[Resenha] - Gigantes - Pedro Henrique Neschling

ISBN-13: 9788584390120
ISBN-10: 858439012X
Ano: 2015 / Páginas: 232
Idioma: português 
Editora: Paralela

Gigantes conta a história de Fernando, Duda, Lipe, Zidane e Camila. São cinco amigos que estão no último ano e planejam vidas maravilhosas, grandes empregos, grandes futuros e grandes recompensas.
Fernando é namorado de Duda há três anos, eles sempre foram companheiros e cúmplices até que Camila entra na escola e balança o relacionamento. Tudo acaba quando Duda descobre que os dois se pegaram atrás da churrasqueira na festa de formatura.
Zidane sonha em ser rockstar, ele resolveu cursar administração numa universidade mais ou menos só pra fazer a mãe feliz, mas a certeza de que mais cedo ou mais tarde vai estourar no país inteiro é concreta.
Lipe é o melhor amigo de Duda desde sempre. Gay assumido e bem resolvido, ele não tem crises existências. Seu único problema é o pai que não enxerga sua opção sexual e ainda faz piadas homofóbicas sempre que pode.
Após o fim do colegial eles praticamente seguem caminhos diferentes. Duda vai estudar moda em Paris e aproveita a distância pra se recompor do final conturbado com Fernando. Ele, por sua vez, resolve esperar a volta de Duda na esperança de que eles fiquem juntos de novo, mas não deixa de sair escondido com Camila enquanto isso. A garota começa a faculdade e aproveita a sua tão maravilhosa liberdade da maneira que quer, não gosta nem da possibilidade de se amar. Lipe começa a trabalhar com produções pequenas de figuração e logo está conhecendo muita gente do ramo artístico. Zidane fundou a banda Câ Nabis e eles estão fazendo o maior sucesso na cidade.

Ao longo do livro é narrado os anos posteriores ao final da escola. Os sonhos maravilhosos que cada um tem para sua vida. O problema é que nenhum deles consegue aquilo que realmente sonhou e nem com a mesma intensidade. Fernando é um produtor de cinema, mas o sonho de escrever uma grande produção e estourar está cada vez mais distante. Camila que prezava tanto pela sua liberdade se casou e o marido não está mais tão entusiasmado por ela. Duda arrumou um namorado perfeito que se mostrou imperfeito ao contar que tem AIDS e transou com ela sem camisinha mesmo assim. Lipe não consegue engrenar na profissão e sua independência financeira está cada vez mais distante. E por fim, Cã Nabis não é mais o sucesso que tempos atrás e a banda se desfaz fazendo Zidane perder completamento o sentido da vida.
Mas essas pequenas fracassadas servem para que eles comecem a ver suas vidas de maneiras diferentes. E que talvez, o que eles sonharam a vida toda, não seja exatamente o melhor pra eles. Ser adulto, criar responsabilidades e viver nesse mundo cada vez mais competitivo é muito mais forte do que os sonhos da adolescência.
"Todo garoto sonha em ser gigante, pensava, mas poucos conseguem triunfar, e não tinha mais tanta certeza que ele possuía capacidade de se tornar tão grande quanto suas ambições." - Fernando
Gigantes conta a história desses cinco amigos durante 10 anos, alternadamente e de vez em quando juntos, quando eles se encontram. É um livro muito verdadeiro, pois a medida que vamos chegando perto dos 30 percebemos que aqueles sonhos que tivemos na adolescência estão cada vez mais distantes. Mas isso não quer dizer que nossas vidas foram perdidas, podemos recomeçar e construir novos sonhos com a realidade que temos.
Um livro completamente real, por mais que seja uma história fictícia, porque poderia ser a minha ou a sua história. Podemos facilmente nos colocar no lugar de determinado personagem.
A narrativa de Pedro Neschling é fascinante e rapidamente o livro é devorado pelos nossos olhos, houve momentos engraçados e outros bem emocionantes, em vários momentos eu percebi meus olhos aguados e um nó na minha garganta.
Li o livro em um dois dias. Devorei cada página com muita atenção e me perdi no meio de tantas histórias maravilhosas. O mais interessante é que são histórias que poderiam ser nossas, são histórias de verdade, com problemas e soluções reais. Personagens imperfeitos mas que tentam a seu modo melhorar a própria vida e fazer com que ela valha a pena. Com certeza recomendo a leitura, principalmente se você esta na fase entre 25 e 30 anos, como eu. De repente você abre sua vida para um mundo de possibilidades.

5 comentários

  1. Oláá Carol
    Nossa, pelo que pude notar em sua resenha o livro é bem envolvente e realista, me emocionei só com a quote do personagem Fernando, então já estou prevendo meus olhos marejados quando finalmente comprar o livro, confesso que antes da sua resenha tinha medo de me perder na narrativa devido a no livro falar das histórias/experiências de cada um deles ora individual, ora coletiva, mas pelo que vi o livro com este aspecto fica mais interessante e tem uma excelente qualidade na narrativa que não permite que o leitor se perca!Ansiosa para adquirir e ler Gigantes. ^^
    Bjoos


    Jovem Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eloisa!! Exatamente! A mistura das histórias é o forte do livro. Esse negocio que acontece de amigos de infância nunca mais se verem quando crescem sabe? Essas coisas? A gente vê a vida de todo mundo e parecida, não é só você tem que frustrações, sonhos de adolescente não realizados ou modificados pelo tempo. É algo natural que acontece quando a gente percebe que crescer da trabalho! Leia mesmo e depois me diga o que achou! Tenho certeza que você vai repensar muitas coisas.
      Beijos

      Excluir
  2. Esse livro parece ser tão interessante, justamente por eu estar nessa fase de fazer planos e montar expectativas para o futuro. Será que tudo vai ser do jeito que eu imagino? E se não ser, como vai ser? Essa perguntas, apesar de simples, são intrigantes.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Vinicius! É inevitável nos questionarmos mesmo! Por isso essa história parece tão minha, sua ou de qualquer outro, é uma fase que todos passaremos!

      Excluir
  3. Boa resenha, só gostaria de destacar uma coisa: não existe "opção sexual" e sim "orientação sexual".

    beijos.

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)