[Resenha] - Os Filhos do Tempo - Chaiene Santos

Chaiene Barboza Santos
Capa: André Siqueira
Diagramação e revisão: Nanie Dias
Nova Friburgo, Brasil
Lançamento: 2013
ISBN: 978-149-483-773-0

Nicolas é um jovem estudante de física de 23 anos que sempre possuiu um fascínio inexplicável pelo Universo. Seu maior prazer era estudar sobre o mesmo, observar as estrelas à noite e ficar imaginando o que tanto poderia existir lá fora que não fosse de conhecimento humano. 
Até o dia em que ele conhece Zara, sua mais nova colega de classe. Extremamente inteligente, ela rapidamente chama a atenção do garoto e logo eles tornam-se amigos e, em seguida, amantes. Com a evolução deste relacionamento, Zara revela à Nicolas algo que mudaria a vida dele para sempre: ela não pertence ao planeta Terra. Zara diz que está em uma missão para levá-lo ao planeta Vida, um planeta localizado no futuro, para que ele salve a princesa, cuja enfermidade só pode ser curada pelo jovem Nicolas. 

"- E se atravessando a dobra espaço-tempo-gravidade nós conseguíssemos voltar ao passado terrestre usando as modernas naves com formato discoide para viajar pelo universo em todas as direções? O senhor já imaginou que os discos voadores podem ser pilotados por humanos evoluídos do futuro?"
Nicolas, por sua paixão pelo espaço e pela empolgação de salvar a vida de alguém, prontamente aceita participar desta missão para salvar a princesa. Juntamente com Zara e sua equipe, ele começa a se preparar para a viagem que seria em pouco tempo, quando a passagem interligando o passado e o futuro se abrisse. Mas Nicolas também é alvo de outra equipe do futuro, cuja verdade por trás da mesma missão é sequestrá-lo para impedir que a vida da princesa seja salva. 

Vencedor do prêmio Wattys 2015 como um dos melhores livros do ano "Os Filhos do Tempo" é o primeiro livro de uma trilogia escrita por Chaiene Santos que aborda uma temática bem diferente e interessante. O que realmente pode existir lá fora? O autor criou um universo paralelo muito intrigante e o fez de forma incrível, mencionando vários pontos da física que podem realmente existir e nós não temos conhecimento e nem nos aprofundamos muito para tentar entender sobre. 

O livro possui uma narrativa bem fluida em terceira pessoa, mesclando mistério e romance de forma bem harmoniosa. Os personagens são cativantes, mas o entendimento pode vir a demorar um pouco para se desenrolar por causa da variedade de nomes incomuns. Mas depois que você se acostuma, a leitura flui bem rápido. A maioria dos acontecimentos se passa no tempo presente, mas nos são apresentadas algumas memórias de alguns personagens para que a gente os entenda melhor e consiga compreender atitudes passadas que resultaram no agora. Tudo bem simples de entender.

Reservei também um cantinho desta resenha para falar sobre a edição e formatação do livro, que está maravilhosa! Quem a fez está de parabéns. Primeiro porque a ilustração da capa é nota dez, emana um mistério que eu nunca vi em nenhuma capa de nenhum outro livro. A capa também é levemente emborrachada e o livro não possui orelhas, remetendo muito às edições americanas. As páginas são levemente amareladas, com letras em bom tamanho, capítulos médios e não há paginação. Já é o segundo livro seguido que leio sem a marcação das páginas e eu fiquei curiosa a respeito disso. Então não consigo dizer com exatidão o número de páginas (e eu não vou ficar contando também), mas comparando-o com os livros com tamanho aproximado que tenho aqui, "Os Filhos do Tempo" deve ter em torno de 300 páginas. Não é um livro denso e cansativo, pelo contrário, é bem elaborado, com uma leitura leve e que dá para ler bem rápido. 



4 comentários

  1. Oi, Marina!
    Que legal conhecer esse livro! Nunca ouvi falar dele, mas a sua resenha me despertou muita curiosidade. Acredito que não vou ler agora porque já comprei um livro com alienígenas e etc, acho que a vibe não tá tão grande assim, mas gostaria de conferi-lo ainda esse ano, me interessou muito!
    Beijoss
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kathleen!
      Descobri esta trilogia pelo facebook na verdade. Também não tinha ouvido falar, mas toda a premissa do livro me chamou muito a atenção, pois adoro esses temas voltados ao espaço! rs
      Quando tiver a chance, leia sim. Depois nos conte o que achou =)
      Qual é o livro que você comprou sobre alienígenas? Fiquei curiosa rsrsrs

      Beijinhos!

      Excluir
  2. Eu comprei a Trilogia dos livros, me arrisquei somente com base no primeiro. Se fosse alguns anos atrás, com a primeira edição da capa, eu não compraria. Mas essa capa simplesmente foi perfeita e decisiva para eu me interessar pelo livro. Nem lembro como o encontrei, só sei que adicionei na minha lista de leitura. Li a triologia inteira em apenas 1 semana e meia (só o segundo livro que tem cerca de 300 páginas, li em dois dias).
    O primeiro livro flui muito rapido, o que torna-se ruim em certo ponto. Mas a história bem amarrada e bem trabalha salvam o ritmo corrido do livro. Ainda bem hehe

    O segundo e o terceiro livro são mais lentos na passagem dos fatos, o que eu achei mais agradável, porém a história é muito bem desenvolvida, e o segundo livro termina fazendo uma amarração gigante para o terceiro livro. É impossível parar no segundo sem saber o que vai acontecer.

    Agora, cá entre nós, mesmo as capas sendo um pouco mais frágeis e não tendo orelha, quem as fez, merece todo o reconhecimento: São as três capas mais lindas que já vi até hoje. Quase todos os dias os pego só para ver as capas hehe. sem falar na sensação emborrachada.. uma delícia.

    Enfim, a trilogia é ótima. Só me espanta o fato de o autor não ter lançado por nenhuma editora, somente pelo Amazon, de forma independente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Reinaldo!!! Eu só li o primeiro por enquanto e gostaria muito de poder dar continuidade à minha leitura para descobrir o que acontece.
      Suas opiniões sobre o segundo e o terceiro livros me deixaram super curiosa! rsrs

      Também fiquei encantada pelas capas! Umas das mais lindas que já vi, de ficar admirando mesmo! haha

      Obrigada pela visita
      Volte sempre =)

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)