[Resenha] - O Mundo da Escrita - Martin Puchner

ISBN-13: 9788535932225
ISBN-10: 8535932224
Ano: 2019 / Páginas: 456
Idioma: português
Editora: Companhia das Letras


O mundo da Escrita é uma verdadeira viagem através do tempo e da literatura. Ele começa explicando de onde iniciou a escrita sem desenhos, como tranformaram simbolos em letras e criaram o primeiro alfabeto do mundo. A partir disso iniciamos o mundo das histórias escritas e que eram passadas de geração em geração através da contação e da leitura. 
Através das páginas desse livro percebemos como a literatura moldou a nossa sociedade e claramente ela teria caminhado para outros lados se não houve a história escrita. 
O livro inteiro é cheio de conexões para um aprofundamento da história. E a cada sinalização podemos ir até seu final para checar mais informações sobre aquilo que está sendo falado (confesso que prefiro notas de rodapé, acho mais simples de agregar a leitura do que toda hora ter que ir até o final do livro).
O livro passa por todos os pontos importantes da história fazendo conexões com a literatura da época. Mas a parte mais interessante pra mim por quando ele chegou em Hogwarts e se rendeu a universo Harry Potter. Cheio de preconceitos como a maioria dos escritores tradicionais, Martin Puchner teve que dar o braço a torcer de que a história é boa e cheia de boas conexões. Ele evidenciou aquilo que já sabiamos: quem cresceu com Harry Potter sabe da genialidade desse bruxinho e dessa história. Mas uma vez ele conecta isso a sociedade da época, aquela mesma que hoje prefere e-books do que livros fisicos.

"Suponho que a geração que cresceu dessa maneira foi a daqueles que tinham nova ou dez anos em 1997, quando saiu o primeiro tomo, e que teve de aguardar a publicação de cada volume enquanto ficava mais velho" - p. 374


Não poderia ter sido deixado de lado a gigante Amazon e sua facilitação da aproximação entre autores e leitores. Hoje é mais fácil publicar - mesmo que em formato digital - do que era há 10 anos. O mundo da escrita foi modificado pelo surgimento da tecnologia. E os livros hoje em dia chegam muito mais longe do que chegavam antes da internet.
O livro é sensacional. Pra quem gosta de História e Livros ele é uma dose incrivel de informação e cultura. Saber como cada povo lidou com a literatura foi muito interessante, inclusive ler a parte que vivi me mostrou diferentes perspectivas daquilo que vivenciei e isso foi incrivel.
Não é um livro de histórias como eu estou acostumada a ler, é uma aula de história de 456 páginas, que conta através de uma unica narrativa toda a história da escrita e o mundo em que ela sobreviveu desde que ela foi criada. 

Vale ressaltar que li o livro em doses homeopáticas porque senti falta de ler ficção, romance, suspense. Então precisei intercalar ele com outras leituras. Mas isso não diminui em nada a grandiosidade desse livro. Saber como tudo começou e foi perpetuado ao longo da história faz qualquer fã de livro pirar. 

Nenhum comentário

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)