[Resenha] - Procura-se - Giovanna Vaccaro



Editora: Novo Século
Coleção: Talentos da Literatura Brasileira
Ano de Lançamento: 2015
Ficção Brasileira
Páginas: 198



Procura-se é um livro recheado de emoções, que conta a estória da jovem Ariane Sparks, de 17 anos. Ela vive com o pai e a irmã mais nova em Nova Iorque depois que sua mãe os abandonou para ficar com outro homem. Ariane tem uma melhor amiga para quem conta seus mais profundos segredos, uma rotina tranquila e o sonho de estudar Medicina na faculdade (que ela quer cursar o mais longe possível de casa). Ariane poderia ser uma adolescente como qualquer outra, mas quando tinha seis anos, foi diagnosticada com uma rara doença no coração, que por vezes lhe causa insuportáveis dores no peito que só podem ser controladas pelo uso constante de remédios. Ariane sabe que sua doença é fatal, mas faz o possível para aproveitar sua vida e evita contar às pessoas sobre seu problema de saúde.

"Ou você intimida o mundo, ou o mundo intimida você. Essa é a razão da vida. Eu preciso intimidar o mundo." (página 97)

 Em um dia comum do seu ano letivo, Ariane fica sabendo que um antigo colega seu, Miles Benet, está retornando à escola depois de passar um tempo em Indiana, morando com a tia. Mas o que ela - e nenhuma outra garota da escola - esperava era que Miles estivesse com um aspecto físico completamente diferente, ficando irresistível aos olhos das meninas. Apesar de achá-lo bonito, Ariane não tem nenhum interesse pelo rapaz, até que alguns acontecimentos fazem com que os dois se conheçam e comecem a conversar. Rapidamente, Ariane vê em Miles um amigo, alguém com quem ela sente que pode contar nos momentos difíceis.

Mas, alguns dias depois, Ariane começa novamente a sentir as dores causadas pela sua doença, porém ainda mais fortes e difíceis de suportar. Sabendo que há algo errado, ela marca uma consulta, escondida de seu pai, com o médico que está acompanhando o seu caso. Após exames de última hora, Ariane recebe a notícia de que sua doença progrediu e que ela precisa urgentemente de um transplante de coração, caso contrário não viverá por muitos meses.

Enquanto espera um doador, Ariane não só precisa lidar com a dor e a tristeza que a envolvem, mas precisa principalmente aprender a confiar naqueles que estão ao seu lado e que dariam sua vida por ela.

" - Eu te daria o meu coração se pudesse. - ela disse com um meio sorriso no rosto.                                                                             - Você já me deu mais do que um simples coração. Você me deu amor. Você é minha família e eu te amo por isso." (página 97)

Procura-se é um livro que tem uma grande capacidade de emocionar, pois fala de amor, amizade, relacionamentos, família, coragem e fé. Um aglomerado de temas especiais que, juntos, transformam este livro em uma obra de muito valor, de onde podemos tirar lindas lições de vida se lermos com o coração.

O mais lindo no livro todo é o modo como a protagonista lida com a sua vida. Independente dos altos e baixos, ela está sempre lutando pelos outros e por si mesma, não pretendendo deixar sua doença abalar suas estruturas a ponto de ficar se remoendo e transmitindo sua tristeza para os outros ao seu redor. Ariane é uma personagem forte e extremamente corajosa a meu ver por causa disso. Ela seguiu em frente de forma confiante quando as pessoas demonstravam pena dela.

Ariane é uma pessoa com um coração enorme que, ainda que sem ter plena consciência disso, faz bem às pessoas ao seu redor, e é no final que se percebe o quanto esse pequeno detalhe é importante e faz toda a diferença!

" Uma vez ouvi de uma pessoa muito especial que a consequência do destino é o amor. Essa era a minha consequência". (página 198)

O livro não é grande, mas a autora conseguiu criar uma linda estória mesmo assim. Todos os acontecimentos foram bem elaborados e interligados, então nada ficou sem explicação. No final, nos é oferecida uma lista das músicas e assim que terminei o livro, comecei a ouvir essa playlist, que me fez mergulhar ainda mais no mundo da Ariane. 
As músicas são perfeitas para a estória da Ariane e dão um toque ainda mais especial ao livro. Quem dera eu tivesse visto a lista antes... Teria escutado durante (ou antes) a leitura para ter ainda mais emoção. Recomendo a você, leitor, que faça isso que eu não fiz. Sua leitura ficará ainda melhor, com certeza!


Logo na capa, vê-se escrito "Talentos da Literatura Brasileira" e assim que terminei a última página, pensei que tanto o livro quanto a autora fazem jus a essa nomeação. Um romance nacional maravilhoso onde aqueles que realmente nos amam estarão sempre por perto para nós quando mais precisarmos.

10 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Que resenha linda! Fiquei com muita vontade de ler o livro, parabéns ❤

    Beijos ❤
    http://leitoresesuasmanias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julliana! Obrigada pelo elogio!
      A sinopse deste livro me prendeu muito, mas eu estava com medo que pudesse ser um romance meio meloso, mas não é. Eu amei! Leia sim, pois vale a pena!

      Beijos!

      Excluir
    2. Adorei esta resenha! :3
      Conheci a autora deste livro no whats, então decidi pesquisar sobre o livro dela e...agora estou com muita curiosidade! Realmente pretendo ler! E parabéns pela ótima resenha!! :D <3

      Excluir
  3. Realmente Marina, não existem palavras que expressem com exatidão o quanto gosto de suas resenhas! Vc me despertou interesse no livro, que é de um gênero que eu não gosto muito... Parabéns, bjos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, obrigada Gustavo! Fico feliz em saber disso! Eu estava muito ansiosa para escrevê-la, pois adorei mesmo o livro! Não custa tentar, quem sabe você gosta também... =)

      Beijo!

      Excluir
  4. Que Lindo Marina, me emocionou.... Eu li junto com a play list e realmente, o torna melhor ainda <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Lilian, fico feliz que tenha gostado!
      Realmente, uma trilha sonora deixa um livro ainda mais especial! Os acontecimentos ficam ainda mais intensos, né. rsrs

      Bjs!
      Volte sempre!

      Excluir
  5. Adorei, estava curiosa sobre o livro e agora depois de ler sua resenha fiquei com uma super vontade de ler =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata!
      Leia sim, o livro é bom mesmo.
      E depois volte nos contar o que achou =)

      Beijos

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)