[Resenha] Mitologia Nórdica - Neil Gaiman


Você provavelmente já conhece os personagens Thor, Loki e Odin dos quadrinhos da Marvel Comics, mas por acaso você sabe como esses personagens eram retratados pelos povos escandinavos? Os mitos nórdicos da Era Viking influenciam diversos elementos da cultura pop que vemos nos dias de hoje, desde jogos incríveis como God Of War (2018) até filmes blockbusters da Marvel como Os Vingadores (2012) e Thor: Ragnarok (2017)Neil Gaiman é um escritor, nascido no Reino Unido, responsável por diversas obras de grande sucesso como Deuses Americanos, Coraline, Lugar Nenhum, Sandman etc. Muitas de suas histórias, que ganharam adaptações tanto para a TV quanto para o cinema, são influenciadas por diversas mitologias de diferentes culturas, entretanto, neste livro Gaiman revela que a mitologia nórdica sempre teve um lugar especial em seu coração desde a sua infância, quando descobriu as histórias em quadrinhos do Poderoso Thor, o deus do trovão de Stan Lee e Jack Kirby.

Antes do princípio, não havia nada - nem terra, nem paraíso, nem estrelas, nem céu -, existia apenas o mundo feito de névoa, sem forma, nem contorno, e o mundo feito de fogo, eternamente em chamas.

Fascinado pelas aventuras do deus nórdico, Gaiman acabou pegando emprestado o livro Myths of the Norsemen, de Roger Lancelyn Green, onde ele descobriu que Thor não era um galã loiro e gente boa, Odin não era um rei tão nobre e bondoso assim e Loki não era necessariamente um grande vilão que vestia um elmo com chifres como geralmente é retratado. Além disso, Asgard, o reino dos deuses Aesir, não era uma grande cidade parecida com cenários de ficção científica, mas sim um grande salão cheio de deuses vikings. A partir disso, Gaiman se apaixonou por esse universo e desde então vem se aprofundando no assunto, até que em 2017 ele publicou este livro pela editora Intrínseca, que contém 15 contos que narram a história desde a criação do universo e do primeiro ser até os acontecimentos que levam ao Ragnarok, o fim dos tempos (esse livro é praticamente uma "Bíblia Viking"). O autor também afirma que tentou retratar essas histórias da maneira mais próxima possível das lendas originais, entretanto, vale ressaltar que muitos documentos daquela época foram perdidos com o passar do tempo, então é provável que haja algumas lacunas.

Eu já curtia algumas obras do Neil Gaiman como Sandman e Good Omens, mas até então, eu não tinha muito conhecimento sobre a Mitologia Nórdica além do que geralmente é mostrado nas histórias da Marvel, então a experiência acabou sendo bastante interessante, justamente por mostrar versões diferentes de personagens que eu já conhecia, mas com uma pegada completamente diferente e sob a perspectiva de um autor que eu já era um pouco familiarizado. Confesso que alguns contos pareciam meio aleatórios no início, pois pareciam que não iam levar a lugar nenhum como "Ok, a Lady Sif perdeu os cabelos, mas e daí?" (não é spoiler, pois esse é o início de um dos contos). Entretanto, o final sempre acabava sendo surpreendente de alguma forma (alguns foram MUITO surpreendentes!).
 
Eu não entendia muito bem quando ouvia várias pessoas comentando sobre acontecimentos curiosos como o fato do Loki ter um filho na forma de um potro (sim, é isso mesmo!) e a maneira como essa e várias outras histórias são contadas no livro é muito bacana, pois eu sempre acabava sendo pego de surpresa. Eu acabei gostando bastante da forma como o Loki e o Thor foram retratados nesse livro, pois em vários momentos dá para ver que a relação deles é sempre... complicada, de forma muito similar com a que foi mostrada no filme Thor: Ragnarok (2017)
 
Portanto, não tem como eu garantir que esse livro vai ser bom para quem já sabe muito sobre o tema ou para quem já conhece essas histórias, mas mesmo assim eu daria um voto de confiança, pois é um livro relativamente curto e a escrita do Gaiman costuma ser bem tranquila, mas profunda em alguns aspectos, além de muito divertida. Se você, assim como eu, possui curiosidade sobre o assunto, esse livro com certeza vai acabar sendo interessante para você.

A recém-criada luz do sol refletirá nos homens do xadrez, em uma tarde perfeita. Balder vai sorrir como o sol nascente, estender a mão e mover a primeira peça.


(Foto de Neil Gaiman segurando seu livro retirada do perfil @neilmself)

Título original: Norse Mythology
Tradução: Edmundo Barreiros
Páginas: 288
Formato: 14 x 21 x 2,3 cm
ISBN: 978-85-510-0128-8
E-ISBN: 978-85-510-0129-5
Lançamento: 2017

 

Nenhum comentário

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)