Aprendendo a fazer marcadores de páginas personalizados

Olá pessoal!



No tutorial de hoje que o Leitura Virtual preparou para vocês, nós iremos ensinar o passo a passo para a criação de um marcador de páginas personalizado, como esta fofura da foto ao lado!


A montagem é muito simples e você poderá aumentar a sua coleção com marcadores únicos, criados por você mesmo. 

Quer aprender? Vamos lá!




Materiais utilizados:
- Tesoura
- Cola (pode ser a que você tiver em casa mesmo, líquida ou bastão)
- Estilete (opcional)
- Lápis e borracha
- Régua
- Papéis coloridos (Color Set ou Cartolina)
- Papel sulfite (opcional)
- Material para decorar (canetinhas coloridas, lápis de cor, papel de presente, etc...)

Passo a passo


A primeira coisa que você vai fazer é escolher o papel com a cor que você quer que seja o "corpo" do seu marcador. No meu caso, eu escolhi o amarelo. Depois, utilizando uma régua, você vai desenhar dois quadrados de mesma medida (eu usei 8cm x 8cm), um acima do outro, com uma linha cortando o quadrado superior pela metade. 
Em seguida, recorte o seu desenho e mais a parte superior dividida pela linha que corta o quadradinho de cima ao meio. Dobre o papel na linha desenhada entre o triângulo e o quadrado final. Não cole nada ainda. Veja as fotos:

  Feito isto, deixe-o de lado um pouco.
Agora, você irá fazer os dentinhos do marcador. Pegue o papel Color Set (ou cartolina) na cor branca, caso tenha comprado. Se não, pode usar sulfite mesmo. Antes de desenhar, meça o tamanho da parte diagonal do seu marcador (aquela que foi cortada pela metade), para desenhar a fileira de dentes com o comprimento certo. Faça o desenho dos dentinhos no formato que você quiser, deixando um pedaço acima deles para que você possa colar depois!


Em seguida, você irá recortar os dentinhos. Aqui é bom utilizar um estilete para recortar os cantinhos entre um e outro, onde a tesoura não alcança. Mas isto é opcional, eu não usei. Depois de recortada a fileira dos dentinhos, você irá posicioná-la na parte de dentro do seu marcador e irá colar. Caso esteja usando cola líquida, cuidado para não passar demais que ela pode vazar. Pressione levemente a parte que tem a cola, para grudar bem. Seu marcador estará assim: 


Se não for colocar mais nada por dentro do marcador, você já pode colar a lateral dele. Passe uma pequena camada de cola na parte do triângulo que irá colar à parte quadrada. Não passe demais, senão você não conseguirá encaixar as páginas do seu livro dentro dele. É só uma camada bem pequena mesmo. Faça uma pressão para ele colar bem e deixe secar. Enquanto isso, faremos os olhos.

Para fazer os olhos, pegue um papel branco (pode ser o mesmo usado para fazer os dentinhos), um papel com a cor que você deseja para ser os olhos do seu monstrinho (no meu caso, usei o azul) e um papel preto. Caso não tenha papel preto, pode usar a canetinha colorida preta depois. Faça dois círculos brancos maiores e os círculos coloridos, um pouco menores. Se tiver papel preto, faça círculos menores ainda. Eu usei moedas para medir os tamanhos. Recorte cuidadosamente cada um dos círculos. 

Se você não tiver o papel preto, desenhe com a canetinha preta as pupilas do seu monstrinho dentro dos círculos de papel colorido. Mas faça isso antes de colar, senão ficará um pouco mais complicado e você poderá rasgar o papel sem querer.

No papel branco, recorte mais duas bolinhas bem pequenas, que serão os brilhos dos olhos.




Agora, é só colar. Primeiro a parte branca, depois a colorida na posição que você quiser e por último, as bolinhas brancas na parte preta, dando a impressão de brilho. Seja cuidadoso, para não rasgar os papéis que, por causa da cola, estarão bem "sensíveis".

Depois disso, deixe secar por alguns minutos e seu marcador estará pronto para ser usado!


E aí, pessoal? Fácil, não é mesmo? E ficam uma gracinha! Eu mesma adoro esses marcadores e fiz um monte aqui aproveitando o material que comprei para o tutorial! É quase uma terapia. 
E este foi o mais simples, mas você pode deixar a sua criatividade voar alto e fazer marcadores ainda mais cheios de detalhes! Com o papel de presente, por exemplo, que eu mencionei nos materiais para decorar: você pode revestir o "corpo" do seu marcador com ele e deixá-lo secar antes de continuar com o passo a passo. Fica lindo também! Ou você pode encher o corpo do seu marcador com bolinhas de várias cores e tamanhos, fazer um olho de cada cor,  cabelo, bocas, nariz, asas, enfim... Solte sua imaginação para criar marcadores um mais lindo do que o outro!

Bom divertimento e até a próxima!





6 comentários

  1. Carol lindo este post, muito show as dicas que VC tem dado. Parabéns pela ideia. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ceiça; Ainda vou usar aquela sua ideia! ahahahah :)

      Excluir
  2. Adorei estava mesmo precisando de mais marcadores!

    http://leiaassistareflita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela, que bom que gostou! Quando fizer, mande fotos para nós vermos!
      Bjs!!!

      Excluir
  3. Nossa! Eu amei demais! Salvar nos favoritos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Thainá! Fico feliz que tenha gostado!
      Você vai adorar fazer esse tipo de marcador, é super simples e uma terapia! rs

      Bjs
      Volte sempre!

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)