[Resenha] - Supernova - O encantador de flechas - Renan Carvalho

ISBN-13: 9788581636795
ISBN-10: 8581636799
Ano: 2015 / Páginas: 440
Idioma: português 
Editora: Novo Conceito

Leran é um jovem comum que está prestes a terminar os estudos. Sem muitas perspectivas ele se vê ainda mais preso dentro dos muros de Acigam, uma cidade isolada do mundo por muros altos e vigiada pelos guardas reais. Sua maior distração é aprender ciência com o avô Bretor,  mas não é a ciência ensinada na escola,  é a ciência que ficou proibida junto com a possibilidade de sair da cidade. 
Durante os ensinamentos secretos, Leran aprende a encantar pequenos objetos,  e tudo não passa de uma brincadeira para o garoto ainda imaturo.  É em um desses passeios ao centro da cidade para visitar seu avô que ele conhece Judra,  uma garota encantadora que desperta em Leran um sentimento que ele nunca havia sentido antes. A conversa surge fácil e logo os dois estão apaixonados e inseparáveis,  e a vida que Leran achava sem graça e sem perspectiva ganha sentido. 

Acontece que Acigam está passando por um clima de guerra. Já que a magia é proibida, os controladores de energia denominados magos estão sendo caçados por criaturas sombrias capazes de os aniquilar sem muitos esforços.  Leran se vê dentro dessa guerra sem possibilidade de escapar e só depende dele garantir a segurança de Judra, de seu avô, de sua mãe e de sua irmã Luana, que aparentemente é capaz de controlar uma quantidade enorme de energia.


A impressão que temos ao ler é que Acigam é uma cidade parada no tempo. Não há tecnologia disponível para todos, o governo é tirano e controlador e a população sofre com a extrema pobreza. O real motivo dos muros terem sido erguidos são desconhecidos e ninguém questiona o governo,  apenas o magos. 

A escrita de Renan Carvalho é leve e fluída. Daqueles livros que logo no começo você vê potencial e a leitura engrena fácil. O que me encantou também no livro são as descrições, não são cansativas mas dá para imaginar cada batalha e cada local narrado. É o tipo de livro que você vê tudo acontecendo diante dos seus olhos.
Grande parte do livro é narrado por Leran, a parte que fica com Judra é de essencial importância para o entendimento da estória, embora fique meio parado em algumas partes, mas nada que prejudique a leitura. Conseguimos perceber na escrita a personalidade de cada personagem, por isso não nos confundimos com que está narrando.
O autor criou um mundo completamente diferente do que vivemos, eu sempre admiro quem consegue fazer isso, porque é muito difícil aparar as arestas de uma estória nessa proporção. E isso Renan Carvalho conseguiu com grandeza.  Acigam é diferente de tudo o que você já leu. 

O livro conta também com três apêndices, onde o autor esclarece detalhes sobre os personagens, o local e a ciência que o livro tanto fala. É onde podemos tirar pequenas dúvidas que possam ter surgido no livro, e eu achei muito interessante. Além disso, também tem o primeiro capítulo do segundo livro, Supernova: A estrela dos Mortos, o que sem dúvidas deixa a gente esperando muito pela continuação. 



6 comentários:

  1. bela resenha, continue com o bom trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol, como sempre suas resenhas despertando nossa curiosidade!!! Tava um tempinho sumido do blog né? Culpa da correria da faculdade... Gostei muito da resenha, parabéns! Bjo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavooooooo. Siiiiim, estava preocupada com seu sumiço. Até tentei te encontrar no face ahhahahah. Que bom que você gostou. Espero que possa ler. Beijos

      Excluir
  3. Carol bom dia, uai eu te mandei solicitação de amizade no face, é q como vc deve ter muitas solicitacoes nao deve ter visto né! kkkkkkk, eu começei fazer Geografia na faculdade, to no primeiro semestre, teve umas 2 semanas cheias de trabalhos e provas, aí sumi, kkkkkkk, vou tentar nao sumir tanto da proxima vez! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, provavelmente!!! Ou eu não associei você hahahhaha vou procurar lá e aceitar. Ixiiii, faculdade consome mesmo, principalmente em época de prova, vou desculpas do por isso viu ahhahahaha até mais

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)

© Blog Leitura Virtual - Por Carol Mariotti - Todos os direitos reservado. Cópia proibida. Tecnologia do Blogger.