[Resenha] Todo Esse Tempo - Mikki Daughtry e Rachael Lippincott

Kyle tem um plano para a noite da formatura. Com um presente de grande valor escolhido cuidadosamente como um pedido de desculpas à namorada, Kimberly, por algo que ele não sabe exatamente o quê, Kyle pretende ajeitar as coisas na noite da festa. Porém, nada saiu como o planejado e ele descobre que Kim estava escondendo um segredo: ela não pretendia realizar os planos que, antes, havia feito junto com Kyle, e havia se candidatado à uma universidade diferente para aprender mais sobre ela mesma sem a presença constante dele.

O sentimento de traição que essa descoberta despertou em Kyle fez com que ele e Kimberly entrassem no carro durante uma intensa tempestade e tivessem uma discussão, que acabou levando a um grave acidente na estrada. Um tempo depois, Kyle acorda no hospital e descobre, por meio de seu amigo Sam, que Kimberly não havia sobrevivido ao acidente. Com essa notícia, e em um estado de culpa e não aceitação, Kyle perde o interesse pela vida e mesmo depois de voltar para casa, a única coisa que faz é passar os seus dias dormindo em seu quarto, no porão. Atormentado constantemente por visões da namorada morta, Kyle não sabe se está ficando louco ou se tudo aquilo não passa de uma consequência relacionada ao traumatismo craniano que sofreu no acidente.

E por causa dessas visões, todos os dias Kyle vai ao cemitério contemplar o túmulo de Kimberly, até que um dia, ele conhece Marley, uma garota que também passa boa parte do seu tempo contemplando uma cerejeira no cemitério. De início à contragosto, Kyle começa a conversar com a garota, não conseguindo ignorar o sentimento de que a conhece de algum lugar. Com o passar dos dias, Kyle e Marley vão se tornando amigos e, consequentemente, algo maior. O que Kyle não esperava era que, repentinamente, tudo na sua vida mudaria e ele não estaria pronto para aceitar facilmente essa nova realidade. 


O QUE EU ACHEI DO LIVRO

"Todo Esse Tempo" é um livro que para mim resultou em uma leitura um tanto curiosa, me trazendo sentimentos diversos e opostos, a ponto de eu não saber muito bem se gostei ou não do livro. Acredito eu, depois de muito pensar, que ele conquista o título de livro que "gostei" porque seus pontos positivos foram bastante fortes, mas também leva o complemento "mas não sei se lerei de novo", porque os pontos que me incomodaram foram igualmente relevantes para mim durante a leitura.

Não me interpretem mal, é uma história muito interessante de ler, ela engata porque você quer saber o que está acontecendo no mundo de Kyle, mas sob o meu ponto de vista, o livro trouxe alguns acontecimentos que me fizeram perder um pouco a vontade de vivenciar essa história novamente. E ainda por esperar muito dele, eu me decepcionei um pouco. O que acontece com o protagonista é, sim, capaz de prender o leitor, mas eu vi isso mais como uma vontade de descobrir o que estava acontecendo, de onde ele conhecia Marley, como ele iria se curar das alucinações que estava tendo por conta do ferimento causado pelo acidente, do que propriamente ler porque estava encantada com a narrativa, a escrita ou até mesmo a história em si. Para mim, demorou para engrenar e houveram muitos altos e baixos.

Fica até um pouco difícil para mim, explicar tudo com cuidado para não passar spoilers para quem ainda não leu, e fazer vocês entenderem o que eu senti durante a leitura, resumindo tudo de forma muito vaga. Mas esses altos e baixos acabaram floreando demais e trazendo certa confusão para a história, a ponto de eu me sentir cansada de ler e de me deparar com mais uma mudança brusca de rumo. E eu me senti oscilar demais, o que me fazia cada vez mais querer terminar o livro logo.

Como eu mencionei antes, o livro não é ruim. Pelo contrário, é uma história boa, com ideias bem interessantes quando você entende o que está acontecendo, mas é uma história boa desenvolvida de forma cansativa. As autoras Mikki Daughtry e Rachael Lippincott conseguiram unir suas ideias de maneira convincente - eu normalmente não gosto muito de livros escritos por duas pessoas - mas a sensação que eu tive era que, a cada momento que as coisas pareciam estar chegando em algum lugar, tudo mudava e a confusão voltava, de mãos dadas com o cansaço.

O primeiro plot twist da história, que acontece no meio do livro, me pegou de surpresa depois de um período de preguiça na leitura de um romance meio água com açúcar (o que eu não esperava desse livro quando ganhei) e algumas páginas depois, senti a leitura engrenar novamente, igual ao começo do livro. Mas depois de um tempo fluindo bem, já voltou para a zona de "história que não me traz emoção". Por isso descrevi esse livro como uma leitura oscilante, com altos e baixos que, ora fazem o livro interessante,  ora deixam sem muita graça. 

Mas somente lendo mesmo para tirar suas próprias conclusões quanto às reviravoltas que as autoras criaram em "Todo Esse Tempo". Como eu disse, a história em si é muito boa. Dê uma chance, você pode se apaixonar mais do que eu!

NOTA: 3,5/5

TODO ESSE TEMPO - MIKKI DAUGHTRY E RACHAEL LIPPINCOTT

Editora: Globo
Gênero: Romance
Páginas: 331
Título Original: All This Time

Nenhum comentário

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)