[Resenha] - O Mar Infinito - Rick Yancey


Editora: Fundamento
Lançamento: 2015
Título Original: The Infinite Sea
Gênero: Ficção / Literatura Juvenil
Páginas: 248
ISBN: 978-85-395-0937-9

Esta resenha pode conter spoilers de "A 5ª Onda", primeiro livro da trilogia. Para ler a resenha, clique aqui.

Depois de escaparem do Campo Abrigo, Cassie, Sam, Ben e os demais fugitivos estão agora escondendo-se dos Outros em um pequeno hotel abandonado. A explosão causada por Evan na base militar conseguiu dar-lhes uma vantagem, mas eles temem que, se ficarem por perto por muito mais tempo, serão novamente descobertos. Com exceção de Cassie, todos acreditam que Evan não conseguiu sobreviver à explosão, mas ela agarra-se fortemente ao aviso dele de que se conseguisse sobreviver, iria encontrá-la como sempre fez.
Por causa disso, Cassie não quer deixar o hotel tão cedo. Os demais já pretendem abandoná-lo e seguir para abrigarem-se em um conjunto de cavernas localizadas nos arredores, que consideram muito mais seguras do que o atual abrigo.

Com ideias divergentes sobre que rumo tomar, a situação está ficando cada vez mais complicada. Após a chegada da 5ª Onda, ninguém sabe ao certo o que esperar e qual será o próximo passo que os Outros darão rumo ao extermínio da humanidade. A convivência não tem sido muito pacífica e os que se atrevem a sair para vigiar ou tentar alcançar as cavernas acabam não voltando. 

Em meio ao nervosismo que tais acontecimentos estão gerando, mais do que nunca eles precisam se unir, principalmente se quiserem ter alguma chance de continuar vivos.


"O Mar Infinito" é o segundo livro desta trilogia e, apesar de bem mais curto que o primeiro, também é muito bom! Ele segue a mesma linha de narrativa do primeiro, alternando primeira e terceira pessoa e dividido em partes que são narradas sob o ponto de vista de um personagem diferente.

Porém os personagens principais não estão tanto sob os holofotes aqui. Este livro é narrado sob vozes de personagens que já conhecemos desde o primeiro livro, mas que não ganharam tanta atenção em "A 5ª Onda". Temos, sim, alguns capítulos narrados por Cassie e outros por Evan, mas eles não são a maioria neste livro. O que eu achei até bastante interessante, pois podemos explorar melhor cada um desses outros personagens e entender como era a vida que eles levavam antes de se conhecerem, bem como o que os levou a ser como são no momento. 

Outra coisa que eu gostei bastante neste livro foi a forma como o autor representou a relação entre os personagens. Na maioria das partes eles estão sempre discutindo ou brigando sobre tudo e isso foi no mínimo interessante, pois é fato que o medo e a incerteza sobre o futuro acaba causando esses sentimentos de raiva e desespero. Mas ao mesmo tempo em que eles discutiam, eles tentavam se ajudar, eles uniam suas forças e isso deu uma equilibrada perfeita no desenrolar de todo o livro. 

"Ele se apaixonou, e o amor é a única fraqueza. [...] Porque o amor é irracional. Ele não obedece regras. Nem mesmo às próprias. O amor é a única coisa no universo que é imprevisível."

Também há uma leve pitadinha de romance no livro, mas este não chega a tomar conta de tudo e ser o foco principal. Para falar bem a verdade, eu ainda não identifiquei com toda a certeza que rumo ele vai tomar. Ao meu ver está tudo muito misterioso ainda e espero que as coisas se resolvam de uma forma muito boa no último livro! Não sou muito fã de triângulos amorosos, mas eles estão bem na moda entre as séries. Até as últimas páginas do primeiro livro eu não estava preocupada com isso. Mas do último capítulo de "A 5ª Onda" para cá, eu pelo menos penso ter visto uns sinais de que talvez um desses triângulos esteja se aproximando. Não dá para ter muita certeza, o jeito é esperar mesmo para ver. 

Este segundo volume não tem tantos momentos de tensão e adrenalina se comparado ao primeiro, mas o nível de nervosismo que ele causa nesses momentos é o mesmo. Ele consegue fazer o leitor ficar aflito por causa do que pode acontecer. E é principalmente por causa dessas cenas que você quer que cheguem logo, que a leitura flui. Terminei "O Mar Infinito" em menos de quatro dias. Porém, há um problema nisso tudo... O terceiro livro ainda não tem uma data definida de lançamento! Pelo menos eu não achei nada no google. Fazia tempo que eu não passava por isso de querer um livro e não poder porque ainda não foi lançado. Complicado. Mas tudo bem, só me resta ocupar meu tempo com outras ótimas leituras (e espero que ele não demore muito!!)

4 comentários

  1. Preciso ler urgente A 5º ONDA. Ta todo mundo falando!
    Amei o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thiago!
      Se tiver a oportunidade, leia com certeza! É um ótimo livro e o filme também ficou muito bom!

      Obrigada!! =)
      Volte sempre
      Beijo

      Excluir
  2. Oi :D
    Estou doida pra ler esse livro.
    Também me incomoda não sair a data de lançamento pro próximo, é muita ansiedade kkk
    Adorei as fotos!
    Bj


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise!!
      Espero que consiga ler logo, é muito bom também!!!

      Hahah também fico eufórica! Nenhum fã deveria sofrer com a demora do próximo livro, ainda mais o último! Quero ver logo como tudo irá se resolver haha

      Beijos

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)