Entenda porque a Educação Brasileira está de luto.

Pensei muito antes de escrever esse post, talvez porque raramente abri meu espaço para um tema que não tenha relação com livros. Pensando mais um pouco sobre isso, me deparei com uma grande questão: como assim livros não tem nada a ver com educação? Tem tudo a ver! E como a mídia não está nem um pouco preocupada em informar a sociedade o que está acontecendo no nosso país, farei a minha parte.
Em consideração às mais de 1000 pessoas que visitam o Blog Leitura Virtual diariamente, eu me sinto na obrigação de escrever esse post.


Se você parou parar ler a minha pequena biografia aqui na barra lateral então você sabe que eu sou Professora (sim, eu escrevo com letra maiúscula), e como todos os Professores desse país eu também fiquei indignada com o ataque aos Professores do Paraná. Embora a agressão física me revolte eu acredito que a agressão psicológica que os Professores estão sofrendo pode ser muito pior. Você sabia que os Professores do estado de São Paulo estão em greve há 50 dias? Sabe por que muita gente não sabe disso? Porque a mídia não divulga, porque o governador finge que nada está acontecendo.
Enquanto a greve é ignorada, as crianças e adolescentes frequentam a escola sem Professor. E não se iluda se você acha que professor eventual ou substituto resolve alguma coisa. Ministrar aula requer planejamento, trabalho e organização prévia. Não é só chegar lá e "dar aula".


Eu não entro em detalhes sobre a greve do Paraná e outros estados do Brasil porque não estou a par das revindicações, porém sei que todas elas exigem aumento de salário, valorização profissional e melhores condições de trabalho.
Me deixa indignada que grande parte da população não consiga enxergar a real necessidade dessas exigências. Quantos de vocês consegue dar conta de mais de 10 crianças ao mesmo tempo? E 40? Quantas vezes você já viu uma mãe com cara de acabada e sem dormir várias noites por causa de apenas uma criança? O Professor é só um ser humano normal como outro qualquer e mesmo assim ele tem que ensinar 40 crianças ao mesmo tempo, 40 crianças / adolescentes que tem necessidades diferentes, famílias diferentes, vidas diferentes, traumas diferentes.
Quanto você acha que um profissional desse merece receber no final do mês? Se você for uma pessoa sensata e não pensar como o governador de quase todos (não falo que são todos porque não fiz essa pesquisa e não quero errar os dados pra vocês, mas sinceramente duvido que em algum lugar desse país o Professor ganhe um salário digno de suas funções) os estados desse país então o valor que passou pela sua cabeça é muito superior ao real.
Para vocês terem uma ideia mais real da situação, eu pesquisei sobre o piso nacional de 2015 e o resultado foi desesperador. Um Professor que trabalhe 40 horas semanais deveria receber R$1917,78 por mês.
Mas gente, vamos analisar, quantos de vocês ficariam 8 horas dentro de uma sala de aula com 40 alunos para ganhar esse salário? Quantos de vocês fariam uma faculdade de 4 anos para isso? (devo lembrar que não são todos os estados que respeitam o piso nacional)

Pra finalizar o post de hoje, gostaria de mostrar pra vocês uma campanha que foi agitada nas redes sociais em solidariedade ao ataque que os Professores do Panará sofreram. A ideia era todos os Professores irem trabalhar hoje de preto, como apoio e repudia ao que aconteceu, porque nenhum profissional deve ser impedido de realizar a greve já que é um direito de todo trabalhador. 

A campanha foi simbólica, porque infelizmente esse tipo de gesto não causa o impacto necessário no governo, mas acredito que serve de apoio a quem está lutando pela causa. Acredito também que o apoio da população é fundamental para que haja alguma mudança. 
Eu participei e muita gente que trabalha na minha escola também, meu facebook também lotou de foto de Professores de preto. Vou colocar algumas aqui pra vocês verem.



Mais uma coisa galera, não quero entrar em detalhes sobre partido político, porque eu sempre achei que caráter é uma coisa que nasce com a pessoa, ou seja, não importa qual partido a pessoa seja filiada, se não tiver caráter não adianta nada. 
É extremamente importante que a população entenda a importância do trabalho do Professor para um Brasil de qualidade. A educação é a chave para todos os problemas sociais do nosso país, e é por isso que ela assusta tanto, é por isso que os gradalhões lá em cima não querem valorizar os Professores e a educação. Educação de qualidade gera cidadãos críticos e de opinião própria, e isso pode ser muito perigoso pra quem gosta do rumo que o nosso país está tomando.

"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda." - Paulo Freire

3 comentários

  1. Olá, tudo bom? Eu não sabia que você é professora! É um profissão muito linda, nobre, sem a qual nenhuma outra existiria! Eu só não escolho a licenciatura, por que com certeza eu não daria conta de tanta criança/adolescente de uma vez só, e ainda, tantos diferentes....
    Na minha opinião, tudo o que está acontecendo de errado, ou pelo menos a maior parte delas, tem a ver com a pouca importância que o governo da para a educação. Estão nos fazendo pagar um preço muito alto para que continuem no poder, para que a maioria da população não desperte e não entenda o que realmente está acontecendo, por que se tivesse mais educação, mas incentivo a educação, com certeza muita coisa seria diferente.
    Esses dias estava vendo a proposta de redução da maioridade penal e, mesmo que todos devam pagar pelos seus atos, eu não entendo onde está a explicação, não entendo no que vai resolver colocar mais pessoas na cadeia, investir mais dinheiro no sistema penitenciário, se o governo não age no início de tudo isso, onde começa realmente o problema, que é na falta de educação!
    Ah, tenho tanta coisa a dizer rs eu não fazia ideia dessa greve em São Paulo! Incrível como a mídia é vendida! Bom, acho que vou fazer um post lá no blog e espalhar por aí essa verdade, toda essa verdade que as pessoas parecem não ver. Assim como você, me sinto na obrigação de dizer isso aos meus leitores. Deixarei o link do seu post :) beijos!

    Resenhando a Arte | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aliscia, tudo bem e aí?! Concordo com tudo que você escreveu. Confesso que já fui a favor da redução da maioridade penal, mas isso foi antes de ter o conhecimento que eu tenho. Educação é a base de tudo, se investissem em educação, não precisaria ter prisões. Sabia que na Suécia fecharam 5 presídios por falta de presos?! Não é impossível, mas requer uma luta que os brasileiros ainda não enxergaram, mas acho que ainda tem jeito. Eu acredito. Faça o post mesmo e me fale que eu vou lá comentar :) beijos.

      Excluir
  2. Olá novamente, Carol! Compartilhei a ideia lá no blog <3 http://resenhandoaarte.blogspot.com.br/2015/05/literatura-tambem-e-educacao.html beijos!

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)