[Resenha] Champion - Marie Lu

Título : Champion – Do caos e da lenda surgirá um campeão

Autora : Marie Lu
Editora : Rocco Jovens Leitores

Número de páginas : 300
ISBN : 978-85-7980-208-9



ATENÇÃO LEITOR! SE VOCÊ AINDA NÃO LEU PRODIGY, RECOMENDO QUE NÃO PROSSIGA NA LEITURA DA RESENHA, QUE INEVITAVELMENTE CONTÉM SPOILERS DESSE IVRO QUE É O  SEGUNDO DA TRILOGIA LEGEND.

Champion inicia – se sendo exatamente o oposto de Prodigy, tudo está calmo para June, agora inserida em um cargo de confiança, ajudando ao Primeiro Eleitor. E também para Day, que reencontra seu irmão caçula, e passa a ser um herói perante a nação. Mas uma versão da Praga muito nociva assola as Colônias, que culpam a República, porque fazia experimentos com o vírus; então a guerra derradeira estoura entre os países.

As Colônias conseguem um forte aliado internacional, e invadem a República, que busca também um aliado, mas o preço que cobram pela ajuda é caro demais. Logo Day passa a ser peça fundamental na guerra, e tudo o que sobrou para ele depois de inúmeros sofrimentos, é a única chave para acabar com ela, e evitar a aniquilação de seu país. Além disso, Day esconde um segredo terrível sobre si mesmo, o que o levou a se afastar de June. Imerso no caos, Day usa todo o que pode para poder derrotar as Colônias e acabar com a guerra; por isso é inevitável se reaproximar de June, e juntos eles implementam um plano que pode ser capaz de dar um ponto final a tudo o que eles já enfrentaram.

Não tenho palavras suficientes para elogiar a autora, a trilogia é épica, inesquecível. Champion fecha com chave de ouro, uma distopia que estará para sempre no meu coração. Day e June claro, são o ponto mais forte do livro, eles são testados ao limite, tanto física, como psicologicamente, e vemos o quanto eles se sacrificam pelo bem da nação. Durante todo o livro sente-se o clima pesado da guerra, e há tantas reviravoltas, que é quase inacreditável. Temos também personagens secundários que desempenham um papel fundamental, alguns que passamos a amar, e outros que passamos a odiar. Marie Lu nos apresenta um novo cenário mundial, um mundo que teve que se recuperar e se reconfigurou de uma forma que tenho certeza que nunca passou por nossas cabeças. É inevitável que fiquemos reflexivos sobre as ações sejam como sociedade, seja individualmente.  


"A cada novo dia, tudo volta a ser possível, certo?" June Iparis

"As imagens do meu pesadelo persistem e me assombram. Por mais que eu me esforce, não adianta: não consigo fazer com que desapareçam. O tempo cura todas as feridas. Menos essa. Ainda não.” Day
Agora o clímax fica para as últimas páginas, e só de lembrar do final, eu me arrepio. Eu nunca li um final de saga que mexesse tanto comigo, foi um turbilhão de emoções que não consigo descrever com total clareza, eu ri e chorei ao mesmo tempo. E digo sem preocupação que você não lerá o final apenas uma vez de tão surpreendente que é. Não se assuste se você ficar numa típica ressaca literária após esses três livros. Para mim, a trilogia Legend está num patamar de pouquíssimos livros, os épicos! 

4 comentários

  1. Adorei a resenha, aliás adoro tudo que envolva a trilogia legend! Já li e gostei mt, quero filme logoo !

    http://lendocomela.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Micaela, fico feliz que tenha gostado! Tbem amo tudo relacionado a trilogia, e somos dois esperando filmes, hahaha! Continue acompanhando o blog, tem muita coisa legal vindo por aí...

      Excluir
  2. Mais uma vez não vou poder ler sua resenha. :/
    Mas vou voltar prometo *---*

    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem Rachel, mas prometeu opinar depois hein... fico aguardando :)

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)