[Resenha] - O sumiço de Beatriz - Carolina Matsuo



O sumiço de Beatriz

Edição: Carolina A. S. Matsuo
Lançamento: 2014
Gênero: Ficção brasileira
Capa: Paulo Gonçalves Magalhães
Páginas: 340



Beatriz está fugindo. Sua vida tomou um rumo, de certa forma, inesperado. Sem saber ao certo o que fazer ou para onde ir, ela vai ao encontro da única pessoa que acredita poder confiar: Tomáz, seu amigo de infância. Ao se reencontrarem após muito tempo, Beatriz não entra muito em detalhes sobre o que está acontecendo, apenas explica que sua tia está morta e que ela está sendo perseguida, mas antes que qualquer outra coisa possa ser esclarecida, Beatriz desaparece.

Tomáz acaba se preocupando com o futuro incerto de sua amiga e parte em busca de respostas, a fim de encontrar Beatriz e ajudá-la a resolver os seus problemas - sejam lá quais eles forem. Mas Tomáz não sabe ao certo por onde começar e não faz ideia de que se tornou um alvo dos perseguidores de Beatriz, que farão de tudo para encontrá-la.

O pouco que sabe sobre a amiga leva Tomáz até uma faculdade de química em uma cidade do interior paulista onde trabalha o professor Yaakov, que parece ter uma ligação com o motivo do desaparecimento de Beatriz. Até o dia em que Tomáz descobre que o professor foi encontrado morto. Todos os caminhos parecem levar Tomáz a um beco sem saída.

A única coisa que pode indicar com certeza o paradeiro de Beatriz é uma grande quantidade de pesquisas realizadas pelo professor Yaakov, e Tomáz não é a única pessoa atrás desses trabalhos. Em sua busca desenfreada para saber o que há de tão importante nesses trabalhos que pudesse custar a vida de Beatriz, Tomáz acaba entrando em um mundo de mentiras e vinganças onde não se pode confiar em ninguém. 

Antes de mais nada, uma coisa que eu preciso confessar aqui é: eu sou muito chata quando estou lendo um livro. Qualquer acontecimento que eu venha a considerar um pouco fora do normal para a narrativa já me deixa com um pé atrás na leitura. Eu costumo refletir sobre o que eu li e se aquilo realmente faz sentido ou não. 

E "O sumiço de Beatriz" não escapou dessa minha avaliação crítica. Somente será necessária uma palavra para expressar o que eu achei assim que terminei de ler esse livro: fascinante. Sabe quando você termina de ler um livro e fica olhando para ele, pensando em como você gostou do que acabou de ler? Então, eu me senti exatamente dessa forma, sem mais nem menos! Não posso falar que li muitos livros nacionais na minha vida de leitora compulsiva, mas esse foi um dos que mais prendeu entre todos eles.

A maior parte do livro é narrada pelo Tomáz, descrevendo seus pensamentos, sentimentos e problemas pelo caminho que percorria enquanto procurava por notícias de sua amiga de infância. Em algumas outras partes, as narrativas são alternadas entre os demais personagens e cada uma dessas partes é de vital importância para o desenvolvimento e entendimento de toda a estória.

Uma coisa é mais do que certa: você vai desconfiar de todo mundo. Pelo menos eu desconfiei. A cada personagem que se comportava de modo suspeito, nem que por apenas um momento insignificante, eu já atribuía a característica de perigoso/a. Fazer o quê? Essas tramas bem elaboradas mexem demais com a cabeça da gente! 

Recomendo "O sumiço de Beatriz". Independentemente de gostar ou não de literatura nacional, é um livro que vale a pena ser lido!

4 comentários

  1. Olá! Quero agradecer a Carol Mariotti pela parceria com o blog Leitura Virtual e a Marina Meirelles pela resenha. Fico muito feliz que "O Sumiço de Beatriz" tenha prendido sua atenção e levado a ficar pensando sobre os acontecimentos depois de ter finalizado a leitura. É muito gratificante para mim em saber disso, pois de certa forma, cumpre com os objetivos do que eu pretendia ao ter escrito a trama.
    Para os leitores que ainda não conhecem O Sumiço de Beatriz, convido todos para conhecer a fanpage, e saber um pouco mais da trama através do booktrailer, quotes, dentre outros:
    https://www.facebook.com/OSumicodeBeatriz

    Obrigada Marina e Carol.
    Bjo, bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina! Fico contente em saber que você ficou feliz com a minha resenha e que o seu objetivo com o livro foi alcançado! Ele é realmente muito bom! Logo menos, estará na minha estante! ;)

      Um beijo!

      Excluir
  2. Não é a primeira vez que escuto falar sobre esse livro, mas por algum motivo nunca consegui me interessar muito por ele ;/ De qualquer maneira, acho legal as pessoas se interessarem cada vez mais por e lerem livros nacionais.
    Bjs e sucesso com o blog!
    http://escritorawhovian.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna! Entendo o seu comentário, mas acho que esse é um livro que vale a pena tentar ler! Se decidir ler, espero que goste!

      Beijos!

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)