[Os leitores votaram] - Os 10 livros que todo mundo deve ler antes de morrer

Durante o mês de outubro os leitores do Leitura Virtual puderam votar, entre uma lista indicada por diversos leitores, nos livros que consideravam que todo mundo deveria ler antes de morrer. E agora eu vou revelar pra vocês quais foram os livros mais votados. Vocês fazem alguma ideia? Vou adiantar que é uma lista nada surpreendente.


10º colocado: Trilogia Divergente: 

Com o recente fim da trilogia e a estreia do primeiro filme, Divergente tem conquistado cada vez mais fãs. Uma estória original e cativante que faz você querer ler os livros correndo pra saber o final. O casal Tris e Quatro tem uma química maravilhosa e aposto que todas as meninas já sonharam com um Tobias daquele (*-*). Devo dizer que a qualidade dos livros cai um pouco, o desfecho não é tão incrível como o inicio proposto pela autora. Mas isso é uma opinião minha, pode ser que muitos de vocês não compartilhem da mesma. O que todos nós sabemos é que é uma estória pra ficar na memória e que com certeza todos deveriam ler.



9º colocado: O Pequeno Príncipe: Me arrisco a dizer que 80% dos leitores tem esse livro na estante. É sem dúvidas um clássico que ultrapassou gerações e ainda é muito vivo entre os leitores. A busca do menino louro por sentimentos diferentes e depois descobri que tudo o que ele mais precisava estava em casa, e não havia como voltar é muito emocionante. O amor do príncipe pela sua rosa e a amizade entre ele e a raposa nos fazem viajar por um mundo maravilhoso de auto descoberta. Ser criança é maravilhoso e deixar a criança que você foi viver dentro de você é melhor ainda.





8º colocado: O diário de Anne Frank: 

A veracidade dos fatos narrados pela jovem Anne durante o holocausto é parte determinante nesse livro. Provavelmente todos que leem ficam imaginando como seria viver nas condições precárias que a família Frank viveram naquela dias terríveis, e pior de tudo, para no final serem pegos. Os pensamentos da adolescente tentando entender o motivos de estar sendo perseguida nos trás sentimentos controversos, por um lado já sabemos o que lhe aconteceu mas ainda sim torcemos para que tudo dê certo e que sua família consiga fugir dos nazistas. É com certeza um livro que muda a vida de quem lê.




7º colocado: Bíblia: 
Um dos livros mais antigos já publicados, a Bíblia é o livro mais vendido de todos os tempos, além de ter sido traduzida para todas as línguas. Mas isso não quer dizer que todo mundo já o leu. Muitas pessoas até tem em casa, mas são as poucas que leem e entendem o seu conteúdo. Poder ser motivo de discórdia entre muitos leitores, já que as pessoas costumam ter opiniões muito diferentes sobre esse livro.





6º colocado: A culpa é das estrelas: 

O livro badalou os grupos e time limes do facebook. Simplesmente o livro mais famoso entre os jovens. Chegou a ser chamado de modinha e até criticado "não é tudo isso que dizem". Mas a verdade é que John Green criou um romance adolescente completamente diferente de todos já publicados. Com um tema delicado e pouco explanado pelos autores, ele arrebatou milhares de fãs por onde passa. Hazel e Gus conquistaram e arrasaram corações. E isso deveria ser sentido por todo mundo.




5º colocado: As crônicas de Narnia: 
Uma serie muito conhecida não só entre os leitores, pois virou filme em mais de uma vez. É uma fantasia incrível que nos faz querer viajar para dentro do guarda roupa e viver as aventuras que só quem já foi para Narnia pode descrever. Acredito que ao abrir o livro entramos diretamente em Narnia. E só quem já leu pode dizer o quanto isso é emocionante. 





4º colocado: Percy Jackson: 

A estória do semideus conquistou milhares de leitores por todo e mundo. A escrita perfeita de Riordan fez a saga ser tão aclamada que teve continuação, e mesmo com o fim nesse ano deixou todos com gosto de quero mais. Quem sabe o Rick não resolve começar uma nova saga? Enquanto isso, a cada dia, mais e mais leitores continuam a ser conquistados pela estória do semideus mais amado desse planeta. 




3º colocado: A menina que roubava livros: 
Mais um livro que fala sobre o Holocausto, mas dessa vez vemos a visão de uma menina quando sua família resolve abrigar um judeu, é interessante ver o outro lado da estória, onde mostra que nem todos os Alemães estavam de acordo com o tratamento dados aos judeus. Além disso, é mostrado também a vida das famílias menos desfavorecidas que precisavam fazer de tudo para colocar comida na mesa. É um livro que nos faz refletir sobre todos os pontos da segunda guerra mundial.




2º colocado: Jogos Vorazes: 
A Trilogia do momento. Estamos ansiosamente esperando o lançamento do primeiro filme de A esperança. E em todos os lugares encontramos pessoas que leem, assistem e são fãs. A distopia invadiu o mercado literário e encantou milhares de pessoas, mesmo com uma proposta audaciosa, onde jovens são obrigados a lutar até morrerem, o livro não é sombrio e pode ser lido por adolescentes já que sua linguagem é clara e inocente.





1º colocado: Harry Potter: 

Melhor do que estar em evidencia é ser lembrando mesmo depois do fim. É assim com a saga Harry Potter, os personagens, as lutas, a linguagem, os lugares: Cada parte do livro nos faz querer viver em Hogwarts, ser bruxo e ter uma varinha. Não é atoa que durante 7 livros e 8 filmes fomos emocionados pelos detalhes. É incrível que JK tenha escrito um mundo inteiro completamente novo e diferente de tudo o que já tínhamos visto. Acho que é por isso e talvez mais que Harry Potter foi considerado o livro que todo mundo deveria ler antes de morrer. Mesmo que você não goste, é preciso ler para conhecer esse mundo, porque todos deveriam conhecer esse mundo.




Então, o que achou da lista? Você pode conferir os outros indicados na enquete abaixo. Lembrando que os livros contidos aqui foram indicados e votados pelos leitores do blog.




3 comentários

  1. Oi Carolina,
    Tudo bom?
    Meu nome é Raquel Machado sou autora do livro Vingança Mortal e te achei pela blogosfera. Achei muito legal seu blog e seus posts. Queria te convidar a conhecer meu blog também e um pouquinho mais do meu livro, e se tiver interesse estou aberta a parcerias com blogueiros e só me enviar um e-mail "raquel.machado2014@yahoo.com.br"
    Beijos
    Raquel Machado
    Escritora Vingança Mortal
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/p/vinganca-mortal.html

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Curti a lista, alguns ai já li, mas outros estão parados na minha estante há anos.
    Abraços
    Melissa
    De Coisas por Aí

    ResponderExcluir
  3. Muito legal. A maioria já li e indico.
    P.S. A seleção, é ótima.

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)