O universo das trocas de marcadores nas redes sociais

Não é novidade que todo leitor adora ter os marcadores de página dos seus livros preferidos, e também dos que não são tão preferidos assim. Mas também todos sabem que é muito difícil conseguir alguns marcadores. Alguns só são entregues com o livro, outros são dados só nas livrarias das capitais e outros só quando você conhece o dono da livraria. 
Porém, para aqueles que assim como eu coleciona marcadores de página há uma solução: os grupos de trocas de marcadores no facebook, no whatsapp e até mesmo os IGs no instagram. 
É seguro? Mais ou menos, lógico que tem alguns caloteiros por aí, mas se você souber pesquisar dá pra saber muito bem com quem se troca e como é feita cada troca.

Vou contar pra vocês um pouquinho da minha experiência com as trocas, nem todas são positivas, ok? De maneira geral eu fiquei bem feliz com os novos marcadores que adquiri :)

Pra começar, existem os marcadores raros, esses só são trocados por marcadores também raros. Eu não sou muito "entendida" do assunto, mas sei que por exemplo Harry Potter é bem raro, eu mesma nunca consegui um :(
Depois dos raros tem os desejados, alguns marcadores legais só são trocados por marcadores que a pessoa que está trocando deseja, geralmente tem uma lista. Uma vez eu quis um do Mágico de Oz (meu amor) e a menina que tinha o marcador tinha uma lista com mais de 100 marcadores que ela queria, eu não consegui nenhum pra trocar :( esse dia foi triste, mas eu superei :)
Sempre tem aquelas pessoas, como eu, que não tem coragem de falar não para alguém que quer tanto um marcador seu, por isso eu troquei muitos marcadores desejados como de Instrumentos Mortais por alguns que eu nem queria tanto. No final das contas quando acabou os meus marcadores legais eu não tinha mais para trocar. 
Nesse momento começa a caçada nas livrarias. Você vai lá, pede marcadores e torce pra ter algum legal, geralmente tem uns bons e aí você volta a trocar.

Nesse ciclo vicioso, sim você vicia em trocar marcadores, eu consegui marcadores bacanas como A culpa é das estrelas, O Mágico de Oz, Seis anos depois, Maze Runner, O livro das criaturas de Harry Potter (esse nem é raro haha), As vantagens de ser invisível, Cinquenta tons de cinza, O oceano no fim do caminho e muito mais. 
Levei calote? Claro que sim!! É um ramo arriscado esse, pode acontecer do correio extraviar sua carta, pode acontecer da pessoa que você trocou te bloquear no facebook depois que você já enviou a sua parte da troca, pode acontecer também de chover e todos os marcadores molharem.
Por causa disso tem pessoas que estão desistindo de trocar. Infelizmente tem muita gente que age de má fé e acaba estragando um esquema que é tão legal e divertido. 

Para evitar que mais pessoas sejam enganadas por caloteiros foi criado um grupo chamado Lista negra de troca de marcadores. Lá você conta suas experiências negativas e aproveita para dar uma olhada antes de trocar com alguém. É importante sempre ter uma boa referência sobre a pessoa que você pretende trocar, principalmente se você estiver prestes a trocar marcadores importantes. 

Para finalizar esse post super informativo eu vou deixar os links dos dois grupos que eu participo e vou deixar mais algumas fotos dos marcadores que eu troquei. Espero encontrar vocês lá nos grupos e quem sabe assim podemos trocar alguns marcadores :)




10 comentários:

  1. Melhores grupos! ^_^ kkk Espero não passar pelo calote algum dia u.u'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha... Infelizmente não da pra achar que todos são honestos como nós né... Tem que prestar atenção!!!

      Excluir
    2. Pois é.. Fico sempre vendo se a pessoa usa muito o grupo, porque tem uns que dão chá de sumiço, né? kkk

      Excluir
  2. Espero que tenha do Diário de um Banana faltam poucos para a minha coleção de marcadores ficar completa!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse tipo de troca-troca. Adorei os marcadores.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://www.procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Pra quem quiser trocar, eu troco marcadores. Tenho legais. So me mandar email ou me chamar no face (mariana.bidu@gmail.com)

    ResponderExcluir
  5. Você ainda tem esse marcador de a seleção(acho q é 'a escolha')?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou português e já troco com algumas colecionadoras brasileiras.
      Se estiver interessada numa eventual troca contacte-.me(manuelfernandosilvapereira@gmail.com).

      Excluir
  6. Olà,

    Vivo en Paris.
    Quieres hacer trocar conmigo ?
    isis94@free.fr

    ResponderExcluir
  7. Olà,

    Vivo en Paris.
    Quieres hacer trocar conmigo ?
    isis94@free.fr

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)

© Blog Leitura Virtual - Por Carol Mariotti - Todos os direitos reservado. Cópia proibida. Tecnologia do Blogger.