[Resenha] - A 5ª Onda - Rick Yancey


Editora: Fundamento
Lançamento: 2013
Título Original: The 5th Wave
Gênero: Ficção
Páginas: 367
ISBN: 978-85-395-1364-2

"Você sabe dizer quem é o inimigo em tempos de guerra, Cassie?"

Cassie Sullivan era uma adolescente como qualquer outra. Ela vivia com os pais e o irmão mais novo, Sam, em uma típica residência norte americana, tinha uma melhor amiga com quem se divertia muito e uma paixão secreta pelo menino mais bonito e popular da escola, Ben Parish. Mas isso foi antes. Agora, para si mesma, essa Cassie não existia mais.
Porque agora o mundo estava em guerra. Uma guerra contra visitantes de outro planeta, cujo objetivo da vinda ainda era uma incógnita. Só o que todos sabiam era que nenhum dos Outros, como foram rapidamente nomeados, estava aqui de forma pacífica. Aproximadamente dez dias após sua chegada, iniciaram-se os ataques contra a Terra. Cada um desses ataques recebia o nome de Onda, e a cada Onda que se passava, mais e mais humanos eram eliminados.

Depois que o pequeno Sam é levado pelo exército para uma base militar segura e imune aos ataques dos Outros, Cassie se vê completamente sozinha neste novo mundo selvagem e hostil. Lutando pela sobrevivência, tudo o que ela quer é reencontrar seu irmão. Correndo para cumprir a promessa de reencontrá-lo o mais rápido possível, Cassie conhece Evan Walker, um sujeito aparentemente generoso e que prontamente decide ajudá-la. Mas neste novo mundo hostil, Cassie precisa ficar com os olhos bem abertos, pois qualquer movimento errado pode custar a sua vida. 


"Quanto mais difícil fica a sobrevivência, mais você quer se agrupar. E quanto mais quer se agrupar, mais difícil se torna a sobrevivência."

A primeira onda foi a queda total da energia, trazendo o caos e a escuridão. A segunda onda veio em sua forma literal, trazendo a destruição. A terceira onda foi a pestilência, causando a contaminação de 97% da população sobrevivente até o momento. Na quarta onda, eles se infiltraram. Agora não se pode mais confiar em ninguém. E a quinta onda está cada vez mais próxima.


"A 5ª Onda" é uma obra brilhante sem tirar nem pôr, daquelas sobre as quais a única coisa de que se arrepende é de não ter lido antes. Desde suas primeiras folhas, somos contagiados por um ritmo bem intenso e não há trechos cansativos que desanimam a leitura. Com uma narrativa alternada entre primeira e terceira pessoa, este livro não foca somente na vida de um personagem. Ele é dividido em várias partes e, sob as vozes de Cassie, Ben Parish, Evan Walker e Sam, podemos ver o modo como cada um deles lida com o novo mundo apocalíptico. 
Não nos é apresentado no começo de cada uma dessas partes qual é o personagem que nela será abordado, mas a narrativa nos permite facilmente identificar cada um deles, pois cada um tem um modo de pensar e se expressar e cada um está passando por uma situação diferente. 
Em minha opinião, as melhores partes são as descritas sob o ponto de vista de Cassie e de Ben, uma vez que elas são as que mais recebem atenção e por isso são mais profundas, com uma riqueza de detalhes maior. E dentre elas, as que mais se destacaram para mim foram as cenas narradas por Ben Parish. Este foi um personagem com que simpatizei desde o começo, porque apesar de ser o popular bonitão da escola, ele não deixou essa fama subir à cabeça e sempre foi muito prestativo e paciente com os demais, mesmo em um ambiente que exigia dele o contrário. Sem dúvidas, achei ele um personagem forte e de bom coração, que sofreu muito com o rumo de sua vida depois da primeira onda, e mesmo tendo perdido todos os que amava, ainda encontrou forças para seguir em frente. E por isso,  tornou-se o meu preferido - e torcerei por ele até o final!


O autor conseguiu colocar muita tensão nas páginas deste livro e fez com que isso acabasse aprisionando o leitor, pois é um livro difícil de parar de ler. Mesmo quando não estava com o livro nas mãos, me via pensando nele e nos personagens; o que a Cassie iria fazer, o que aconteceria com Ben, se o Sam ia conseguir encontrar a irmã... Digo isso porque, apesar de já ter assistido o filme nas telonas e já saber o que iria acontecer, não pude deixar de ficar um pouco chocada com algumas modificações que encontrei pelo caminho. Elas não me fizeram gostar menos de um ou de outro, mas não pude evitar ficar um pouquinho decepcionada por cenas que adorei no filme e não encontrei no livro, e cenas que li no livro e adoraria ter visto no cinema. Mas faz parte de todas as adaptações...

Em resumo, Rick Yancey me conquistou com este primeiro volume que dá início à uma trilogia que, com certeza, veio para ficar. Mal posso esperar para saber o que vai acontecer no próximo livro! Até a próxima!

10 comentários

  1. Gostei. Curioso que achei esse livro de graça no wattpad. Será que o texto é o mesmo? Espero que sim. Um abraço! Estou sempre de olho nas atualizações depois que adicionei este blogue na lista de indicações que coloquei no meu. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Acredito que deve ser o mesmo, sim! E espero que você goste bastante dele também!

      Volte sempre =)
      Beijo

      Excluir
  2. Ah, que pena! Sai a identidade do perfil do meu companheiro. Eu sou o Fabiano Caldeira, do blogue SOCIALIZAANDO HQ. desculpe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiano!
      Não precisa se desculpar!
      Vou visitar o seu blog com certeza.

      Beijo!

      Excluir
  3. Amiga,
    parece ser mil esse livro!
    Espero vc no meu blog,querida!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elyane!
      O livro é ótimo, sim! Eu amei demais!
      E o filme também ficou muito bom. Vale a pena!

      Beijos

      Excluir
  4. Oi, Marina! <3
    Confesso que não conhecia o livro muito bem antes das divulgações do filme. Achei a história legal, a mocinha é interpretada pela Chloe... Não deu outra, tive que ir na estreia. Minhas expectativas com ele foram suuuuper atendidas e eu adorei a história toda, a premissa em geral e o amor que os personagens mostraram durante toda a trama. Ainda estou pra ler o livro, mas por enquanto ficou meio difícil porque ele tá meio superfaturado ultimamente hahahah vou esperar os preços baixarem pra comprar.
    Beijoss
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kathleen!!!
      Minha situação foi bem parecida. Eu já ouvia falar do livro, mas não tive curiosidade de comprar antes... Até que resolvi assistir no cinema e fiquei louca de vontade de ler! Cada momento do filme eu achei incrível e fiquei pensando em como o livro seria!
      Então, alguns sites possuem o livro em promoção... Ou você pode barganhar com o vendedor pra tentar conseguir um desconto... Foi o que eu fiz kkkkk

      Beijos!

      Excluir
  5. Não sabia que fazia parte de uma trilogia, e olha que já tinha ficado de olho nele e com vontade de ler, mas não quero começar nenhuma série.
    Beijos.
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dany!
      Eu também não sabia até recentemente, quando vi o anúncio do segundo livro na internet.
      Quando estiver com vontade de ler alguma série então já tem uma ótima indicação rs.
      Beijos

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)