[Resenha] - Os Bons Segredos - Sarah Dessen

Editora: Seguinte
Lançamento: 2015
Gênero: Romance Young Adult
Título Original: Saint Anything
Tradução: Cristian Clemente
Páginas: 403
ISBN: 978-85-65765-76-3

Sydney Stanford já estava acostumada a ficar em segundo plano, a ser invisível. Desde que era pequena, sua vida era ofuscada pela presença do irmão mais velho, Peyton, aquele a quem os pais idolatravam. Peyton era o corajoso, o popular, o melhor; e isso não só em casa. Nada disso era, de fato, um problema para Sydney. Ela tinha sua vida normal na escola, suas poucas amigas e passava seus dias estudando e assistindo seus reality shows favoritos. Até que Peyton começou a adentrar no mundo do álcool e das drogas. Apesar de vários esforços para melhorar, ele sempre tinha suas recaídas, o que deixava os pais completamente preocupados. Mas o auge dos problemas foi quando Peyton foi mais uma vez preso por ter dirigido embriagado, desta vez tendo causado um acidente que deixou um garoto paraplégico. Sydney achou que, agora que o irmão estaria cumprindo sua pena na prisão, os pais dariam alguma atenção à vida dela. Mas não foi isto o que aconteceu. Completamente abalados, os dois só conseguiam ver Peyton como uma vítima, não o responsável pelo acidente. 

Incapaz de lidar com tamanha insensatez dos pais, Sydney não tem vontade alguma de voltar para casa depois da escola. Até que ela resolve ir à uma pizzaria depois da aula para acalmar os pensamentos e lá ela conhece os Chatham, uma família mais humilde e muito unida que acaba recebendo Sydney de braços abertos.
"Apesar de as coisas serem sempre assim, senti um ímpeto de raiva inédito e repentino surgir dentro de mim. [...] Eu sempre tinha sido a outra, a que não era Peyton. Já tinha até aceitado. Mas então finalmente conheci pessoas que me enxergavam de um jeito diferente. Agora que eu era real e estava em primeiro plano para alguém, nunca mais queria ser invisível."
Fascinada com a vida simples que eles levavam, Sydney passava cada vez mais e mais tempo ao lado deles, em especial dos irmãos Layla e Mac, e começou a conhecer uma vida que ela nunca havia tido. Mas a mãe de Sydney parece não aprovar essa nova vida da filha e faz de tudo para que ela volte a viver como antes. Agora Sydney precisa decidir entre agradar aos pais seguindo sempre a mesma rotina como a pessoa invisível que ela sempre foi, ou lutar pela sua própria felicidade em uma vida completamente nova. 


Uma única nota antes de iniciar: 2016 já começou bem!
Os bons segredos possui uma narrativa cativante em primeira pessoa do ponto de vista de Sydney, retratando o que ela sente em relação ao mundo que a cerca. A vida dela não tem sido fácil e o modo como ela lida com todos os acontecimentos é o ponto marcante do livro. 

Os personagens são todos muito bem descritos e facilmente conquistam o leitor. Alguns extremamente cativantes, outros completamente insuportáveis, mas todos necessários para o desenrolar perfeito desta estória. O mais legal de tudo foi o fato de que o livro narra situações tão cotidianas e realistas que eu me surpreendi por, muitas vezes, ter uma linha de pensamento igual à da Sydney. Aliás, esta foi uma personagem que eu gostei muito e não por ser a protagonista. Sydney não é uma pessoa perfeita. Ela tem seus medos, inseguranças. Mas é uma pessoa que tenta ser justa, honesta e verdadeira. E, acima de tudo, que luta por aqueles que ama.
Mac e Layla também são adoráveis. Os dois irmãos possuem um relacionamento quase fora do normal, daqueles que se entende só pelo olhar. Layla é divertida e dinâmica. Mac já é mais reservado e "pé no chão". Com personalidades opostas, as cenas entre eles acabaram se tornando de grande destaque, sejam por serem engraçadas com seus momentos de provocação, seja por retratarem a cumplicidade infinita entre os dois irmãos (dá para perceber as cenas pela minha marcação de post-its, né?).
"A resposta dele foi atirar uma uva nela. Errou feio, porém, e me acertou bem na cara. A fruta quicou e saiu rolando pela grama, diante dos olhos arregalados e horrorizados de Mac.  - Ótimo, Macaulay Chatham - a irmã dele disse - Isso faz parte do seu jogo agora? Jogar comida nas garotas bonitas para chamar a atenção delas?                                                     Então eu era bonita? Logo nós dois estávamos vermelhos."                
A diagramação do livro está muito boa. O tamanho das letras é ótimo e, apesar de os capítulos serem um pouquinho longos, a leveza da escrita facilita a leitura. E o que falar desta capa? Perfeita, com uma textura levemente emborrachada e uma imagem linda representando a mensagem da estória. Eu simplesmente amo essas capas que têm alguma relação com o sentido da obra. Além de ter o cenário de uma das melhores cenas do livro todo, ela representa pura e simplesmente a Sydney fugindo de sua rotina sem graça e indo de encontro à sua liberdade. 

O principal deste livro, apesar de ele possuir romance em suas páginas, é  que ele fala sobre família em vários aspectos. Relata relacionamentos entre pais e filhos. Fala sobre sentimentos de culpa e sobre perdão. E nos ensina sobre as consequências dos nossos atos. Todos os personagens neste livro apresentados têm a capacidade de nos ensinar algo sobre a vida, por mínimo que seja. E é por isso que Os bons segredos se tornou um livro tão especial. Pois nos ensina, acima de tudo, a lutar pela nossa felicidade.

2 comentários

  1. Oi Marina! Eu adorei este livro, gostei por que fala sobre libertação, inclusive, a capa fala muito disso, um pônei que esta "acostumado" a girar no carrossel que se liberta para outro rumo! Muito bem pensado!

    Conheci seu blog hoje e adorei seu cantinho, já sou seguidora =D ♥ Se quiser conhecer o meu cantinho tbm será super bem vinda!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joi, tudo bem?
      Eu também me encantei por este livro de uma forma quase rara! Tocou lá no fundo, pois ele nos passa uma ótima lição de vida!

      Fiquei muito contente que gostou do blog!
      Com certeza vamos visitar o seu =)
      Um beijo, volte sempre!

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)