[Resenha] - A Menina que Roubava Livros - Marcus Zusak
23 de agosto de 2015
Editora: Intrínseca
Lançamento: 2006
Gênero: Ficção Australiana / Guerra
Título Original: The Book Thief
Tradução: Vera Ribeiro
ISBN: 978-85-98078-17-5
Durante o enterro de seu irmão mais novo, Liesel rouba seu primeiro livro, "O manual do coveiro" e mesmo sem saber ler, se apega àquela última lembrança do irmão caçula. É a partir daí que começa seu amor pelos livros e é com a ajuda de seu novo pai, Hans Hubermann, que ela aprende a decifrar aquelas letras.
Parte da vida na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial é marcada pelas adorações a Hittler. Por isso, se alistar no Partido Nazista era condição necessária para ter boas relações e trabalhos remunerados. Hans, porém, não se alista por não concordar com o rumo que a guerra está tomando. Isso causa a ira do filho mais novo, que acha o pai fraco e defensor dos judeus.
A verdade é que Hans tem uma dívida de honra com um judeu que lutou ao seu lado na Primeira Grande Guerra, e por isso não acha justo a condenação dos mesmos. Enquanto isso, Liesel está ajudando a mãe a manter seus clientes levando e buscando a roupa suja em suas casas. Uma dessas casas é a do prefeito, que além de linda e rica, tem um biblioteca incrível.
A Menina que Roubava Livros é uma daquelas histórias que nos faz refletir. Eu não pude deixar de pensar como o ser humano é cruel. É uma ficção, mas poderia ser real, poderia ter realmente acontecido, e isso me assusta. Não consegui deixar de me emocionar com cada cena e dificuldade que os personagens passam. É uma lição de vida.
A linguagem de Marcus Zusak é diferente. Não é aquela linguagem fácil, mas não deixa de ter sua beleza. Já pensou a Morte falando com você? É exatamente assim. O fato de ser a Morte a narradora de toda a história já é um grande diferencial. É um acontecimento e tanto, pois ela não foi colocada como narradora em vão, mas sim para mostrar o quão cruéis foram os acontecimentos da Segunda Guerra. O comportamento do ser humano atingiu um nível tão horrível e cheio de maldade que até a Morte ficou espantada.
Não espere um final feliz! Porque mesmo que tudo acabasse "certo", quem viveu na Alemanha nazista e sofreu com a Guerra jamais seria completamente feliz. Esse fato me conquistou muito na história, nem sempre os finais são felizes e temos que aprender isso.
loading..
Assinar:
Postar comentários (Atom)
%2010.16.45_a74a32d2.jpg)



F579E42173
ResponderExcluirkiralık hacker
hacker arıyorum
kiralık hacker
hacker arıyorum
belek
DD0D5403B3
ResponderExcluirTakipçi Satın Al
Footer Link Satın Al
Google Konum Ekleme
Dragon City Elmas Kodu
Türkiye Posta Kodu
B040A24B51
ResponderExcluirTakipçi Satın Al
En Güzel Filmler
Takipçi Satın Al