[Resenha] Não Conte a Ninguém - Harlan Coben

Autor : Harlan Coben
Gênero : Policial / Suspense
Editora : Arqueiro
Lançamento : 2009
Número de páginas : 256
ISBN : 978-85-99296-51-6

A resenha de hoje é especial e nostálgica, pelo menos para nossa querida Carol. Não conte a ninguém foi o primeiro texto publicado aqui no blog, de onde vieram todos os outros, a semente que originou a árvore. Eu ganhei esse livro de presente de aniversário da minha linda amiga Jaqueline Moura que mora em São Paulo (beijo Jacky!). Já tinha ouvido falar muito de Harlan Coben, e da sua genialidade, e comprovei a veracidade dos elogios. O livro nos apresenta o casal David Beck e Elizabeth, que se conheceram ainda crianças, e se apaixonaram inevitavelmente. Eles tem um ritual muito romântico, todos os anos eles voltam a um lago, onde tiveram seu primeiro beijo, e marcaram seus nomes dentro de um coração, e uma barra em um tronco de árvore, que representa o primeiro ano deles juntos. Mas ao irem para comemorar seu décimo terceiro ano juntos, uma tragédia os aguardava. Em um momento em que Elizabeth se dirige a barraca armada por eles na margem do lago, ela é atacada. David ouve seus gritos, e corre para a socorrer, mas também é atacado de surpresa, e é deixado desmaiado dentro do lago a mercê da morte.  Oito anos depois Dr. Beck, sim ele é médico, mas especificamente um pediatra, começa a nos contar um pouco do que ele passou esses anos, e dos questionamentos que ficaram sem respostas, como por exemplo, como ele sobreviveu. O livro é narrado pelo seu ponto de vista, e conhecemos um pouco da visão de David acerca daquilo que o rodeia no seu trabalho. É perceptível que ele nunca se recuperou totalmente da perda de Elizabeth, e para piorar, um fato inesperado vem abalar suas convicções. Ele recebe um email, falando da hora do primeiro beijo do casal, e com vinte e uma barras que seriam as correspondentes aquele ano. Ele fica pasmado, e no dia seguinte, na hora do beijo, o email habilita um link de um vídeo, e quando ele assiste, seu coração palpita forte:  Elizabeth aparece na tela!


Eu vivia ouvindo aquele besteirol de "melhor ter perdido a pessoa amada do que nunca ter vivido um grande amor". Outra besteira. Acredite, não é melhor. Não me mostre o paraíso e depois o destrua. David Beck
Completamente perplexo, ele relê o email várias vezes, e algo no final prende sua atenção, um login e uma dica da senha que dão acesso a um site onde terá uma mensagem para ele, e uma frase final: não conte a ninguém! Sem saber o que fazer, David procura seu sogro para tentar descobrir algo sobre a morte de Elizabeth. Ao mesmo tempo ele é procurado pelo FBI e descobre que dois corpos que podem ter ligação com o assassinato de sua esposa foram encontrados enterrados. Para piorar ele passa a ser o principal suspeito da morte dos três. Com a ajuda de uma amiga eles começam a investigar, e contratam uma excelente advogada. O que David não sabe é que pessoas ricas e poderosas estão envolvidas no caso, e ele passa a ser vigiado. Ele procura uma amiga de Elizabeth atrás de respostas que ela possa saber, e no outro dia ela é encontrada morta, mais uma que vai parar na conta dele. A partir disso ele fica desesperado, a polícia consegue um mandato de prisão, mas ele tem uma ajuda inesperada. Um traficante famoso de drogas da cidade, tem um filho que é tratado por David, e é daí que vem a ajuda. Mentiras, conspirações... Conseguirá ele descobrir se Elizabeth está mesmo viva? Se sim porque ela não o procurou antes? Quem são os homens encontrados mortos? Qual o envolvimento deles no caso de Elizabeth? Quem matou a amiga de sua falecida esposa? Porque querem me incriminar? São muitas as perguntas de David, e te garanto que as respostas são surpreendentes.

"Algumas coisas a gente empacota, enfia no fundo do armário e espera não ver nunca mais - mas não consegue dispensar. Como sonhos, acredito." David Beck
Não existem palavras suficientes para descrever tudo que senti com esse livro, era impossível parar de ler. Coben é conhecido como O Mestre das noites em claro. Eu concordo plenamente, me pegava pensando no livro o dia todo. Eu ansiava pelo meus horários de leitura, era difícil ir dormir depois de largar o livro. Pensei em como as coisas podiam se encaixar, descobrir os segredos dos personagens, qual a próximo passo de cada um. Foi meu primeiro livro do Coben, mas com certeza não será o último, quero muito mais dele. Esse é um daqueles livro que toda pessoa deveria ler, as revelações são tão inacreditáveis, está difícil para mim escrever a real sensação que senti lendo essa história. Os personagens são tão cativantes, e o amor do casal é um dos pontos alto do livro. Um amor que mesmo sendo permeado de omissões, é forte, inabalável, convicto, autossuficiente. Eu tenho certeza que você não se arrependerá de ler, mergulhe de cabeça, e saiba que ficará gravado no seu íntimo para sempre aquilo que sentiu ao ler esse livro. Tinha me sentido assim apenas lendo Dan Brown, o qual gosto bastante, contudo, Coben me fez reviver esses sentimentos tão bons. Obrigado Harlan Coben, e continue escrevendo enquanto viver!

6 comentários

  1. Uau, que resenha! Fiquei muuuuito curiosa. Adoro narrativas com mistérios, tinha parado de ler esse tipo de livro e agora retornei com Agatha Christie, mas confesso que nunca tinha dado muita atenção a nenhum livro de Harlan Coben, Parece ser fascinante! Conseguiste deixar uma pessoa curiosa, Gustavo Henrique. Rsrsrs

    Beijinhos, Hel.
    http://leiturasegatices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena! Obrigado pela visita! Amo de paixão mistérios e fantasia. Conheço Dan Brown, que é espetacular, recomendo também. Agora Harlan Coben, te envolve de uma maneira arrebatadora! Leia sim, se delicie com esse livro, te garanto que será inesquecível! Fico muito feliz que a minha resenha tenha alcançado o objetivo de despertar a curiosidade do leitor... bjos, volte sempre!

      Excluir
  2. Com certeza essa resenha é empolgante. Pretendo ler o livro em breve.

    ResponderExcluir
  3. Kate
    22 De Setembro De 2017 13:37
    Sou grande fã de Harlan Coben, já li praticamente todos os livros dele. Recomendo! Além desse, meus preferidos são Fique comigo, Que falta você me faz, O inocente, Não há segunda chance e, o mais recente lançado no Brasil, A grande ilusão. Todos fantásticos! Sem contar, é claro, toda a série de Myron Bolitar,meu príncipe encantado, kk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahaha bom saber disso! Todos os livros indicados estão na minha lista!!! Rsrsrsrs...

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)