[Resenha] - O Bisturi de Ouro - Chaiene Santos

Editora: Novo Século
Lançamento: 2013
Gênero: Ficção Brasileira
Páginas: 206
ISBN: 978-85-428-0056-2

"O Bisturi de Ouro" conta a história de Eduardo, um menino de família mais humilde que tinha o sonho de cursar uma boa faculdade de Medicina. O pai de Eduardo não acreditava que seria possível a realização deste sonho devido à situação financeira da família, mas a mãe do menino, vendo o quanto ele se esforçava nos estudos, acreditava nele e fazia de tudo para ajudá-lo a realizar seu desejo de se tornar médico. Sempre que podia, guardava um pouco do dinheiro que ganhava para ajudar o filho na conquista deste sonho. 
Eduardo era um menino que, diferente de muitos colegas, tinha prazer em estudar e era muito inteligente.  Isso atraía muitas pessoas para perto dele, mas Eduardo sabia que nem todas poderiam de fato ser consideradas como amigas. Quando Eduardo conhece Glauco, um colega de sua turma na escola, ele imediatamente percebe que este não é uma pessoa honesta, mas Glauco faz de tudo para se aproximar da família do rapaz.
O tempo vai passando e Eduardo arruma um emprego para ajudar com as despesas da família e para economizar com a almejada faculdade. Mas quando a mãe de Eduardo é brutalmente assassinada e as suas economias para ajudar o filho são roubadas, o sonho do jovem quase vai por água abaixo. A polícia não conseguiu resolver o caso e não encontrou provas de quem havia sido o assassino, mas Eduardo acredita saber quem havia feito aquilo com sua mãe. Em homenagem à ela, Eduardo começa a se esforçar ainda mais no trabalho e nos estudos e logo consegue passar no vestibular para uma faculdade de Medicina. 
Eduardo continuou sendo um excelente aluno, tirava notas altas nas provas, era reconhecido pelos professores e possuía destreza com os instrumentos cirúrgicos em seu estágio. Logo ele começou a trabalhar e recebeu o título de ''Bisturi de Ouro'' pela sua capacidade. 
Porém nem tudo era um mar de rosas. Eduardo estava ciente de que estava sendo perseguido por uma pessoa mascarada que ele acreditava ser o assassino de sua mãe. Tentando levar uma vida normal apesar disso, Eduardo aprende muitas coisas, mas principalmente que o mundo dá voltas e logo ele se verá em uma situação aonde ele terá que optar por vingança ou perdão. 

"O Bisturi de Ouro" é um livro que engloba muitos assuntos de uma vez. Fala sobre sentimentos de ódio e de vingança. Fala de amor e de perdão. E fala sobre o quão longe podemos chegar com esforço e dedicação. O autor mesclou tudo em um único livro que se tornou uma obra de grande valor, uma lição de vida. O personagem Eduardo é um exemplo de como devemos pensar grande e nunca desistir dos nossos sonhos, por mais impossíveis que eles possam parecer no momento. É um homem de bom coração, honesto e que sabe bem o que quer da vida. 

Narrado em terceira pessoa, o livro gira em torno da vida de Eduardo, mas alguns capítulos são reservados para o assassino, para que os leitores fiquem a par dos acontecimentos e assassinatos cometidos por tal pessoa. A leitura flui rapidamente pela ansiedade de saber o que acontecerá no "confronto" final entre Eduardo e o assassino de sua mãe, assunto este que fica em aberto durante o livro todo, e qual será a decisão tomada por ele. Eduardo diz várias vezes que deseja vingança pelo modo como sua mãe foi tirada dele, mas é impossível saber o que ele realmente fará quando estiver cara a cara com a pessoa que mais odeia no mundo. 

Chaiene Santos consegue criar ótimos personagens. Aqueles pelos quais nos apaixonamos logo e  aqueles extremamente insuportáveis que você não consegue gostar de modo algum. E vocês podem me achar confusa neste momento, mas a verdade é que eu adoro os personagens que eu odeio! Por causa deles, os sentimentos que o livro emana são os mais diversos e deixam o livro mais realista, justamente por mostrar que nem todo mundo é bom neste mundo e que, infelizmente, precisamos tomar cuidado com as pessoas que nos cercam e em quem escolhemos para confiar.

"O Bisturi de Ouro" envolve mistério, romance, policial e uma pitadinha de acontecimentos mais sobrenaturais que são bem colocados e se interligam de forma harmoniosa. É um livro espetacular de onde podemos tirar muitas lições para a nossa vida. Vale muito a pena a leitura!

4 comentários

  1. Gosto de tudo que vc falou que tem na história, romance, policial, mistério e principalmente o sobrenatural costurando tudo isso! Me deu vontade de ler ♥
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata! Que bom que gostou, procure ler sim, ele é ótimo!! E o final é incrível!!!
      Beijos
      Voltei sempre!!

      Excluir
  2. Descobri seu blog por acaso! está de parabéns!! obrigada pela indicação do livro! eu sou vestibulanda de medicina e espero realizar o meu sonho, quero fazer a diferença na minha comunidade! Deus abençoe você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arih!!! Que bom que gostou do blog, ficamos muito felizes!!!
      Eu fiquei encantada com o modo como o personagem do livro luta para conseguir o que quer! Acredito que você, como vestibulanda de medicina, vai adorar! Se tiver a oportunidade, leia este. Acho que vai amar!

      Muito sucesso para você!!!
      Deus te abençoe também! =)
      Volte sempre!
      Beijos

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)