Eu li o último livro de Trono de Vidro - Reino das Cinzas - Sarah J. Maas




Oi gente, é isso mesmo que você leu no título, depois de 1 ano e meio eu finalmente conclui a série Trono de Vidro. Foram muitas emoções, só quem leu sabe, mas concluo dizendo que é umas das melhores histórias que eu já li na minha vida, se não for a melhor!!!

Vou deixar pra vocês aqui o vídeo do vlog de leitura que eu fiz durante a leitura e após isso eu vou falar um pouco sobre o que eu achei e ai terá spoiler.



ATENÇÃO - SPOILER ABAIXO:

Como vocês viram no vídeo eu fiquei muito abalada com uma parte em especial. A renuncia das Treze acabou comigo de todas as formas possíveis. Eu não consigo dizer pra vocês como isso me abalou.
Não sei o que foi pior: a renuncia em si, o motivo ou a narração pelos olhos da Manon que fez tudo ficar mais dolorido. 
Aquelas 12 bruxas acreditavam tanto naquela Líder Alada que entregaram suas vidas porque acreditavam que ela daria um jeito de acabar com a maldição (Viva, Manon!), e no final das contas foi o próprio sacrifício delas que quebrou a maldição. Não consigo nem imaginar sonhar com uma causa tanto assim a ponto de fazer tudo isso sem saber se daria certo ou não. 
A narração mostrando a queda de uma por uma pelos nomes foi tão emocionante que eu não conseguia continuar lendo por causa das lágrimas que embaçavam tudo. Foi muito triste mesmo! Pra mim, a cena mais triste de toda a saga. 
"Seja a ponte, seja a luz. Quando o ferro derreter, quando botões de primavera florescerem nos campos outrora manchados de sangue... deixe que a terra testemunhe. E retorne para casa."

Sobre as gratas surpresas desse livro eu amei o quanto a Aelin se tornou a cara dos sonhadores por um mundo melhor. Essa frase, inclusive, dita tantas vezes em forma de promessa também me emociona demais. Ela era uma jovem rainha, que amava seu reino, mas que era jovem demais quando perdeu tudo e todos e precisou aprender a levar a vida como deu. Mas a gente nota que Aelin nunca deixou de querer lutar pela sua casa. Ela já tinha aceitado o destino, ela aceitaria a morte e estaria tudo bem desde que Terrasen estivesse livre e que seu povo pudesse reconstruir o mundo.  

"O mundo será salvo, e refeito pelos sonhadores."

Voltando a parte do mundo melhor, Aelin promete isso a todos os possíveis aliados, e todos eles são um bando de deslocados, que sabem que não tem espaço naquele mundo, mas podem ter caso ele seja de fato refeito. Quando Manon chega em Terrasen com um exercito inteiro de Bruxas Crochan e fala que veio para honrar uma promessa feita a Aelin ela deixa claro que todos estão ali porque a princesa conquistou o direito de ter aqueles aliados, essa trajetória da (primeiro) Celaena e (depois) Aelin é que mostra o quando essa personagem é incrível e bem construída. 
"— Nós viemos — Manon disse, alto suficiente para que toda a muralha ouvisse. — Para honrar uma promessa feita a Aelin Galathynius. Para lutar pelo que ela nos prometeu. 
E Darrow perguntou baixo: 
— E o que ela prometeu? 
Manon sorriu para ele. 
— Um mundo melhor."

 Essa cena é a exata hora que o Darrow percebe que não pode lutar contra uma guerreira que nasceu pra ser a rainha daquele povo, foi nessa hora que ele desistiu de tentar ir contra isso. Aelin era rainha não só por direito, mas por merecimento e renuncias. Só ela abriu mão de tanto para que Terrasen pudesse ter uma chance pelo menos.

Enfim pessoal, foi isso, lógico que já estou com os olhos cheiros de lagrimas de novo! Espero que gostem do vídeo e comentem aqui o que acharam da leitura. Espero vocês na releitura!!!

Nenhum comentário

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)