[Virtuautores] - #3 - Camilla Läckberg

Sempre que vamos a uma livraria, nos deixamos levar pela magia que ela oferece a nós, leitores. As cores, os cheiros e as texturas dos livros, tudo nos encanta. Nos perdemos em meio às capas, títulos e sinopses até encontrarmos o livro perfeito, imaginando como ele ficaria junto à nossa coleção. Mas então olhamos o nome do autor/a e percebemos que nunca ouvimos falar sobre ele/a em nossa vida. Afinal, a quantidade de autores é muito grande e sempre nos deparamos com nomes que não estão marcados nos rankings dos mais vendidos. Contudo, não é por isso que eles devem ser deixados de lado! Existem muitos autores desconhecidos (ou até conhecidos, mas não tanto assim) pelo mundo, com obras tão perfeitas e encantadoras, que merecem ser descobertos.

Foi pensando nisso que o Leitura Virtual resolveu criar o "Virtuautores", espaço onde serão postadas biografias de autores nacionais e estrangeiros para que vocês, leitores, possam conhecer novos nomes da literatura e ampliar sua coleção! 

Autora da Semana: Camilla Läckberg

Camilla Läckberg é uma escritora sueca nascida no dia 30 de agosto de 1974, em Fjällbacka, uma pequena comunidade de pescadores na Costa Ocidental da Suécia. Desde criança, Camilla apresentava o dom de contar estórias, e aos cinco anos de idade escreveu seu primeiro livro chamado "O Papai Noel", um conto um tanto assustador para sua idade, que retratava o lado mais obscuro e sanguinário da humanidade.


Apesar de seu talento para escrita, Camilla cursou faculdade de Economia, Negócios e Direito em Gotemburgo, mudando-se para Estocolmo em seguida para trabalhar como gerente em uma empresa local. Mas, infeliz com sua carreira, ela se inscreveu em um curso de escrita (presente do marido, da mãe e do irmão) para aprender técnicas sobre como escrever um romance de ficção policial. Foi durante seu período neste curso que Camilla começou a escrever o seu primeiro romance, "A Princesa de Gelo".


Por causa de sua profissão anterior, Camilla sabia como atrair clientes e parcerias, portanto, decidida a fazer seu trabalho como escritora dar certo, ela visitou praticamente todas as livrarias de seu país fazendo contratações e divulgando seu livro. Durante seus primeiros anos como escritora, Camilla escreveu um romance policial por ano e em 2006 tornou-se a autora Best-Seller da Suécia, ganhando o título de Rainha do Crime da Europa, permanecendo nesse posto até hoje.

Todos os seus romances se passam em Fjällbacka e apresentam os mesmos personagens: o detetive Patrick Hedström e sua amada, a escritora Erika Falck, que se tornaram dois dos personagens literários mais queridos na Suécia. Atualmente, Camilla está escrevendo mais um livro, com mais um caso envolvendo Fjällbacka e o casal protagonista.

Muito embora seus livros sejam um sucesso na Europa, só tenho conhecimento de quatro deles disponíveis aqui no Brasil, "A Princesa de Gelo" , "Gritos do Passado" , "O Cortador de Pedras" e "O Estranho". Os quatro formam uma sequência, nesta ordem, mas os casos não possuem ligação entre eles, então a ordem da leitura pouco importa. Eu por exemplo, comecei pelo terceiro, seguido do segundo, do quarto e o primeiro deixei por último (pois foi muito difícil de encontrar!). A única coisa que tem uma ordem é o relacionamento entre os protagonistas, mas ainda assim, não há interferência no resto da estória. Então você fica livre para começar pelo que quiser.

Eu particularmente achei "O Cortador de Pedras" o melhor dos quatro livros, e ele é um dos preferidos da minha coleção. Quando eu o li, pude entender o por quê de Camilla Läckberg ser considerada Rainha do Crime da Europa. Os livros dela são encantadores e se você gosta de romances policiais, indico estas obras, não vai se arrepender. 

Gostou dessa autora, conheça e compre os livros dela:

Nenhum comentário

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)