[Resenha] - O garoto do cachecol vermelho - Ana Beatriz Brandão

ISBN-13: 9788576865353
ISBN-10: 8576865351

Ano: 2016 / Páginas: 294
Idioma: português 
Editora: Verus


 Melissa é uma garota de 19 anos mimada, arrogante e preconceituosa. Ela é também a melhor bailarina da sua faculdade e já chegou a fazer cursos fora do país em uma conceituada escola de dança. Embora não aparente, sua vida é vazia. Seu pai morreu quando ela era nova e a mãe viaja a trabalho e nunca está presente quando ela precisa, por isso ela aprendeu a se virar sozinha e não precisar de ninguém.
Numa noite de ano novo Melissa avista Daniel, um garoto que usa um cachecol vermelho em pleno verão mas que vai mudar sua vida completamente. Depois de uma péssima primeira impressão os dois se encontram novamente no primeiro dia de aula da faculdade. Logo Mel descobre que Daniel é filho da reitora e já julga o rapaz como bolsista pobre.
Mas, sem nenhuma razão aparente, Daniel sempre está querendo ajudar a bailarina, que não entende o porque precisaria de ajuda já que sua vida é perfeita e por isso os dois sempre acabam brigando. 
Pedro, o rapaz que sai com Melissa de vez em quando e acha que é namorado dela acaba ficando agressivo e com ciumes excessivos por causa da aproximação de Daniel, e mesmo Melissa o tratando de maneira esnobe ele faz de tudo para ficar com ela. 

A medida que o livro vai desenvolvendo percebemos como Melissa e Daniel se atraem, sempre estão nos mesmos lugares e ao mesmo tempo se odeiam, porque esses encontros sempre acabam em briga. Mas por essa proximidade, mesmo que involuntária, ele acaba participando de momentos delicados da vida dela e seu instinto de tentar ajudá-la vai ficando cada vez maior. Porém a arrogância de Melissa não a deixa enxergar a ajuda de Daniela como algo bom em sua vida. Demora até que ela ceda e os dois começam a passar mais tempo juntos.
Mas Daniel é muito diferente da bailarina arrogante e preconceituosa, e cada gesto de bondade e de ajuda ao próximo causa uma estranheza muito grande em Melissa, que não consegue participar dessa realidade junto com ele.

Em paralelo com a história desse improvável casal temos uma audição para Julliard, a melhor escola de artes dos Estados Unidos, talvez até do mundo, que Melissa aguarda ansiosamente por uma resposta ao vídeo que ela enviou. Seu maior sonho é conseguir essa audição, garantir uma vaga e se transferir para lá, deixando tudo no Brasil pra trás.

Além de toda essa áurea de amor e ódio temos uma grande abordagem sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica, que é vivenciada por um dos personagens e também ajuda na construção do caráter da nossa protagonista. E acima de tudo, nos abre os olhos pra uma questão importante, que é a ajuda a uma das instituições que ajuda a cuidar dos portadores de ELA. No minimo deu pra notar que Brandão fez o trabalho de casa, soube abordar o tema com sutileza sem tornar banal. Além de não minimizar a importância de um tratamento adequado a uma doença que atinge a tantos e é tão pouco conhecida pelas pessoas.
O livro é inteiramente narrado pela Melissa, apenas um pequeno trecho nos mostra uma curta visão de Daniel, mas valeu super a pena. O personagem tem uma mente incrível que vale a pena explorar.

O livro é emoção do começo ao fim, tem um desfecho que você jamais poderia imaginar e com certeza vai te arrancar lagrimas de tristeza e gratidão, e vai te fazer se perguntar como alguém é capaz de criar um história tão maravilhosa e perfeita. Daniel é um dos personagens mais cativantes que existem da literatura, e você vai se emocionar com ele a cada página. 

É o primeiro romance de Ana Beatriz Brandão, que já mostrou através de outros livros que veio pra ficar e é a nova cara da literatura nacional. Com seu jeito único de narrar a história flui com leveza, nos arrancando suspiros e risadas em diversos momentos.
O garoto do cachecol vermelho vem disfarçado de romance água com açúcar só pra dar um tapa na nossa cara de leitor que pensa que já viu de tudo. Recheado de drama, suspense e romance, o livro é, sem dúvidas, o melhor de Ana Beatriz Brandão até agora.

Assista a vídeo resenha:






Assista o booktrailer do livro em que eu fui a bailarina:


12 comentários

  1. Oi,

    Amei sua resenha, é incrivel está participando de um livro, não é? Creio que a ana vai ARRASAR na bienal

    Abraços

    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Michael. Realmente foi um sucesso!!! Leia e me diga o que achou depois :)

      Excluir
  2. Carol, adorei a resenha! É a primeira que leio dessa obra e só confirmou as minhas suspeitas: o livro é ótimo! Mas, vou confessar, fiquei com um belo pé atrás quanto a protagonista. Imagino que ela cresça e amadureça no decorrer, mas esses preconceitos dela são bem mesquinhos, e o fato de ela ser a narradora complica mais a situação. Espero não me irritar com ela como já me imagino me irritando hahaha.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai se irritar com ela! ahahah É inevitável! Mas aposto que vai acabar entendendo os "motivos" dela. De maneira geral, vc vai amar o livro :)

      Excluir
  3. Olá Carol!
    Não é muito o meu tipo de leitura mas para quem gosta parece ser um livro bastante fofo :)
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do DIA DO HOBBIT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim! Mas ele vai bem além do romance viu! Veja mais algumas resenhas :) beijos

      Excluir
  4. Owwnnnn que resenha mais linda!! Obrigada, Cá!! Foi muito especial ter você envolvida nesse projeto! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, nem fale!! Eu sinto cada vitória como se fosse minha também! :)

      Excluir
  5. Eu amei a resenha, muito boa mesmo! Parabéns! Eu quero muito ler o livro mais estou com um pouco de medo. Por favor me diz que tudo vai ficar bem no final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Sara!!! Obrigada!
      Não posso dizer como vai ser no final. Mas posso te dizer que vai ser uma grande leitura! :) hehehe

      beijos

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)