[Resenha] - Triângulo de 4 lados - Fernanda Medeiros e Adelina Barbosa



ISBN-13: 9788584250981

ISBN-10: 8584250980
Ano: 2015 / Páginas: 320
Idioma: português 
Editora: D'Plácido






Triângulo de 4 lados conta a história de Sara, uma jovem que acaba de completar 17 anos e que nutre um amor platônico por seu primo Rodrigo de 25 anos. Ela é bonita, chama a atenção por onde passa, mas não do tipo patricinha popular do colégio. Sara é unica, tem um jeito só dela de usar delineador e suas mechas roxas são a sua marca registrada. 
O livro começa a se desenrolar quando Rodrigo finalmente beija Sara, que acredita que todos os seus sonhos de adolescente se tornarão realidade. Só que não é bem desse jeito. Desde o começo do relacionamento ela percebe que Rodrigo não está totalmente com ela, mas seu coração apaixonado a convence de que é tudo porque eles são primos e que a família está envolvida.


“Acontecia que minha paixão platônica por Rodrigo se equivalia à paixão platônica de Brent por mim, com a diferença de que Rodrigo não conhecia meus sentimentos por ele, mas eu conhecia os de Brent.” - Sara


Também há Brent, irmão mais novo de Rodrigo que nutre por Sara a mesma devoção e paixão que ela sente pelo primo mais velho. Mas a garota está muito ocupada venerando sua paixão e não consegue reparar tudo que Brent faz por ela.
E como se um triângulo amoroso já não fosse suficiente ao longo da história, aparece Matheus, um gaúcho que vive como nômade e chegou na cidade para ser vocalista da banda de Rodrigo. Ele logo se encanta por Sara também, e vai fazer de tudo pra ganhar o coração dela.

No meio desse cenário todo romântico, tem uma viagem a Paris, onde Sara vai passar as férias em um curso de arte, já que seu sonho é fazer faculdade de Artes Plásticas. O livro é dividido em duas partes: antes da viagem a Paris e depois da viagem a Paris. Quando ela volta, está tudo diferente e demora um tempo até ela voltar a se acostumar com a sua nova vida.

Começo minha resenha dizendo que esse livro é diferente. Não pense que é um daqueles livros onde todo mundo ama a mocinha imperfeita e insegura que no fim das contas não sabe com quem quer ficar e fica com todo mundo. Não. Sara sabe muito bem o que quer, porém, nem sempre o que queremos é o melhor para nós. E ela vai aprender isso da maneira mais dolorosa que vocês podem imaginar. 


"- Ei, você está de que lado? - Ele me olhou incrédulo, e eu sorri. Devia ser uma expressão sacana, porque Rodrigo ganhou aquele tom de braveza.
- Qual é? Quer que eu torça para você? Sério? - Eu ri e meneei a cabeça, dando uma última mordida na maça. - Rodrigo, eu não estou com você. Nem com Matheus. Nem com Sara. Estou no team Brent."

Triângulo de 4 lados é um daqueles livros que quando começamos não queremos mais parar. As emoções da Sara são muito bem descritas e conseguimos sentir junto com ela. É um turbilhão de sentimentos. O livro é narrado na maior parte pela própria Sara, mas temos passagens também com a narrativa de Rodrigo, Brent e Matheus, o que dá uma boa perspectiva sobre como cada um pensa e o que eles realmente sentem em relação a Sara. É nesses momentos que você vai ver qual deles ganha o seu coração e a sua torcida.
Sobre o livro, devo dizer que ele tem uma capa linda. Fiquei um tempão olhando pra ela antes de começar a ler. Há um mosaico no fundo e a menina da capa também ilustra o início dos capítulos narrados por Sara, é muito delicada e limpa. 

O final do livro não foi como eu imaginei, não que seja ruim, porque não é. Mas ele não terminou do jeito que eu queria e eu achei algumas atitudes finais dos personagens decepcionantes. Você terá que ler e tirar suas próprias conclusões. O que me animou muito é que esse é somente o primeiro livro de uma trilogia, então muita coisa ainda pode vai rolar e quem sabe as coisas acabem ficando como eu gostaria. Com certeza eu vou ler e trazer a resenha aqui pra vocês.
Por fim, devo dizer que a escrita dessas meninas é maravilhosa. Não é cansativa, mas também não é direta ao ponto. Não deve ser nada fácil escrever um livro com alguém, tem que ter muita sintonia e intimidade. 


Triângulo de 4 lados te envolve e te faz querer ler mais. Teve momentos que eu não podia ler porque estava trabalhando e me pegava pensando na Sara; e algumas vezes quase imaginei ser ela, pensei no que eu faria no lugar dela. Esse tipo de sentimento não vem de qualquer livro, é algo que tem que mexer dentro do leitor, lá no seu íntimo. Com certeza essas autoras são o futuro, e por que não dizer, o presente da literatura brasileira.


Gostou dessa resenha? Então compre esse livro através do site da Amazon:

Veja a resenha em vídeo:


7 comentários

  1. Animadíssima pra ler, mas tenho uma dúvida... Esse quarteto amoroso é cansativo? Porque já basta um triângulo amoroso, agora, quarteto! Ok, pra mim isso não é um ponto negativo, mas estou com medo dela ser daquelas personagens chatinhas que ora está com um, ora com outro. Ora gosta de um, ora de outro!
    Suas resenhas estão cada vez melhores e amadurecidas, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Não. Não é nada disso. Por isso ficou tão legal. Não são 3 homens loucamente apaixonados por ela. E ela não fica em dúvida entre eles. Pode ler. Você também se surpreenderá!!!

      Excluir
  2. pelo nome do livro eu jurava que iria ser a historia de uma garota com dupla personalidade que é apaixonada por um cara enquanto a outra personalidade dela é apaixonada por outro, mas ja vi isso em a hospedeira, gostei da resenha, quase nunca leio romances e geralmente quando leio eles não são o tema principal mas uma consequencia da historia.

    ResponderExcluir
  3. Oii, conheci as duas na Bienal em SP e achei elas uns amores (confesso que esse foi um dos motivos para eu ter comprado o livro hahahhahaha. Chegando em casa, fiquei receosa pois não sou muito fã de romances e aquele medo de me decepcionar cresceu, porém, depois dessa resenha maravilhosa e não tenho duvidas de que, além de maravilhosas e agradabilíssimas, essas garotas também são autenticas e supertalentosas. Obg <3

    ResponderExcluir
  4. terminei esse e no final diz “final do livro 1” qual é o dois?

    ResponderExcluir
  5. Oii! Ótima resenha.
    Eu li a metade do livro, não tenho lugar de fala para julgar o livro todo, pois eu não li até o final ainda. Mas infelizmente, não pretendo terminar kkk eu senti muita falta de enredo até o momento, não me cativou nem me prendeu na história, e me irritava toda a vez que os amigos de Rodrigo falavam de Sara, acho nojento... a personagem me parece muito perfeita, não tem defeitos (talvez o fato de ser apaixonada pelo primo) mas não consegui me identificar com ela.
    Eu amo romances, foi bom ter uma experiência com ele mas fiquei um pouco decepcionada, pela sinopse prometia mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então né, faz muuuuuuito tempo que li, não lembro dos detalhes, só lembro que amei!! O segundo é ainda melhor, uma pena que não tenha funcionado pra vc, ou que vc não tenha a intenção de terminar!

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)