[Resenha] Legend - Marie Lu

Título : Legend – A verdade se tornará lenda
Autora : Marie Lu

Editora : Rocco Jovens Leitores

Número de páginas : 253

ISBN : 978-85-7980-205-8



Olá leitores. Bem eu sou o Gustavo Henrique, muito prazer! Em primeiro lugar quero agradecer muito a Carol e a Marina, que me permitiram fazer parte do universo do blog. Ser CDC da página no facebook, ser cuidador do perfil no Instagram, e finalmente ser um colaborador aqui do blog. Muito obrigado do fundo do coração meninas. Bem vamos a resenha.

Legend é uma distopia, e como tal, se passa em um futuro pós – apocalítico. O nível dos oceanos ao redor do planeta subiu drasticamente, causando a perda de praticamente metade da porção de terra mundial. Países litorâneos desapareceram debaixo da água, e alguns continentes chegaram a perder dois terços de seus territórios. Os EUA teve sua maior perda na costa leste, e um pouco da costa oeste. 
O caos se instaurou no país, e a rixa entre regiões norte americanas aflorou, fazendo com que o país se dividisse em duas nações distintas : a República da América (costa oeste), e as Colônias da América (costa leste). A história se passa na República, país que vive sob um regime de ditadura militar, por conta da disputa com as Colônias. 
O principal regente do governo é o Primeiro Eleitor, um ditador clássico, que governa com o apoio do Senado. As diferenças das classes sociais é um imenso abismo, as cidades são divididas por setores de famílias ricas e pobres. As famílias pobres vivem em condições sub-humanas, e claro que não podem manifestar nenhum tipo de protesto contra o governo. 
A educação das crianças até os 10 anos de idade são de responsabilidade dos pais, quando atingem essa idade, as crianças passam por um avaliação chamada a Prova

Quem vai muito bem é encaminhado as melhores escolas de ensino médio, e posteriormente, as melhores faculdades, onde serão instruídos de forma que ocuparão as mais altas patentes do Exército; quem tira uma nota de média a boa, consegue também terminar os estudos na escola e na faculdade, e provavelmente serão subordinados dos que tiveram melhor nota; quem se sai com uma nota de razoável a média, é impedido de ingressar a faculdade, será encaminhado para escolas técnicas, onde aprenderão a fazer trabalhos braçais, e que são menosprezados; e finalmente quem é reprovado é enviado a fronteira com as Colônias, para servir aos soldados que estão na guerra. Como se não bastasse toda a dificuldade para os pobres, uma epidemia horrível e degenerativa paira sobre muitos bairros pobres do país.                                                     

"- Porque cada dia significa novas 24 horas. Cada dia quer dizer que tudo é possível de novo. Você pode aproveitar cada instante, pode morrer num instante, e tudo se resume a um dia após o outro - Ele olha para a porta aberta do vagão da ferrovia, onde faixas escuras de água cobrem o mundo - E aí você tenta caminhar sob a luz." Day - página 253
Day, um dos personagens principais, é de família pobre. Foi reprovado na prova, mas conseguiu escapar e vive nas ruas de Los Angeles. Ele se mantém da forma que pode tendo que cometer crimes e  em pouco tempo ele se torna o criminoso mais procurado da República aos 15 anos. 
June, também de 15 anos, foi a única na história da Prova a tirar nota máxima, portanto, é considerada o maior prodígio da República. Ela é de uma família rica e vive com seu irmão mais velho que é Capitão de uma das frotas de Los Angeles. 
Em circunstâncias normais June e Day jamais se encontrariam, mas uma catástrofe na vida de June, faz com que o caminho de ambos se cruzem e juntos eles passam por inúmeros perigos. Eles se infiltram no sistema militar do país, e descobrem os atos horrendos que conduzem as leis, e como isso afetou a vidas de suas famílias diretamente.



Narrado por Day e June em capítulos alternados, Legend é minha distopia favorita junto com Jogos Vorazes, primeiro pela autora Marie Lu, que escreve de uma forma arrebatadora, sem enrolação, com cenas que alternam entre mistérios, e com as mais variadas emoções, com reviravoltas incríveis. Eu me apaixonei completamente pela escrita dela. 

Em segundo por June e Day, personagens complexos, que aprenderam a ter uma força quase inabalável. Day é esperto, carismático, bondoso, e com uma coragem única. June por sua vez tem aquele ar de menina mulher encantador, é inteligente, linda, e também possui uma coragem acima do normal. 
Quando você conhece os personagens, logo pensa que é impossível eles se relacionarem amorosamente. Contudo eles formaram um casal fantástico, que passam por um período de paquera bem legal, e que não é aquele casal que passa a pensar cegamente um no outro, muito pelo contrário, eles se perguntam constantemente se devem mesmo ficar juntos, e eu achei isso bem coerente com a personalidade deles. 
Vocês ficarão chocados com as descobertas deles, a história avança de forma natural, sem rodeios, e com um final surpreendente. Recomendo muito a leitura de toda a trilogia. Uma pena que não temos nada confirmado sobre uma adaptação cinematográfica, os fãs se perguntam porque, afinal um grande estúdio de Hollywood adquiriu os direitos da saga. 
"Depois, encosta a cabeça na parede, suspira e fecha os olhos. Eu o observo por um instante, esperando que ele exponha seus olhos brilhantes novamente, mas ele não o faz. Após um tempo, ouço sua respiração se firmar e sua cabeça pender, então sei que ele adormeceu." June Iparis - página 114

6 comentários

  1. Primeiramente seja bem vindo. Eu adoro distopias, a primeira distopia que li foi Starters e comecei a gostar muito. Eu já tinha visto postagens sobre esse livro, mas não tinha lido nenhuma resenha,
    a capa me chamou a atenção. Sua resenha está bem detalhada, fez eu me interessar mais pelo livro. Parabéns pela resenha. Vou na bienal domingo se sobrar algum dinheiro vou comprar este livro e volto aqui pra dizer a minha opinião. Beijinhos

    casinhadaliteratura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Rachel, obrigado pelas boas vindas! As capas são lindas, e vale muito a pena mesmo ler essa trilogia. Tenho certeza que vc vai gostar. Obrigado pelo elogio, e compre sem medo, vc vai se apaixonar pelos personagens. Espero sua opinião depois, e continue prestigiando nosso blog, temos muitos posts legais ainda...

    ResponderExcluir
  3. Eu amo amo amo amo amo Legend , foi o livro que superou todos , é agora ja estou lendo Champion o último livro da trilogia ❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc que Legend superou todas as expectativas... Vc vai se maravilhar com o final de Champion. Volte depois e deixe sua opinião dele :) e continue acompanhando nossos posts, teremos muita coisa legal ainda esse mês!!!

      Excluir
  4. Sensacional! Parabéns pela resenha...este é um livro excelente que prende à atenção do início ao fim.Concordo quando afirma: "... com cenas que alternam entre mistérios, e com as mais variadas emoções, com reviravoltas incríveis". Realmente é o que senti ao ler cada página! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Meu Amor!
      Imagina minha felicidade de saber que minha namorada linda gostou tanto assim do livro que dei pra ela! Obrigado Meu Bem! Sua opinião é especial... bjo Gatinha

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)