[Resenha] - Jurassic Park - Michael Crichton

Editora: ALEPH
Lançamento original: 1990
Lançamento da nova edição: 2015
Gênero: Ficção científica
Páginas: 507
Tradução: Marcia Men
ISBN: 978-85-7657-215-2

A tão famosa história de Jurassic Park deu seus primeiros passos lá no ano de 1990, mas não é todo mundo que sabe disso. O livro de autoria de Michael Crichton conta a história de três estudiosos que são convidados para visitar um novo empreendimento que está sendo construído em uma ilha da Costa Rica por John Hammond, presidente e fundador da InGen, empresa de bioengenharia estadunidense. 
O que se encontra neste parque, no entanto, é mantido em segredo. Sendo assim, Alan Grant, Ellie Sattler e Ian Malcolm, juntamente com um advogado e duas crianças, viajam para a tal ilha.
Chegando lá, eles são apresentados ao Jurassic Park, uma espécie de zoológico de grandes proporções, que abriga talvez as criaturas mais assustadoras e fascinantes da história: dinossauros, recriados em laboratórios por meio da engenharia genética a partir de filamentos de DNA encontrados dentro de pedaços de âmbar por todo o mundo.

John Hammond explica que o parque precisa de aprovação para ser aberto ao público e que, para isso, os convidados irão fazer um tour pelo local para atestar a segurança do parque, pois somente assim ele poderia ser inaugurado. Mas quando as coisas começam a dar errado é que um simples final de semana em um "parque de diversões" pode virar uma corrida pela sobrevivência!

"Meu argumento é de que a vida na Terra pode tomar conta de si mesma. No pensamento de um ser humano, uma centena de anos é um longo tempo. Mas, para a Terra, uma centena de anos não é nada.  Um milhão de anos não é nada. Esse planeta vive e respira em uma escala muito mais vasta. Temos sido residentes aqui por uma fração de segundo. Se sumirmos amanhã, a Terra não vai sentir nossa falta." (Iam Malcolm)

Bom, pelas fotos que estou colocando nesta resenha, já dá para perceber que eu sou apaixonada por Jurassic Park, né? hehe. E é por isso que, quando eu fiquei sabendo da existência de um livro sobre a história, não pensei duas vezes antes de sair procurando por ele. O exemplar é maravilhoso! As páginas possuem as beiradas coloridas e o livro é repleto de decorações. O trabalho desta editora foi sensacional.

Mas um ponto que me chamou demais a atenção foi a questão da lealdade entre filme e livro. Ela quase não existe! À medida que a leitura ia desenrolando, eu ia percebendo cada vez mais essa falta de similaridade, mas ela não estragou o livro nem me fez deixar de gostar do filme, muito pelo contrário! Continuo amando o filme e também me apaixonei pelo livro. Foi como se eu estivesse lendo uma nova aventura no mundo dos dinossauros. 

A base da história, como já foi descrito antes, é a mesma. Mas os acontecimentos, os estilos dos personagens e até mesmo dos dinossauros é diferente. Tanto que no começo, se você já está familiarizado com o filme, acaba estranhando alguns comportamentos que na adaptação são completamente diferentes, e até algumas mortes! Pois é... Quantas exclamações de surpresa eu soltei durante a minha leitura! Nunca imaginei que tal pessoa pudesse ter um destino tão diferente do filme para o livro (não comento quem, para não soltar spoilers aqui). Então se você ficou triste pela morte de alguém no filme, pode ter alguma esperança de que no livro, talvez, ele fique vivo! Há rumores de que no próximo ano seja lançado o livro do segundo filme, mas agora sinceramente não sei o que esperar, depois de tantas diferenças, também não creio que ele será assim tão fiel (até por que é meio impossível, levando em consideração o rumo que este primeiro livro toma). 

A narrativa, em terceira pessoa, é bem fluida e prende o leitor. Algumas partes exigem um pouco mais de atenção, quando os personagens começam a discutir sobre temas científicos, os sistemas de segurança cheios de códigos esquisitos e as teorias de Malcolm. Mas isso é o de menos em um livro com uma história tão fascinante. Brilhantemente desenvolvido, é impossível largar. 

4 comentários

  1. Oi, tudo bem?
    Adorei a resenha.
    Gosto muito dos filmes e estou doida pra ler. Achei essa edição da Aleph muito linda.
    Bj


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jess! Tudo bem e você?
      Obrigada, fico feliz em saber que gostou!
      Este livro é realmente encantador! Já que você gosta tanto também, prepare-se! Você vai amar!
      E essa edição é perfeita mesmo! Não tenho nada do que reclamar sobre ela!

      Beijos

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)