[Resenha] - À Sombra da Lua - Marcos DeBrito

Editora: Rocco
Lançamento: 2013
Gênero: Ficção brasileira
Número de páginas: 286
ISBN: 978-85-325-2816-2


Vila Socorro é uma pacata comunidade onde todos se conhecem e se ajudam, localizada no interior do estado de São Paulo e cercada por uma densa floresta. Um povoado tranquilo. O local ideal para se viver. Mas é na calada da noite, quando a Lua Cheia toma conta do céu, que o terror passa a reinar, tirando a paz de todos os que ali vivem.

Toda vez que a Lua Cheia aparece, corpos são encontrados nos arredores da floresta, completamente mutilados. 

Cansada de perder pessoas queridas e animais, e de viver com medo todas as noites, a população passa a exigir medidas por parte do governo, que envia alguns homens ao vilarejo para examinar o caso. A população de Vila Socorro parece estar convencida de que o responsável é um animal - talvez um lobo, ou uma raposa. Mas um estranho estudioso chamado Valêncio diz saber que o que assombra o local é mais do que um simples animal em busca de alimento. É algo muito maior e mais perigoso.

Ele também demonstra um grande interesse no jovem Álvaro, um rapaz reservado que vive sozinho na casa de sua família, que foi brutalmente massacrada pelo pai quando ele ainda era criança, nas proximidades da floresta. Todos em Vila Socorro conhecem a história e acreditam que Álvaro só sobreviveu pois um vizinho chegou a tempo de salvá-lo. Mas Valêncio não acredita nisso e está convencido de que Álvaro sabe mais sobre os terríveis acontecimentos do que demonstra. 

A trama de "À Sombra da Lua" é narrada em terceira pessoa e se passa em duas épocas diferentes, alternadas durante a narrativa. Esse é um ponto importante do livro, pois tudo o que acontece na Vila Socorro vem decorrendo desde o século anterior, portanto os trechos que falam sobre o Século XIX são essenciais para o rumo da estória. Neles, estão as chaves para se descobrir muita coisa a respeito dos acontecimentos no ano de 1920.

Eu sou suspeita para falar, pois adoro livros de mistérios, acontecimentos sobrenaturais e lobisomens. 

A capa por si só já me fez pensar que essa era a estória sobre essas criaturas noturnas que eu sempre quis ler! O livro não me decepcionou. Como fanática por livros de monstros que sou, cada capítulo do livro me envolveu ainda mais na trama.


"- [...]Tem muitos animais selvagens nessa mata. Não saia por nada e nem deixe as crianças saírem! - Aquele sermão Clemenzia já havia decorado há anos. Mesmo que seu marido não o repetisse, a mulher sempre acataria a ordem de ficar a portas fechadas. Pela janela do quarto Clemenzia podia ver a Lua Cheia começando a ser descortinada por detrás das nuvens. O astro revelava-se amarelado e enorme, de uma beleza não tão rara, mas que impressionava toda vez que ornamentava o céu com sua presença indiscreta. A mulher saiu de baixo das cobertas e sentou no canto da cama para apreciar o exibicionismo lunar, mas sua atenção acabou direcionada a Bastiano, que corria em direção à floresta." (página 47)
Em seu primeiro romance, Marcos DeBrito criou uma estória incrível em cada detalhe, diferente de tudo o que eu já havia lido sobre essas criaturas. 

Os detalhes e acontecimentos são muito bem descritos, de forma que você consegue se ver nos cenários, interagindo com os personagens, torcendo por eles e sentindo aquele arrepio na espinha quando alguma coisa está para acontecer ou percebe que algum acontecimento não vai terminar bem (ainda mais quando você pega para ler um livro sobre lobisomens em plena Lua Cheia!). 

"A Lua oculta começava a permitir que os olhos percebessem sua lividez. Junto com a presença do satélite, uma névoa branca, ainda muito tímida, começou a brotar [...] Como Seu Sebastião não prestava os devidos cuidados ao terreno, não percebeu a bruma pálida que escapava por debaixo da terra. [...] A Lua Cheia finalmente tomou posse do infinito e convidou as estrelas para serem espectadoras do espetáculo que daria naquela noite." (páginas 265-266)
"À Sombra da Lua" é um livro nacional incrível que merece ser divulgado.




3 comentários

  1. Não conhecia o livro! Gostei bastante da premissa do livro, me deu vontade de ler! É bem no estilo que eu gosto, mistério, suspense...tenho que ler mais livros de autores nacionais! Acho que o último autor nacional que li foi Pedro Bandeira, quando eu tinha 17 anos! Oo Isso é uma vergonha! rss

    Beijos

    www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Olá! Que bom que gostou da resenha! É uma ótima leitura para se começar, já que você quer aumentar sua lista de nacionais e ama este gênero de leitura!

    Depois nos conte o que achou!! =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Quero mais títulos do gênero...amo estes....me indica alguns?!

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)