Lendo Harry Potter pela primeira vez

No começo de 2019, o Leitura Virtual organizou uma leitura coletiva dos sete livros da saga Harry Potter. Eu havia lido os quatro primeiros volumes e nunca havia assistido a nenhum filme da saga antes. Eu estava prestes a seguir em frente, mas decidi voltar para poder participar dos debates que ocorriam depois que os participantes lessem o livro do mês. Eu já terminei o sétimo livro e li o roteiro de Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, portanto já terminei a saga, por isso, eu vou explicar como foi a experiência de um garoto de 16 anos lendo a saga Harry Potter 13 anos após o lançamento do último livro.

ESSE POST POSSUI SPOILERS DA SAGA HARRY POTTER!


Resultado de imagem para harry potter livros

Atualmente, se você se atrasa uma semana para consumir algum tipo de mídia como filmes, livros ou séries o mundo vira um campo minado de spoilers, e infelizmente, com Harry Potter não é diferente. Eu já havia recebido alguns spoilers referente a personagens que iriam morrer ou certos detalhes que fariam diferença no enredo, mas acho que eu consegui me esquivar muito bem de vários spoilers, pois apesar dos que eu já havia recebido, nenhum deles estragou a minha experiência, muito pelo contrário, me deixaram ansioso para alguns acontecimentos, pois eu ficava imaginando como ou quando eles iriam acontecer. Não me entenda mal, não estou dizendo que spoilers não são tão ruins, pois são, mas no meu caso, eles não me atrapalharam tanto. Confesso que em algumas ocasiões eu fiquei com muita raiva de algumas pessoas que me deram certos spoilers, como foi o caso de quando me contaram que os personagens Sirius e Dobby iriam morrer. 

Um outro spoiler que eu não gostei de ter tomado foi quando soube que Alvo Dumbledore iria morrer em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, mas nesse caso, não tinha como eu ter evitado, pois eu soube disso quando assisti ao episódio 15 da 6ª temporada da série The Big Bang Theory, onde o personagem Leonard (Johnny Galecki) contou ao Sheldon (Jim Parsons) que estava lendo Harry Potter e o Enigma do Príncipe até que Sheldon decidiu simplesmente dizer "Que legal, o Dumbledore morre no final desse livro!". A expressão de indignação na cara do Leonard foi exatamente igual a minha quando ouvi aquilo. Não seja como o Sheldon, spoilers não são legais!


Imagem relacionada

Antes de ler todos os livros, eu ouvia muitas pessoas que diziam "Essa saga é incrível, tudo faz sentido no final". Para ser sincero, eu achava que era algum tipo de exagero criado pelo fandom de Harry Potter, mas eu não podia estar mais enganado. Quando finalizei Harry Potter e as Relíquias da Morte eu precisei de um tempo para processar todas aquelas informações, pois afinal tiveram muitos acontecimentos intensos. Começando pelas mortes de vários personagens queridos que acabaram comigo. Eu sabia que vários personagens morreriam nesse último livro, mas vários deles eu não fazia a menor ideia, como foi o caso do Alastor Moody, eu queria ter visto mais do personagem, pois foi revelado no fim de Harry Potter e o Cálice de Fogo que a maior parte do tempo em que o Auror apareceu era, na verdade, um Comensal da Morte disfarçado (inclusive, essa foi uma informação que me chocou muito quando eu li pela primeira vez). 

Outro personagem que acabou se encontrando com a morte foi o Fred Weasley e acho que essa foi uma das mais marcantes para mim, pois ele havia acabado de elogiar seu irmão Percy que tinha se reconciliado com a família, mas acabou sendo morto na batalha de Hogwarts e vale destacar que é citado no livro que ele morreu alegre e sorrindo como era de se esperar de um dos gêmeos Weasley. Lupin e Tonks formaram um casal que eu fiquei extremamente feliz quando soube que eles haviam tido um filho, mas infelizmente o pequeno Ted Lupin não conheceu seus pais pessoalmente porque ambos foram mortos pelo Comensal da Morte Dolohov. Eu gostaria ter visto mais de Ted Lupin tanto no epílogo quanto em A Criança Amaldiçoada, mas por enquanto esse vai ser um trabalho para os escritores de fanfics. 

Resultado de imagem para delphini riddle 
Harry Potter e a Criança Amaldiçoada se tornou um livro extremamente polêmico desde o seu lançamento, isso acontece por conta de alguns detalhes que não fazem jus a saga. Primeiro de tudo, eu acho que colocar a filha do Voldemort na história não foi uma boa ideia, pois eu nunca imaginei que o Voldemort poderia construir uma relação com outra pessoa a ponto de ter uma filha, mesmo sendo com a Bellatrix. Isso contradiz totalmente o personagem, pois um dos motivos para o Tom Riddle ter se tornado o Voldemort foi porque o seu nascimento não possuiu nenhuma relação de amor verdadeiro, visto que sua mãe usou uma poção do amor para fazer com que o Tom Riddle Sr. (pai de Voldemort) Se "apaixonasse" por ela. Me desculpe se você gosta dessa personagem, mas eu não consigo imaginar que Voldemort se preocupou em ter uma filha enquanto organizava seus planos para a criação das horcruxes.

 
Harry Potter é uma saga que soube construir seus personagens de uma forma sensacional, pois ao decorrer dos livros nós podemos perceber o desenvolvimento e o amadurecimento que os mesmos tiveram. Se formos analisar toda a saga, conseguimos ver que os dois primeiros livros eram bem leves com muitas cenas de humor, já no terceiro livro, nós somos apresentados aos Dementadores que são a personificação da depressão no mundo de Harry Potter, em Cálice de Fogo, nós conhecemos os Comensais da Morte e vimos o retorno de Voldemort, em Ordem da Fênix, vimos Harry e seus amigos lutando contra as mentiras ditas pelo profeta diário e o regime autoritário de Dolores Umbridge (pior personagem da saga) em Hogwarts, em Enigma do Príncipe, nós descobrimos o passado do Lord das Trevas desde quando ele era Tom Riddle e em Relíquias da Morte vimos a conclusão da grande batalha entre Harry e Voldemort que afetou todo o mundo bruxo. Acho que deu para perceber a diferença dos tons que a saga sofreu com o passar do tempo, acho que isso se deve ao fato de que tanto a autora quanto os fãs foram amadurecendo e isso claramente afetou a saga de uma maneira muito positiva na minha opinião.

Imagem relacionada
 
Portanto, a saga Harry Potter finalizou de uma forma sensacional e acho que não precisaria de uma oitava história, inclusive eu não consideraria Harry Potter e a Criança Amaldiçoada como parte do cânone, pois eu achei que o fim apresentado em Harry Potter e as Relíquias da Morte foi perfeito para a conclusão dessa saga nos dando a possibilidade de imaginar como os personagens que tanto gostamos como Harry, Hermione, Rony, Gina, Neville, Luna e muitos outros seguiram suas vidas depois disso.

E não deixe de conferir o último vídeo da leitura coletiva de Harry Potter lançado até o momento!



Nenhum comentário

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)

© Blog Leitura Virtual - Por Carol Mariotti - Todos os direitos reservado. Cópia proibida. Tecnologia do Blogger.