[Resenha] - Se eu ficar - Gayle Forman

Mia é uma violoncelista que está no último ano do colegial. Sua família tipicamente rockeira não entende porque Mia escolheu a música clássica e apenas da jovem se sentir fora de sintonia isso não atrapalha no ótimo convívio com os pais e o irmão mais novo Teddy. Além disso tem Adam, o vocalista e guitarrista de uma banda de rock que inexplicavelmente se apaixonou por Mia e eles namoram há algum tempo. 
Depois de serem dispensados das aulas e do trabalho por causa de uma nevasca inesperada, a família de Mia resolve fazer visitas a velhos amigos e jantar com os avós. Porém no caminho acontece um acidente horrível que mata os pais de Mia e deixa os filhos gravemente feridos. Mia acorda fora de ser corpo, meio fantasma, porém viva e vê todo o processo dos médicos para tentar salvar a sua vida. 
Logo Mia descobre o que está acontecendo: ela tem uma escolha. Ela pode ficar, sobreviver e tentar seguir sua vida ou ela pode se entregar, morrer, ir embora. 
Durante as 24 horas que se segue ao acidente Mia recorda momentos vividos por ela e sua família, Adam e sua melhor amiga Kim. Ela começa a pesar seus sentimentos e tudo o que ela ganhou e perdeu e tenta decidir o que fazer. Mas o fardo é pesado demais. Saber que se escolher viver ela terá que viver sem seus país a aterroriza. Mia está decidida a se entregar quando Adam chega com Kim, impossibilitados de verem Mia porque não são da família eles tentar de tudo para chegar perto da garota e fazê-la ter motivos para ficar. 

A estória se passa em 24h, onde Mia descreve tudo o que está acontecendo no hospital e alternadamente conta momentos que ela vai lembrando de sua vida. Todo o livro é narrado por ela, então é o único ponto de vista que temos. A linguagem é simples e gostosa, dá vontade de ler tudo de uma vez. Temos poucos diálogos já que a personagem não pode falar com ninguém enquanto esta vagando pelo hospital e em suas lembranças a maioria das partes também é narrada. 
O final acaba deixando um pouco a desejar pela falta de um final mais claro, porém existe a continuação "Para onde ela foi" que é uma estória narrada pelo Adam e que vai esclarecer e finalizar a estória que ficou no ar em "Se eu ficar". 
O livro é fisicamente muito bonito também. Tem uma capa muito diferente que inclui cenas do filme recém lançado e a diagramação é muito jovial. 


Gostou dessa resenha? Compre o livro pela amazon.


4 comentários

  1. Já tinha ouvido falar deste livro, mas nunca tinha parado para ler sobre o que se tratava. Achei o enredo bem interessante e fiquei bastante curioso para ler este livro.

    Abraços!
    http://www.tudoonlinevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sávio. Eu também não estava. E quando acabou eu achei muito ruim! ahahaha Mas ai fiquei sabendo que tinha continuação e me informei. Acho que o segundo será ainda melhor.
      beijos :)

      Excluir
  2. Oii!
    Eu não consegui formar uma opinião sobre esse livro. Gostei da história, chorei em alguns momentos (principalmente na parte em que ela fala do avô), mas esse estilo de narração me deixou cansada da leitura.
    Mesmo assim, quero ler o segundo para saber o que vai acontecer...

    Parabéns pela resenha!
    www.meuqueridolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Estou bem curiosa com essa leitura, espero realiza-la em breve e gostar.
    Ainda bem que já saiu o segundo para poder tirar essa impressão que teve do final.

    Bjus Elis!!!
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)