é um universo tão amado (ou odiado se considerarmos a oitava temporada) pelo público. Muitos chegam a comparar a obra de George com a saga "Senhor dos Anéis" escrita por J. R. R. Tolkien, que influenciou muito na cultura pop que conhecemos hoje.


Um leitor vive mil vidas antes de morrer, o homem que nunca lê vive apenas uma.


As Crônicas de Gelo e Fogo está sendo relançada pela Companhia das Letras através do selo Suma. Até o momento, somente o primeiro volume da saga foi relançado, mas acredito que teremos suas continuações em breve. Se você assistiu somente à série ou nunca leu os livros, agora é um ótimo momento para você aproveitar essa oportunidade de conhecer o universo criado por George R. R. Martin. Portanto, no geral, eu gostei muito do livro, a história me prendeu bastante principalmente na segunda metade, pois é quando os maiores conflitos começam a acontecer. Então, se você gosta de histórias na Idade Média, com uma trama política sensacional e com personagens complexos que criam uma ótima relação com o leitor, esse livro foi feito para você.


Título original: A GAME OF THRONES
Tradução: Jorge Candeias
Páginas: 600
Formato: 16.00 X 23.00 cm
Peso: 0.780 kg
Acabamento: Brochura com Orelha Especial
Lançamento: 25/03/2019
ISBN: 9788556510785
Selo: Suma

Nenhum comentário

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)