[Resenha] - A Espada de Vidro - Victoria Aveyard


Editora: Seguinte
Lançamento: 2016
Título Original: Glass Sword
Gênero: Literatura juvenil / Ficção
Páginas: 485
ISBN: 978-85-65765-94-7

Esta resenha pode conter spoilers de "A Rainha Vermelha", primeiro livro da trilogia.

Durante a fuga de Mare e Cal do palácio real junto com A Guarda Escarlate, o grupo sofreu um ataque realizado pelos guardas da rainha e de Maven. Conseguindo escapar deste ataque, eles se abrigaram em um barco subaquático e foram para uma ilha chamada Tuck, onde a sede da Guarda Escarlate se localizava, em segredo. 

Lá Mare e Cal encontram um homem conhecido apenas por Coronel, que por não confiar em prateados, sejam da realeza ou não, aprisiona Cal com o suposto objetivo de interrogá-lo. Mas Mare não acredita que ele está somente sendo interrogado e que tortura faz parte da sua prisão.
Com a ajuda de Kilorn, Mare bola um arriscado plano para resgatar Cal e, ao lado de Farley e Shade, fogem de Tuck com um jato roubado da Guarda Escarlate, com o objetivo de passar por todas as cidades a fim de encontrar "sanguenovos" para se unirem à Revolução contra Maven e tentarem melhorar o atual modo de vida dos vermelhos.

"A Espada de Vidro" é o segundo livro da trilogia da Rainha Vermelha e é narrado em primeira pessoa inteiramente sob o ponto de vista da Mare. Neste novo livro, claramente percebemos uma mudança radical no comportamento dessa personagem. Aqui ela se apresenta extremamente confusa em relação aos últimos acontecimentos, onde ficou claro para ela que não poderia confiar muito em mais ninguém. Seus sentimentos também estão um turbilhão de emoções, dividida entre a paixão que começou a sentir por Cal e as boas lembranças que tinha de Maven antes de descobrir a verdade. Culpada pelo rumo que as coisas tomaram e os sacrifícios que seus amigos fazem por ela, Mare sente-se perdida e não sabe mais o que fazer para resolver as coisas.




Os personagens foram todos bem desenvolvidos e, apesar de o livro ser sob o ponto de vista da Mare, é possível ver e compreender bem os demais personagens e seus sentimentos. Alguns personagens que não ganharam tanto destaque no primeiro livro e não eram tão importantes para nós no quesito sentimental foram melhor abordados em "A Espada de Vidro" e dessa forma, tornaram-se mais queridos. 

Os cenários foram todos brilhantemente descritos e, pelo fato de os personagens viajarem bastante neste livro, podemos conhecer e imaginar muitos cenários diferentes, que vão desde viagens aéreas até caminhos subterrâneos. 

A edição do livro segue o mesmo padrão do primeiro, com páginas levemente amareladas que não cansam a vista, letras em um tamanho adequado e uma capa ainda mais bonita do que a primeira, de uma cor prateada levemente azulada.

O livro foi bem dinâmico, cheio de aventuras. Os personagens estão sempre em movimento e diante de perigos, o livro quase não possui cenas monótonas e cansativas, com exceção de alguns poucos diálogos. Em cada ambiente eles enfrentam novas situações, deixando o livro com um ritmo frenético a partir do momento em que eles fogem de Tuck. E esse ritmo vai aumentando constantemente até atingir o seu auge nas últimas páginas do livro, quando um sentimento intenso de desespero e agonia atingem o leitor. Mas ainda assim há uma pontada de esperança por tudo o que a autora poderá nos trazer no próximo livro.

Resenha escrita com a colaboração de Aline Meirelles

6 comentários

  1. Respostas
    1. Olá Raissa, tudo bem?
      Se tiver a oportunidade, aproveite e depois venha nos contar o que achou!
      Espero que goste bastante!
      Obrigada pela visita e pelo elogio!
      Volte sempre =)

      Excluir
  2. Oi oi,

    sou louca para ler essa série! As capas são maravilhosas e todo mundo o mesmo que você, que a trama é muito boa! Ótima resenha!

    Beijos!
    Participe do sorteio do livro Minha Vez de Brilhar + Kit de Marcadores
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Luiza!
      Quando tiver a oportunidade, leia sim! Espero que goste também!
      As capas já são um charme a parte, né? Capricharam demais nelas, ficaram muito lindas mesmo!
      Obrigada pela visita! =)
      Beijo

      Excluir
  3. Olá Marina!
    Não sou muito fã de distopias mas essa dispertou minha curiosidade. Vou acompanhar para ver o que acontece :)
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - MEGA SORTEIO DE ANIVERSÁRIO! LANÇAMENTO STEPHEN KING + TIMOTHY ZAHN E RENATA VENTURA AUTOGRAFADOS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thalita!
      Confesso que também não sou muito fã, já gostei mais de distopias. Mas tente, quem sabe você não gosta? A ideia da série é bem interessante!
      Beijos

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)