[Resenha] - Como eu era antes de você - Jojo Moyes

Lou é uma jovem de 26 anos acomodada com a pequena vida que leva, é garçonete há anos e não pretende mudar de emprego até que o café onde trabalha fecha e ela se vê obrigada a procurar outro emprego. Ela namora Patrick há 7 anos mas sabe que não é prioridade na vida do namorado, mas ela também não liga muito pra isso. Sem qualificações para um bom emprego, Lou se vê aceitando cuidar do tetraplégico Will, um homem amargo que não aceita sua nova condição e por isso trata todos com arrogância e mal humor. Não é diferente com Lou, quando a moça sem qualificação chega Will faz de tudo para afastá-la e ela percebe que não e bem vinda por lá e até pensa em desistir, porém não pode porque sua família precisa do dinheiro de ser salário. 
Quando Lou começa a mostrar seu jeito alegre e cativante, Will sai da defensiva e os dois começam a se dar bem, entretanto Lou descobre que Will quer dar um fim a sua vida, e que prometeu a sua família apenas mais 6 meses de vida e que acabando o prazo ele iria a uma clínica na Suíça que dá fim a vida de quem não quer mais viver. 
Lou então começa uma briga contra o tempo para convencer Will de que é possível viver e que ainda há muito o que ele pode fazer. Ela planeja passeios, pequenas viagens, cinemas, concertos e tudo o que acha que Will pode gostar de fazer e o rapaz que antes não saia de casa de pega dançando em um casamento.

"Não dei nenhuma opção a ele. Sentei com cuidado no seu colo e coloquei os braços no pescoço dele para me firmar. Ele olhou bem nos meus olhos um estante, como se pensasse se podia recusar o convite. Depois, surpreendentemente, conduziu a cadeira para a pista e começou a dar pequenas voltas sob as luzes faiscantes dos globos de luz"

O emprego de Lou e a obsessão de Patrick com a boa forma fez com que os dois se afastassem e acabassem passando pouco tempo juntos, por isso Patrick começa a sentir ciumes de Will e isso leva ao fim do relacionamento dos dois, deixando realmente o caminho livre para Lou e Will viverem uma estória. 
Mas o tempo ta acabando e Will não parece realmente convencido a desistir do seu plano de morte, e Lou terá que pensar o que pode fazer uma pessoa dependente dos outros até para as tarefas mais básicas voltar a ter vontade de viver. 

O livro é narrado por Lou, mas em alguns poucos capítulos temos a narração de alguns personagens. O final é surpreendente, não que isso seja algo positivo. Ouvi falar tão bem do livro em outras resenhas ou nos grupos do facebook que achei que era melhor do que realmente é. Não me emocionou, é uma leitura leve, bonita e tem um enredo agradável. Vale a pena a leitura porém poderia ter um final melhor.

Resenha por Carol Mariotti

8 comentários

  1. Eu sempre quis ler esse livro, depois que li a resenha, quero comprar agora ele!

    ResponderExcluir
  2. Amei esse livro é ótimo, eu achei muito emocionante, chorei muito no final, estou super curiosa pra ver o filme que vão fazer baseado nele.

    ResponderExcluir
  3. Amo demais paixão esse livro e me emocionei demais!
    http://keuleal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Muitas pessoas haviam me indicado, e agora que li essa resenha mais detalhada, estou apaixonada pelo livro!

    ResponderExcluir
  5. Carol adorei o livro, concordo com vc faltou a narrativa do Will, e o fato de que tbm senti que ele teve por ela uma gratidão profunda. Em relação a continuação do Depois de vc achei desnecessário. a visão do Will sobre a Louisa ficaria muito mais interessante no Como eu era antes de você.

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)